Como seriam os motores de busca no tempo das BBS’s
A Internet tem já muitos anos. Todos sabem, melhor ou pior, qual a sua origem e a sua génese, mas poucos sabem o que foi realmente trabalhar com esta fonte de informação nos seus primeiros tempos.
Ainda havia muito a ser percorrido para se chegar às capacidades gráficas que temos actualmente e às possibilidades que esta ferramenta nos oferece. Era o tempo do texto e tudo se baseava nele, fosse para a construção de interfaces ou para a construção de imagens.
Podemos agora ver um pouco como eram as coisas nesses tempos, graças a 2 sites, que mostram o que seria a Google e o Bing se tivessem surgido nos anos 80.
As BBS's, nesses anos do inicio da década d e80 do século passado, eram os pontos de acesso a este novo mundo e era por aí que todos os utilizadores acediam aos conteúdos que entretanto eram disponibilizado.
Um bulletin board system (BBS) é um sistema informático, um software, que permite a ligação (conexão) via telefone a um sistema através do seu computador e interagir com ele, tal como hoje se faz com a internet.
Claro que a vertente comercial já imperava e algumas empresas conseguiam usar estes sistemas para que os seus empregados pudessem aceder aos conteúdos que eram disponibilizados e até fazer algum trabalho remoto.
Além de proporcionar a distribuição de softwares, aplicativos e informações e lazer como jogos on-line, os BBSs eram usados por empresas que precisavam integrar seus funcionários externos.
Com um computador, às vezes um laptop, e um telefone ele conseguia enviar seus pedidos de vendas, relatórios e interagir com os dados da empresa com custos relativamente baixos. Hoje em dia isso é simples com a Internet e o hipertexto nos documentos.
O que os sites Google BBS Terminal e Bing BBS Terminal permitem termos uma ideia, tendo por base a realidade actual, do que seriam esses motores de pesquisa.
Podem ser usados da mesma forma que são actualmente usados, permitindo realizar pesquisas e obter resultados.
Depois de ligados ao motor de pesquisa podem usá-los de forma normal, bastando indicar o termo de pesquisa que pretendem usar.
Os resultados são depois apresentados e podem navegar neles de forma simples. Todos os dados são transferidos entre esta interface e as API's de pesquisa destes motores de pesquisa.
O Bing BBS Terminal tem uma particularidade muito interessante pois permite que pesquisem por imagens, sendo estes resultados apresentados também em formato de texto.
A qualquer altura podem aceder à versão Web 2.0 dessas mesmas pesquisas e verificar ou comparar os resultados que vos foram disponibilizados.
Esta não é de forma alguma uma alternativa às interfaces que actualmente estes motores de busca apresentam, mas permitem terem acesso à forma como as coisas se passavam no início dos anos 80. Ou vão tomar contacto pela primeira vez ou vão recordar o que foi trabalhar nesses tempos.
Quantos de vós chegaram a contactar com as BBSs e que histórias vos ficaram desses tempos?
Homepage: BBS Google
Homepage: BBS Bing
Este artigo tem mais de um ano
Lembro-me de conectar a 2400bps com um modem Zoltrix… era o “bicho da goiaba”!
Lembro-me de começar em Fevereiro de 1997, ligado á IP Global.
Modem zoom 14400Bps, fantástico 🙂
Liguei-me várias vezes à Mad BBS e à Oporto BBS. E os Talkers? Alguem se lembra disso?
Virtual Praxis FTW!!
Portugal Virtual (aka PV)
Virtual Praxis FTW!! xD
Bons tempos xD
Ainda existe! E com interface web e tudo: https://selva.grogue.org
+1 🙂 god… i’m old 😐
Eu lembra-me de andar por uns talkers da Universidade do Minho por volta de 95/96 (Transilvania????).
Bons velhos tempos
Talkers, ai está que saudades 🙂
Lembro muito bem 🙂 Eu próprio tinha uma BBS Antas que funcionava só a noite porque não podia estar sempre ocupar a linha telefónica cá de casa.
