Depois de um longo leilão de mais de 200 dias para atribuição das frequências do 5G, as operadoras começaram a disponibilizar serviço aos seus clientes.
Antes de acabar 2021 a operadora MEO presenteou os seus clientes, disponibilizando acesso à rede 5G. Já testou no seu smartphone?
Depois de atribuídos os títulos dos direitos de utilização de frequências da rede 5G aos operadores, é hora dos utilizadores começarem a usufruir do serviço. Por agora o serviço é gratuito em todas as operadoras, mas os preços já são conhecidos – ver aqui.
O 5G permite velocidades 10x mais rápidas que o 4G usando a mesma quantidade de dados. Tal como se tem dito, o 5G não será uma Internet para o utilizador final… mas também. O 5G permitir dar resposta a serviços críticos de emergência, de elevada resiliência, tais como aplicações industriais (Indústria 4.0), viaturas autónomas, cirurgias à distância ou serviços de emergência.
Clientes da MEO já têm acesso ao 5G
Ao contrário de outras operadoras que apenas disponibilizaram 5G em algumas cidades, o Pplware sabe que a MEO passou a oferecer 5G em todas as capitais de distrito de Portugal.
O Pplware já testou o serviço na cidade da Guarda, tendo registado 263 Mbps de download e apenas 18,80 Mbps de upload. A latência registada foi de 52 ms (algo que deve ser melhorado nos próximos tempos até porque ainda se está numa fase inicial).
Relativamente às frequências 5G atribuídas à MEO, há frequências na gama dos 700 MHz, 900 MHz e 3,6 GHz como se pode ver a seguir.
- À MEO os DUF correspondentes a:
- 2 x 5 MHz na faixa de frequências dos 700 MHz, sendo consignadas para o efeito as frequências 703-708 MHz / 758-763 MHz;
- 2 x 2 MHz na faixa de frequências dos 900 MHz nas frequências a consignar ao abrigo do disposto no artigo 39.º do Regulamento do Leilão
- 90 MHz na faixa de frequências dos 3,6 GHz, sendo consignadas para o efeito as frequências 3710-3800 MHz.
Pode ver aqui as frequências atribuídas a outros operadores.