Pplware

5 interessantes plataformas online para Internet of Thing (IoT)

Pretende registar a temperatura ou a humidade lá por casa, mas não sabe que equipamentos adquirir? No mercado o que não faltam são soluções, mas… porque não criar também a sua própria solução? Um Raspberry, um Arduino, um NodeMCU, com os respetivos sensores servem na perfeição.

E em termos de plataforma IoT para apresentar os dados registados? Vai desenvolver? Não precisa! Conheças as 5 sugestões que temos para hoje.


O segmento da Internet das coisas continua em verdadeira expansão. Os desafios são muitos, especialmente ao nível da segurança, até porque o poder computacional destes equipamentos é bastante limitado.

No que diz respeito a plataformas Web para IoT, hoje em dia existem vários projetos disponíveis, que podemos usar gratuitamente, e que garantem a melhor apresentação dos resultados. Conheçam as nossas sugestões.

#1 – ThingSpeak

Thingspeak é uma plataforma de análise IoT (Internet of Things) que permite agregar, visualizar e analisar streams de dados, de uma forma muito simples.

Uma das grandes vantagens da plataforma Thingspeak é que nos permite visualizar os dados enviados pelos nossos dispositivos, em tempo real, mas também a possibilidade de analisar os mesmo recorrendo ao poderoso Matlab.

ThingSpeak


#2 – Emoncms.org

A Emoncms é outra poderosa plataforma open-source, direcionada para o IoT,  para processamento e registo de variáveis como a temperatura, energia, etc. O Emoncms faz parte do projeto OpenEnergyMonitor.

Emoncms


#3 – ThingWorx

A plataforma Web ThingWorx é uma das mais populares para o mundo da Internet of Things. Esta plataforma, mais virada para o segmento empresarial, inclui tecnologias e ferramentas que permitem às empresas desenvolver e implementar soluções IoT e experiências de realidade aumentada inovadoras com rapidez e facilidade. 

Esta plataforma é paga, mas os utilizadores podem experimentá-la gratuitamente por um período de 120 dias.

thingworx


#4 – kaa

Kaa é uma plataforma de código aberto para desenvolvimento de soluções IoT e dispositivos inteligentes. A Kaa oferece uma vasta gama de ferramentas de IoT que podem ser facilmente interligadas.

kaa


#5 – Thinger.io

Por fim a nossa sugestão vai para a plataforma Thinger.io. Esta plataforma open source tem suporte para vários tipos de protocolos, sensores e atuadores. Esta plataforma  oferece uma boa interface e altamente interativa. 

A plataforma Thinger.io é gratuita para quem tiver até dois dispositivos. Uma assinatura básica custa € 3,95 por mês. É possível implementar esta plataforma no AWS, Ubuntu e Raspberry Pi.

thinger


Como viram, hoje existem plataformas para tudo aquilo que pretendemos. Das sugestões apresentadas, a mais popular é sem dúvida a ThingSpeak, mas a  ThingWorx tem vindo a ganhar muita popularidade no segmento empresarial.

Conhecem outras plataformas deste tipo?

Leia também…

Exit mobile version