Dois dias de utilização do Facebook Home
O Facebook iniciou-se recentemente numa nova área e está a tentar mudar a forma com que se utiliza um smartphone. Trata-se de um Launcher - gestor de Homescreens - e Ecrã de bloqueio para Android, que está oficialmente disponível apenas para o Samsung Galaxy S3/S4, Samsung Galaxy Note 2 e HTC One, HTC One X/X+, embora ainda não o esteja em Portugal. Está também disponível e pré-instalado no HTC First, também apresentado nesse evento.
Após dois dias de utilização desta nova interface, existem já condições para dar uma opinião sustentada. Conseguirá o Facebook Home mudar a forma como se utiliza o smartphone?!
Tal como já referido, o Facebook Home em conjunto com as apps Facebook e Facebook Messenger, cria agora uma nova forma de utilização desta rede social... apenas em smartphones Android. A integração do Facebook com o sistema está maior que nunca de tal forma que o Launcher - gestor de ecrãs e aplicações - é substituído por uma nova interface bastante moderna que mostra o Feed de notícias de uma forma interessante... mas será prático?
As notificações ganharam também novas características, com maior destaque mas ao género do que já existe por omissão no Android. O Messenger ganhou também uma funcionalidade interessante, sem dúvida a melhor, que permite ter acesso contínuo à conversação, sempre sobre qualquer conteúdo que exista no ecrã.
Mas vamos por partes.
Cover Feed
Modo de interacção Assim que o smartphone é "acordado" surge imediatamente o relógio, a foto de um Feed e a foto de perfil na margem inferior. Ao navegar pelos Feeds, as fotos estão sempre a ocupar todo o ecrã e a movimentarem-se em género de slideshow. Basta um clique longo sobre a foto para a visualizar na totalidade e um duplo clique para fazer Gosto. Os comentários podem ser submetidos tal como se fosse na aplicação Facebook.
Factos Um smartphone, além de servir para dar uma olhadela no Facebook, serve para muitas outras coisas! Novidade?! Claro que não, mas se este Launcher for olhado, desde início, com algum pessimismo, o hábito inerente à normal utilização do Android pode fazer com que o Home apenas seja utilizado durante escassos minutos e logo de seguida rejeitado.
Agora os Widgets, tão úteis em determinadas alturas, foram por água abaixo a passamos a ter ecrãs com ícones simples. Se o ecrã de aplicações principal não for "afinado" da forma como estava a Dock no anterior Launcher, então o choque ainda será maior pois faltam ali as principais aplicações, aquelas que são utilizadas 95% das vezes. Deixa ainda de ser possível utilizar atalhos para actividades, como por exemplo um ícone que faz uma chamada directa para uma pessoa.
Se forem lá colocados os ícones comuns, de aplicações normalmente utilizadas, então o processo de desbloquear e fazer imediatamente o que se pretende pode tornar-se mais simples: botão Power > deslocar a bolha de perfil para o topo (Apps) > abrir App. No fundo, o número de passos é o mesmo MAS complica-se se for utilizado um bloqueio de ecrã com padrão, PIN ou outro.
Nesse caso, há alguma informação que passa a ficar desprotegida e, se for utilizado um PIN para o bloqueio, continuamos a poder:
- ver todos os feeds no Cover Feed
- colocar Gosto e comentar
- ver a lista de aplicações instaladas
- Ver as aplicações nos Homescreens
Portanto, para um smartphone que está habitualmente protegido no ecrã de bloqueio, o Facebook Home vem abrir algumas brechas na segurança!
Só ao aceder a uma qualquer aplicação (incluindo o Messenger) é que surge o ecrã de desbloqueio de PIN, ou outro que esteja configurado. Também não é possível aceder à barra de notificações enquanto o acesso não for desbloqueado. Com o bloqueio configurado, o processo de chegar a uma aplicação é bastante mais longo e aborrecido.
