A Inteligência Artificial (IA), com tudo o que sabemos (e ainda não conhecemos), é de uma relevância muito grande. Então, os Estados Unidos da América (EUA) poderão estar perto de impedir a China e a Rússia de aceder a modelos e software americanos.
Os EUA estão perto de adotar mais uma restrição contra a China, bem como contra a Rússia. A administração de Joe Biden está a planear proibir o acesso dos dois países ao software e modelos de IA americanos, conforme relatado pela Reuters.
De acordo com três pessoas familiarizadas com o assunto, o Departamento de Comércio está a ponderar um novo regulamento para limitar a exportação de modelos de IA de código fechado ou patenteados.
Mais uma dos EUA contra a China (e a Rússia)
A acontecer, estes esforços seguir-se-iam aos que vêm sendo adotados com o objetivo de impedir o envio de chips de IA avançada para a China e evitar que o país asiático desenvolva esta tecnologia no sentido militar.
Atualmente, nada impede que gigantes da IA dos EUA, como a OpenAI, apoiada pela Microsoft, a Google DeepMind, da Alphabet, e a Anthropic, criem alguns dos mais potentes modelos de IA de código fechado e os vendam a praticamente qualquer pessoa.
Contudo, os EUA poderão erguer novas barreiras, impedindo o envio de tecnologia para a China e para a Rússia.
A embaixada chinesa afirmou que a China se opõe firmemente a esta ação e que tomará as medidas adequadas para proteger os seus interesses. Mais do que isso, condenou a iniciativa e considerou-a um ato de intimidação unilateral e de pressão económica.
Leia também: