A SpaceX acabou de receber luz verde para poder ter o seu serviço de internet por satélite a funcionar em movimento. Isto significa que caravanas, carros, barcos e aviões vão poder usufruir de um serviço de internet de qualidade, em zonas remotas e sem necessidade de parar para ter acesso ao serviço.
Assim acaba de ser lançado mais um serviço dedicado aos barcos: o Starlink Marítima… E não será barato.
Poucos dias depois de receber autorização para funcionar em movimento, a SpaceX acaba de lançar um novo serviço de internet por satélite, o Starlink Marítima. O objetivo passa por fornecer o serviço a barcos, navios e iates
Segundo a informação descrita no site da Starlink, o serviço Marítima poderá fornecer velocidades de download de até 350 Mbps enquanto estiver no mar.
Starlink Maritime allows you to connect from some of the most remote waters in the world → https://t.co/Qa48wiYN5f pic.twitter.com/Vd3Bli6id2
— SpaceX (@SpaceX) July 7, 2022
Mas para ter acesso ao serviço, os custos são elevados. Apenas o hardware para instalação custará aos clientes 10.000 dólares, sendo este um pagamento antecipado. O serviço terá um custo de 5.000 dólares por mês.
Apesar de Portugal estar na área de cobertura do Starlink Marítima, ainda não é possível encomendar cá o serviço, daí o preço não estar ainda disponível em euros.
Podendo ser o barco ou iate usado apenas por algumas temporadas, como nas férias, por exemplo, o utilizador poderá suspender o pagamento nos meses em que não é utilizado, tal como acontecer com o serviço dedicado às caravanas.
Recorde-se que o serviço residencial, tem um custo inicial de 649 € mais 99 €/mês.
O preço difere tanto do serviço residencial devido ao próprio hardware utilizado. Elon Musk explicou no Twitter que estes são terminais duplos de alto desempenho e têm a capacidade de manter a ligação em mares agitados e fortes tempestades.
In addition to withstanding extreme cold, heat, hail, sleet, heavy rain, and gale force winds, Starlink is rugged enough to withstand rocket landings. Here’s live video captured on a SpaceX droneship at sea with and without Starlink pic.twitter.com/EKhLrjLhlq
— SpaceX (@SpaceX) July 7, 2022
Uma curiosidade deixada no site, é que o serviço é de tal forma robusto que pode resistir a motores de foguetões. Segundo o que é descrito, a Starlink está atualmente a ser utilizada para obter vídeo de alta qualidade de aterragens de foguetões da SpaceX no mar, proporcionando uma cobertura contínua nos motores faciais capazes de gerar até 190.000 lbs (86 toneladas) de força.