E quem ligava lá esta o tal arranhar da linhas 😉
Por vezes senti que estava a ser ameaçado 🙂
Abraços
Mad BBS que eram 3 pc’s 2 machintosh, numa divisão dos fundos da mae de um deles, no salão de cabeleireiro dela, aqui mesmo frente a minha casa em Torres Vedras
De certeza? A Mad BBS era em V.N.Gaia, gerida pelo Paulo Jacob. A predileção do OP pela Oporto BBS leva-me a suspeitar que se ligava local por causa dos custos e que a Mad BBS a que ele se refere era esta.
Visus Lisboa !
aaah as BBS´s…..e as contas telefonicas!
pois… também me lembro das facturas de 100-150 contos no final do mes e depois os pais a cortarem o telefone
Isso as contas 🙂
Por isso montei uma segunda linha só para mim, mas nunca abusei, custava a ganhar LOL!
Giro! Fui o Sysop de uma das BBSs da altura (Intriga Internacional). Os gráficos podiam ser um pouco melhores, com códigos de escape ANSI, que permitiam a utilização das cores e de alguns caracteres ASCII em formato de pequenos blocos que ia além dos caracteres númericos e alfabéticos. 🙂
O primeiro modem que tive tinha a velocidade estonteante de 1200 baud. 🙂 Dava para ver o écran a ser apresentado linha a linha no software de terminal. 🙂
Pois as surpresas ao fim do mês , também me lembro bem disso , e o barulho para estabelecer a ligação era fixe !, também usei um modem Zoltrix primeiro a 24 Kbs e depois a 56 kbs , mais tarde optei por uma linha RDIS e depois a banda larga , parece que ainda foi ontem , o tempo voa .
Pedro Simões obrigado por este tópico cheio de nostalgia , mas também com um encanto muito especial .
Cumprimentos
Serva
E nas alturas que ligávamos o modem durante a famosa happy hour da PT? Que barulhão… Primeiro modem foi 33 kbps interno :p
Sim nostalgia, comecei com a IP Global, depois o Netpac.
Era diferente tinha outra magia.
Gostei da experiência. Foi muito bom mesmo. eheheheh 🙂
Os meus Pais chegaram a pagar na altura 40 contos de telefone, eu ligava-me a várias em todo o País, porque havia a famosa limitação de downloads por dia.
Grande escola. Tinha na altura 9 anos e um IBM PS/2 modelo 30 sem HD só com disquetes de baixa densidade e monitor monocromático. Quanto ao meu modem era um US Robotics a 2400, SO era o DOS 6.
Ainda tenho guardadas as disquetes de instalação, manual e caixa original do DOS. O IBM ainda hoje funciona.
E faz bem Luís, recordar é viver!
Só malta de 40/50 anos por aqui.
e 70
Malta com 30’s também… 😉
Orgulhosamente!
Se pudesse fazia um like 🙂 LOL
E malta com 27? os tempos eram bons e velhos… o que fazia era por imitação dum primo meu 9 anos mais velho… a maior parte das vezes não fazia ideia do que estava a fazer… era pra ir buscar os joguinhos! 😀
Comecei com RDIS mas recordo-me perfeitamente dos sons.
Nostalgia 😉
Eu ainda acho que um browser como o Lynx ou como o Elinks têm o seu charme… e utilidade 😉
Por falar em nostalgia… o primeiro calculador com que trabalhei ainda era a válvulas, ainda não se tinham inventado os transistores!!! Falava-se em mecanografia, ainda não se falava em informática.
E numa BBS muito me liguei a ela, tenho pena de não me lembrar do nome.
Saudade. Ainda tenho dois modems aqui em casa no sotão. Um motorola a 56k interno e um externo RDIS (o famoso raia da PT). A conta ao fim do mês era um susto. Lembram-se da netline? Bons tempos…
Lembro-me do Netpac e da Esoterica 🙂 e de um programinha para apanhar contas de um e do outro…na altura em que se pagava a linha telefónica e o tempo de acesso à internet.