Para alguns utilizadores, onde me incluo, "acordar" o smartphone e ver sempre, sempre, sempre, conteúdos do Feed de notícias é algo massador, simplesmente exagerado, e as desvantagens inerentes à utilização do Home condenam a sua adopção.
Em relação a funcionalidades, finalizo com a falta de gestão dos Feeds que surgem, a possibilidade de voltar ao início rapidamente e poder solicitar uma actualização.
Notificações
Modo de interacção Assim que surge uma notificação, basta um clique sobre ela para aceder ao respectivo conteúdo, que poderá ser relacionado com qualquer notificação do Facebook ou um SMS/MMS. Para limpar uma notificação basta um deslize horizontal sobre ela. Para limpar todas as notificações, basta um clique longo sobre uma delas, seguido de deslize horizontal.
Factos Quem já é utilizador Android não estranha este tipo de notificações, semelhante ao que se encontra na barra de notificações. Referi acima que é possível ver qualquer notificação do Facebook ou de SMS/MMS mas isto exclui, obviamente, todas as outras notificações como Gmail, G+, Play Store, Music, Calendário, ou qualquer outra aplicação, onde surgem apenas e só no sítio do costume (barra de notificações, que por omissão está sobreposta pelo Home).
Pessoalmente, considero mais importante um email ou um lembrete do calendário do que saber que alguém colocou Gosto numa publicação minha ou publicou algo na minha Timeline.
Mais uma funcionalidade que não serve integralmente para o meu tipo de utilização.
Chat Heads
Modo de interacção No ecrã passa a ser possível surgir uma bolha com a foto de perfil do contacto do Messenger, sobreposta a qualquer conteúdo, e pode ser colocada numa das extremidades (esquerda ou direita) em qualquer posição vertical. Se for recebida uma mensagem no Facebook, surge a bolha do respectivo contacto e um número que contabiliza o número de mensagens não lidas. Basta premir sobre a bolha para que surja, em todo o ecrã, a janela de conversação desse utilizador. Tudo isso poderá ser feito com vários utilizadores (bolhas) em simultâneo.
Para retirar a bolha do ecrã bastará fazer um clique longo e deslocá-la para o "X" que surge na parte inferior. Se for pretendido iniciar a conversação a partir de uma bolha (em vez da app Messenger), basta aceder à lista de contactos na aplicação Messenger, fazer um clique longo sobre o respectivo contacto e escolher "Janela pop-up de ícone de chat".
Factos
Esta é uma excelente novidade. Embora tivesse de instalar uma aplicação Messenger não oficial para poder utilizar o Chat Heads no Samsung Galaxy S3 (não faço ideia porque não funcionava) e note alguns defeitos (aparentemente a aplicação Messenger fecha-se quando em background e desaparece a bolha de chat), esta é uma funcionalidade interessante para quem utiliza regularmente o chat do Facebook.
A nova aplicação Messenger substitui ainda o gestor de SMS/MMS do sistema e passa a ser essa a gerir esse tipo de mensagens, juntamente com todo o chat do Facebook... Pouco prático, na minha opinião, pois pode gerar confusão e fazer com que a mensagem seja enviada para local errado de determinado utilizador, no entanto é opcional.
Resumo
No início do artigo coloquei uma questão:
- Conseguirá o Facebook Home mudar a forma como se utiliza o smartphone?!
Resposta curta e grossa: NÃO!
Esta nova forma de utilizar o smartphone não é, definitivamente, aquilo que pretendo para o meu dia-a-dia. Contudo, dependendo das prioridades de cada utilizador, o Home pode ser uma lufada de ar fresco à já conhecida interface do Android e, assim, utilizar tudo de forma um pouco diferente, agora bastante mais integrado na rede Facebook... mas acredito que esta será uma opinião minoritária.
