As informações impressas nos cartões de crédito deixaram de ser consideradas válidas para autenticar os consumidores em compras realizadas online. Essa autenticação tem de ser feita através de palavra-passe, mensagem enviada para o telemóvel ou impressão digital.
Se realizar compras online, esteja atento a esta mudança.
Já não é possível usar o código CVV/CVC para compras online
Com a entrada em 2021 há também mudanças nos pagamentos das compras realizadas online. A nova Diretiva Europeia de Serviços de Pagamentos, ou, como vulgarmente conhecida, PSD2 (sigla do inglês Payment Services Directive 2), entrou em vigor no dia 3 de novembro de 2018, em Portugal e os serviços foram-se adaptando.
O novo enquadramento regulamentar deixa de considerar válidos para a autenticação em compras online os detalhes impressos nos cartões de pagamento (como, por exemplo, o número do cartão, a data de validade ou o código CVV/CVC), uma vez que poderão ser apropriados por terceiros e não são considerados dados para autenticação forte.
Assim, quando um cliente fizer uma transação em compras online precisa de combinar pelo menos dois elementos de diferentes categorias:
- como algo que conhece (exemplo: palavra-passe)
- que possuir (telemóvel ou outro dispositivo)
- ou que lhe seja inerente (impressão digital, por exemplo).
Assim, por exemplo, um cliente pode querer fazer uma compra através do seu telemóvel e ser-lhe-á solicitada, ainda, uma impressão digital. Serão sempre precisos pelo menos dois fatores de validação.
A Diretiva dos Serviços de Pagamento (PSD2)…
A segunda Diretiva dos Serviços de Pagamento (PSD2) é uma diretiva da União Europeia, transposta para a Lei Portuguesa através do Decreto Lei 91/2018, que atualiza e complementa as regras estabelecidas pela PSD1 e tem como principais objetivos:
- Contribuir para um mercado de pagamentos europeu mais integrado e eficiente
- Tornar os pagamentos mais seguros e mais eficientes
- Fomentar uma igualdade de condições entre prestadores de serviços de pagamento
- Fortalecer os direitos dos consumidores
- Promover a adoção de serviços de pagamento inovadores
Se costumam realizar compras online, estejam atentos a estas mudanças. Algumas marcas e serviços já deram a conhecer tais alterações que visam a melhor segurança dos utilizadores.