Pplware

Autoridade de aviação russa muda para o papel após ciberataque

Não há dia que passe que não se fale em ciberataques. Com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, este tipo de ações intensificaram-se e há enormes danos em muitas entidades.

Um dos mais recentes ciberataques foi feito contra a autoridade de aviação russa que perdeu 65 TB de dados.


Ciberataque destrutivo apaga 65 TB de dados da Rosaviatsiya

A Rosaviatsiya foi forçada a mudar para caneta e papel depois de perder 65 TB de dados. Segundo fontes, a autoridade de aviação russa sofreu um grande ataque cibernético no sábado.

A Agência Federal de Transporte Aéreo Rosaviatsiya é responsável por supervisionar a indústria da aviação civil na Rússia. O site da autoridade favt.ru ficou offline na segunda-feira e continua inacessível desde esse dia.

Devido à falta temporária de acesso à Internet e ao mau funcionamento no sistema de gestão eletrónico de documentos da Agência Federal de Transporte Aéreo, a Agência Federal de Transporte Aéreo foi forçada a mudar para um “sistema” em papel.

O canal russo no Telegram Aviatorshina revelou que Rosaviatsiya foi atingida por um grave ciberataque no sábado, levando ao colapso de toda a sua rede. Documentos, e-mail, ficheiros foram supostamente apagados – aproximadamente 65 TB de dados foram perdidos.

Segundo a fonte do canal, a agência perdeu 1 ano e meio de e-mails e não tem backups para restaurar o seu sistema.

Apesar do ataque, a Autoridade de aviação russa continua a postar atualizações nas redes sociais, incluindo Telegram e VK, e indicando o seu site (que está offline) como se nada tivesse acontecido.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.189 civis, incluindo 108 crianças, e feriu 1.901, entre os quais 142 crianças, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4 milhões de refugiados em países vizinhos e quase 6,5 milhões de deslocados internos. Além da guerra no terreno, têm acontecido também muitos ciberataques.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Exit mobile version