Considero a actualização da aplicação Messenger (Chat Heads) como a melhor novidade de toda esta recente euforia com o Home... e que no fundo nada tem a ver com o Home pois pode ser utilizada em qualquer smartphone sem ter, sequer, o Home instalado. Mediante esta conclusão, o Home vai-me passar completamente ao lado.
Se tem uma opinião diferente e pretende utilizar o Home, embora não esteja ainda disponível oficialmente em Portugal, poderá fazer o download do .apk disponibilizado oficialmente pelo Facebook na Play Store:
- Facebook Home oficial [257 KB]
Se quiser experimentar e não tiver nenhum dos modelos oficialmente suportados, poderá utilizar uma versão modificada e "desbloqueada", para que possa ser instalada em qualquer Android. Mais informação aqui.
Homepage: Facebook Home
Este artigo tem mais de um ano
EPIC FAIL OF THE YEAR AWARD GOES TO: facebook home!
Experimentei no meu S2 e no Note! Achei-o tão m*rdoso que o desinstalei passados 10 minutos! 😐
+1
Este mundo está perdido… já vi que 500mil já instalaram esta merdice…
@Kramer: Instalei para experimentar e arrependi-me passados 5 minutos! :\
Eu experimentei a instalar no meu tablet. Mas diz que ainda não da, e quando der receberei uma notificação. Tenho de esperar x
concordo plenamente. Não vale a pena instalar. E depois de desinstalar do meu S3 ainda continuava a aparecer no lockscreen! é pior que virus!
Um grande erro do Facebook com este Launcher. Ha launcher mto melhores. Este é basico e nao tem nada de util. Muita má esta app.
Tal como considero a aplicação principal do Facebook bastante medíocre, este launcher consegue ser ainda pior (algo esperado). Apesar de saber o quão difícil é acertar à primeira, e acreditando que ainda há bom espaço para evoluir, vai ser bastante difícil esta aplicação recuperar considerando a péssima pontuação que está a obter na Play Store.
Claramente que se o Facebook continuar a não acertar no mobile, não imagino muito futuro no mesmo!
Aguentar 2 dias com o facebook home é obra: parabéns! 😀
x2
Há uma coisa que não entendo na politica do facebook.
A esmagadorissima maioria dos utilizadores não são geeks logo procuram aquelas coisas básicas sendo a principal o facebook.
A maioria dos utilizadores de smartphones high end são geeks que procuram as mil e uma funcionalidades.
Ou os gajos do facebook vêm já para os dispositivos de média/baixa gama ou estão a comprometer-se seriamente. É que além de não estarem a atingir o seu principal target ainda levarão com a má publicidade destes.
É que a maioria das desvantagens que tem sido apresentadas na realidade não o são para aqueles utilizadores que apenas utilizam o smartphone para facebook e joguinhos.
Sabem o que acho? Que o facebook caminha a passos largos para o final! Ou muito me engano ou é isso que vai acontecer daqui a pouco tempo!
Eu detestei, isso não é para mim… Talvez para pessoal agarrado ao facebook 24h por dia. Tive de desactivar logo a opção do home…
experimentei no meu Htc HD2 e funcionou , mas de prático não tem nada acho que bati o record deve ter estado instalado 2m e a seguir “já foste” .
se calhar para os miudos que apenas mexem num computador\smartphone para irem ao facebook, lá na escola
são fixes por terem uma novidade 😉
Eu utilizei durante alguns dias… o app em si é bacana, tem alguns ideais que ao meu ver, são para que fique online no facebook o dia todo, logo ao “ligar” o seu smartphone… mas o que me deixou realmente irritado, é que na questão de segurança a nota é 0, pois qualquer pessoa que utilizar do seu celular vai poder curtir, comentar, ou ver informações dos seus amigos no mural… agora para que a pessoa possa entrar no messenger ou fazer qualquer outra coisa além do que descrevi acima, aí sim aparece a opção para desbloquear o celular… espero que melhorem o app… a ideia foi legal… mas deixo claro aqui que foi uma opinião minha.
Abraços à todos.
No meo HOX pareceu bacano… Estou a usar desde ontem, e acredito que para a maioria dos utilizadores comuns (5 – 10% de pessoas que frequentam este blog) seja bom. Agora para “informáticos”, pessoas que usam varias apps diariamente… não sei se será assim tão prática… digamos assim…
Bem, eu tive o facebook instalado 2 horitas no meu samsung galaxy s3
Erritou-me profundaente perder o lock screen e ter que andar-me a deslocar de um lado para o outro para poder fazer uma chamada.
É restritamente necessário ter internet sempre a correr no telemovel, quem não tiver, o facebook home não irá funcionar correctamente (o que me leva a imaginar o que acontecerá com o facebook home no htc first)
O telemovel fica lento, devido aos Syncronismo que deixa de ser assincrone para ser sincrone
Emails, mais um vez todo o conceito de desktop perde-se com o facebook home, lá temos nós de andar a navegar de janelas em janelas até chegarmos ao que queremos
Muito mau mesmo, para mim é um enorme retrocesso
Nao utilizo, nem sequer o vou experimentar.. é de mais estar constatemente conectado ao face. Gostei sim da nova funcionalidade do Facebook Messenger, fluido, e muito bonito e a cima de tudo muito pratico as “bolhas”
Já agora eu nao tive que modificar nada ele actualizou a app e ficou a funcionar – Samsung Galaxy S3
Bom dia, bem …. isto é só pessoal com telemóveis… TOP, o meu equipamento ainda não permite a instalação, contudo não é de meu interesse instala-la nao sou um geek nem sou entendido nos meandros da informática, mas isso hoje em dia qq um é pelos vistos. Vejo também por aqui desejos que o facebook acabe, bom um dia vai acabar não sabemos é quando.
Usei durante 5 minutos.
garbage!!!
Uma verdadeira bosta! Aguentei…. nem duas horas! Ja foi à vida!
Uma verdadeira bosta! Aguentei…. nem duas horas! Ja foi à vida!
Penso que o valor desta noticia está em ter aguentado 2 dias com o facebook home, foi bem pior do que eu pensei, aguentei 1hora e já achei de mais, fora a parte em que fiquei com o lockscreen terrível desse launcher (ainda bem que faço sempre backup).
No meu ver o facebook vai-se dar mal com esse launcher, já a aplicação em si não é grande coisa e era isso que deviam melhorar antes de tentar criar algo novo e mais intuitivo.
Começo a notar um determinado padrão: as pessoas não paciência para coisas novas. Reparem no Windows 8
Como é que dois minutos ou 2 horas da para visar um conceito novo.
Concordo em parte contigo, ninguém tem paciência para nada, e existe em geral um comodismo informático, embora neste caso seja diferente. Para quem usa muitas outras funcionalidades do telemóvel, não é pratico, além do que precisas de ter um plano de dados jeitoso…
o windows 8 tenho desde que saio, e dei-lhe a opurtunidade, e ainda o tenho….aliás trabalho com ele, embora continue a preferir o 7
Agora o facebook home, consegue-se testar tudo a fundo em meia horita, o que é que não percebes?
Boa tarde,
Dado que tenho um IOs, fico automaticamente excluído de ter esta aplicação instalada, no entanto e após ler atentamente todos os comentários não posso deixar de concordar com alguma opiniões aqui partilhadas.
Vou então concretizar, concordo com a afirmação que escolher os telefones topo de gama como destinatários de uma aplicação que se destina a substituir o home destes é completamente idiota, Os topos de gamas tem home screen muito bem desenhados e estáveis, substituir um interface funcional por uma versão ainda muito verde o resultado é necessariamente catastrófico.
A meu ver, esta aplicação deveria estar dirigida para os telefones entrada de gama, pois são regar geral telefones com homes menos conseguidos, logo o facebook home poderia ser uma lufada de ar fresco num telefone que pouco pode oferecer.
