A Inteligência Artificial (IA) pode ser uma verdadeira aliada em várias frentes e o setor financeiro parece querer tirar proveito das suas potencialidades. A reforçá-lo está o regulador financeiro do Reino Unido, que vai juntar-se à NVIDIA para que os bancos utilizem a tecnologia com segurança.
A partir de outubro, as instituições de serviços financeiros britânicos poderão experimentar a IA usando os produtos de computação acelerada e software empresarial de IA da NVIDIA.
Num comunicado de imprensa, a Autoridade de Conduta Financeira (em inglês, FCA) do Reino Unido informou que lançará uma chamada Supercharged Sandbox, que “dará às empresas acesso a melhores dados, conhecimentos técnicos e apoio regulatório para acelerar a inovação”.
Segundo a FCA, a iniciativa foi projetada para empresas na “fase de descoberta e testes” com a IA, havendo um serviço de testes ao vivo separado para empresas mais avançadas no desenvolvimento da tecnologia.
Esta colaboração ajudará aqueles que querem testar ideias de IA, mas não têm capacidade para o fazer. Ajudaremos as empresas a aproveitar a IA para beneficiar os nossos mercados e consumidores, ao mesmo tempo que apoiamos o crescimento económico.
Partilhou Jessica Rusu, diretora de dados, intelligence e informação da FCA, no comunicado, citado pela imprensa.
Reino Unido junta-se à NVIDIA para que dados dos clientes estejam seguros
Os bancos têm enfrentado desafios relativamente às ferramentas avançadas de IA para os seus clientes, pelas preocupações com os riscos relacionados com privacidade e fraude.
Grandes modelos de linguagem, como os da OpenAI e da Google, enviam dados para instalações no exterior, levantando dúvidas sobre como essas informações são armazenadas e processadas.
De facto, desde que a IA é amplamente utilizada, já foram conhecidos vários casos de agentes mal-intencionados que utilizaram a IA generativa para enganar pessoas.
Perante este cenário, a Supercharged Sandbox deverá assegurar que os bancos utilizam IA de forma segura, não comprometendo os dados dos clientes.
Leia também: