Chegou o Firefox 46 – Finalmente com integração GTK3
O Firefox da Mozilla é inquestionavelmente um dos melhores browsers da actualidade. Apesar de não ser o mais usado em todo o mundo, este browser tem ganho funcionalidades muito interessantes e melhorado singificativamente o consumo de memória.
Esta terça-Feira a Mozilla lançou o Firefox 46. Vamos conhecer as novidades.
Apesar de não ser o browser mais popular nos dias de hoje e de até ter perdido quota de mercado nos últimos anos, o Firefox continua à procura das glórias de anos passados e nesse sentido tem implementado um conjunto de novas funcionalidades.
Novidades do Firefox 46
- Integração GTK3 no Linux
- Melhorias ao nível da segurança do JavaScript Just In Time (JIT) Compiler
- Melhorias do WebRTC ao nível da performance
- Responsive web mode dev
- entre outras novidades – ver aqui.
Para quem procura um browser ainda mais leve, a nossa sugestão vai para o Light. Este browser tem como base o Firefox, mas é muito mais rápido uma vez que não inclui um conjunto de funcionalidades consideradas “não essenciais” e que tornam as máquinas lentas.
Este artigo tem mais de um ano
O Firefox esta muito bom! Utilizo ele e o Vivaldi. 😀
Também
É curioso. O firefox foi criado como uma versão leve do Seamonkey. Actualmente, é um monte de “bloat”, enorme, lento, consome RAM como se não houvesse amanhã e tenta cometer os mesmos erros do chrome. Ironicamente, há um “light” que é suposto ser a versão leve do dito cujo.
É o que acontece quando correm com boa parte dos engenheiros mais experientes da Mozilla e deixam aquilo à mercê de um bando de putos inexperientes.
Não sei que bicho te mordeu contra a empresa mas OK lol
O Firefox é o único web Browser além do Edge que é light, rápido e funciona bem em todas as páginas. O Chrome esse sim um camião: pesado mas rápido (apesar de tudo…) mas apto só para máquinas com bom hardware e RAM.
Comprei um tablet usado com um Z3735G e 1 GB RAM e 16 GB Flash, instalei o Windows 10 e o Browser mais rápido EDGE > Firefox >>> Chrome. O EDGE está super optimizado e num hardware limitado nota-se bem a diferença. Até já considero a mudança …
não é nada contra a empresa, obviamente.
se procurares um pouco e andares atento às noticias sobre a empresa e aos sitios onde se discute tecnologia, é sabido que a mozilla tem “corrido” os engenheiros melhores e mais experientes e, no seu lugar, tem colocado gente com menos competência. o resultado tem sido um monte de projectos sem sentido ou com problemas, uma empresa sem rumo definido, etc.
eu gosto bastante do trabalho deles e é precisamente por isso que os critico. entristece-me que o firefox se limite a andar atrás do chrome em vez de ter ideias próprias. até o firefox developers edition é uma fantochada, sempre cheio de problemas.
há a versão light, há a versao pale moon entre outras, não quer dizer que seja a mozilla a desevolver essas, apenas têm por base o firefox
o firefox É a versão light. ou, pelo menos, é o que eles nos venderam. agora é o que se vê. facilmente gasta mais de um 1GB de ram, já o tive a consumir 4GB para abrir UMA página.
o chrome tb anda pelo mesmo caminho. também começou com um browser “leve”. agora é o que se vê.
O que é consumir RAM como se não houvesse amanhã? Queres por um número nisso?
A verdade que também é um papa ram como o chrome. Apesar que acho que o gestão do firefox é melhor a esse nível e o consumo é mais baixo que o chrome.
Consumir RAM é mau?
Consumir RAM é mau quando o consumo vs. outros a fazerem o mesmo é exagerado. Basta ver que num tablet de baixa gama que tenho ao abrir o PPLWARE no Chrome fica super lento e no EDGE super fluído (e consumo de RAM e CPU muito mais baixos).
Mozzila virou SJWzilla.
É o meu browser de utilização diária, principalmente desde que o Google Chrome se tenta “impingir” constantemente (mesmo quando utilizo o Chrome, curiosamente)!
Por coincidência acho que estou a usar exatamente o mesmo tema que o Pedro Pinto 🙂
Uso o Opera e firefox para entrar em site de bancos, porque o opera não entra de jeito nenhum em bancos e videos não rodam, uma pena!
Eu sempre utilizei Firefox, mas ultimamente, bloqueia em algumas páginas que visito…aparece a rodinha, como por exemplo no site dos CTT no rastreio de encomendas e já noutros lados, e passado um bocado volta à pagina… coisa que nunca me fez até andarem a fazer updates…às vezes estragam mais do que compõe. Já actualizei para a 46 e os erros mantém-se…de bloqueios em certas páginas.
Desinstala o Firefox.
De seguida, instala a versão 46.
Eu quero é Opera com VPN na Europa e Opera Turbo a a comprimir e descomprimir e entregar na Europa…
o resto é paisagem!!
ele é flash e o cacete em linux ultimas versões…é sempre a dar!!
já saia uma VPN pra Europa ho Operaaa..
o opera morreu, pá. agora é uma skin do motor do chrome.
quem fazia o opera saiu da empresa e está a fazer o vivaldi. não sei se aquilo tem futuro mas gostava bastante que voltasse aos tempos de ouro do Opera, em que era, de longe, o melhor browser.