Para não falar que se passa isto para ios, então era a desgraça, não vejo os utilizadores a abandonar um home como o dos ios muito bem conseguido para passarem a utilizar apenas o do facebbok
Concordo com a afirmação de que existe intolerância a coisas novas, mas, se o que for novo for bom acaba por nos conquistar. Eu venho do andoid e adorei o IOs, apesar de ser novo para mim, a sua estabilidade conquista.
Para terminar deixo apenas uma teoria da conspiração, mas sobre a qual devemos refletir pelo menos um pouco:
O facebook é uma base de dados mundial no qual qualquer cidadão se regista, e onde estão guardadas todas as informações pessoais deste. Estes dados são armazenados em servidores nos EUA. Quem pode aceder a estes dados? Um governo? Agora imaginem se para alêm de toda a vossa informação pessoal o facebook conseguir via home, saber imediatamente onde estão? Nas mãos de um governo esta informação pode ser uma arma perigosa, para mim isto dá que pensar, será o facebook uma lance de génio, ou a maior rede de informação global ao serviço de um governo ?
Um abraço
Concordo em tudo que voce disse, mas quero salientar a sua ultima parte.
O que garante a nós que o facebook começou onde começou ? Sera que o facebook é o que realmente aparenta ser ?
Eu acredito que a finalidade dele era esta, mas acredito mais ainda que depois que virou moda o facebook, o governo americano tenha pegado nesta grandiosa obra prima. Toda a gente conheçe o caso daqueel europeio que pediu todas as suas informações, e conversas da sua conta e recebeu centenas de paginas de INFORMAÇÃO só dele!
Decerto que o governo já anda em cima disto, e que já deve ter feito malandrices com as nossas informações. Dai eu fazer o básico no meu facebook e apenas fazer uns comenatrios e partilhas de assuntos que eu acho importantes.
Já para não falar de todas as chatices que existem por causa do facebook, de todas as discussoes familiares, todos os divorcios, todos as depressoes e mortes que o facebook, aquele site espetacular que faz com que eu da minha casa converse com uma rapariga da china, ou do egipto. É lamentavel.
Odeio o facebook. ( foi um desabafo de alguem que ja perdeu muita coisa por causa disto, e que conheçe umas tantas outras historias giras ).
Consome muita bateria. Detesto que qualquer pessoa possa comentar no que aparece no meu mural. Abertas enormes falhas de segurança…
Ainda o tive um dia para mostrar o quanto a aplicação não prestava a amigos 🙂
falhas de segurança? gostava que me me apontasses uma!
A funcionalidade do facebook não altera os niveis de permissões a não ser que o permitas nas definições.
Sim David, não é possível bloquear o acesso ao Cover feed. Expliquei esse pormenor no artigo.
é so de mim, ou aquelas fotos redondas parecem “pins” ou as fotos das campas ?
Cumps
Olá!
Descobri que o facebook home é um launcher e não um update à app do facebook ao ler isto… ando um bocado destraído eu…
Ao ler este artigo, e os comentarios, cheguei à conclusão que não vale a pena sair do meu TSF Shell para isto entao… 😀 Mas acho piada ao messenger agora, tá muito porreiro as chatt bubbles 🙂 e dá para por lá as SMS’s tambem…
O que queres dizer com chat bubbles? Aqueles balões de fala?
Sim… E metem-se à frente de qualquer app… tá giro …
Já tinha dito que iria ser uma bela “treta” de home launcher, e após ver os comentários vi que tinha razão sem nunca ter como o testar.
É uma enorme falta de privacidade receber tudo no ecrã, e qualquer um poder ter acesso à nossa conta numa mera brincadeira.
desde que instalei apareço sempre online para outras pessoas mesmo tenhdo o chat desligado. acontece o mesmo a alguém?
eu não tenho facebook será que estou doente … poss instalar no meu nokia 5210?