Ah sim. O DRip… :p
Se lembro da netline, mas depois mudei para uma segunda linha normal, mudar de operador era complicado, pois a netline só marcava um nº pré definido!
Obrigado Pedro por me dares a oportunidade de conhecer como era a navegação na década de 80. Apesar dos meus 32 anos não sabia como era!
Eu lembro-me de passar horas ligado á Masmorra BBS de Lisboa… Grandes contas de 20 a 30 contos na altura, e o meu pai a ameaçar-me de porrada =) LoL.
É de facto incrivel lembrar-me da diferença entre as BBS e a primeira vez que me liguei á Internet, ainda nos tempos da Telepac, O meu Primeiro modem foi um ZOOM 14.4 =).
As saudades desse tempo! Eu era o sysop da Masmorra…..
Também usei as BBS e também tinha alguns problemas por causa das contas das chamadas telefónicas.
Como sou radioamador, também usei algo semelhante, que era feito via rádio, com um dispositivo electrónico ligado ao PC. Neste caso não havia problemas das chamadas telefónicas, mas a ligação era muito mais lenta e não permitia vários utilizadores simultâneos (creio eu, já que se usava uma determinada frequência radio para o acesso)
Saindo um pouco do assunto mas. Levando em conta a poderosa ajuda que os motores de busca deram aos cracks, isso daria para a epoca um grande salto no universo da invassão de sistemas. Ainda bem que não existe maquina do tempo.
Mas havia o ASTALAVISTA que ainda hoje existe mas já não é nada como antes, onde se encontrava de tudo, o motor de busca mais pirata de sempre.
Isto faz-me lembrar o AS400.. 😛
Sim lembro-me do AS400 da IBM , primeiro com ecrã monocromático e depois a cores , lembram-se como se fazia a passagem dos menus era por números que tinham a frente as opções , só uma curiosidade , sabem que em Itália existem muitas empresas ainda com AS400 , para aqueles lados o tempo parece que parou um pouco , nesse aspecto Portugal está muito a frente .
Cumprimentos
Serva
Trabalhei com o AS400 até 2009. Era um atrofio avançar até à informação pretendida. Um deslise e tinhamos que voltar ao inicio outra vez.. :S
Cumprimentos.
Bons tempos esses, tempos de experiencias..muitas, humildade e camaradagem.
Hoje em dia é um bando de gente que acha que sabe alguma coisa disto e daquilo e falam sem conhecer e respeitar as origens
Tive em tempos uma BBS que servia para os amigos irem buscar as ultimas definições de anti-virus (Mcafee) e informações varias era a (Bit’s N Bytes BBS), na altura não tínhamos POP para aceder à Internet perto e ligar para Lisboa era muito caro.
Ligava-me a Visus BBs e Cats BBS para ir buscar a informação e disponibilizar na nossa zona, também só funcionava depois das 10h da noite até de manhã.
A BBS que me lembro é mesmo a VISUS BBS. Na altura, 1994/95, eu estava a experimentar uma placa RDIS, a PC-BIT desenvolvida pelo INESC, que além de permitir ligações a 64 Kbps limpos, também emulava um modem analígico. Era muito bom porque fazia quase os 64 Kbps, sem problemas de erros nem de qualidade da linha.
Do lado da Visus BBS estava um sr., José Camara, se não me engano, que continua a trabalhar na área. Concretamente à frente da Optivisus, que comercializa equipamento como modens e routers, entre muitos outros.
Ainda me lembro dos tempos da universidade, em que me diverti a usar o MOOsaico e um talker da FEUP (como e’ que se chamava? “Jabardu’s”?), ou os famosos browsers da net em modo texto (Lynx, Elinks…). O ecrã todo preto só com texto tinha um certo glamour como um carro “vintage” 🙂