Pplware

Empresa despediu 90% da sua equipa de apoio ao cliente e substituiu-a por IA

Já vários especialistas desmentiram a possibilidade de a Inteligência Artificial (IA) roubar o posto de trabalho às pessoas, chegando, por sua vez, para mudar o contexto como o conhecemos. No entanto, foi exatamente isso que aconteceu nesta empresa, que despediu 90% da sua equipa de apoio ao cliente para dar lugar à Lina.


Conforme explicado por vários especialistas, é possível que a IA substitua as pessoas em algumas profissões – automatizando, facilitando e acelerando processos. No entanto, além de não haver tecnologia que substitua a mente e o dedo humano, serão, certamente, gerados outros empregos que podemos, para já, desconhecer.

Neste caso, Suumit Shah, CEO da startup indiana Dukaan, optou por despedir 90% da sua equipa de apoio ao cliente (cerca de 23 funcionários) para dar lugar a um chatbot baseado em IA. Segundo o executivo, o despedimento foi resultado de uma decisão difícil, mas necessária. De entre outras coisas, apontou uma redução significativa do tempo de atendimento: o tempo de primeira resposta no chat de apoio baixou de 1 minuto e 44 segundos para instantâneo; e o tempo para resolver um caso baixou de 2 horas e 13 minutos para 3 minutos e 12 segundos.

Além disso, o CEO da Dukaan destacou que os custos associados ao apoio ao cliente foram reduzidos em 85%, ressalvando que há outras startups a tomar decisões semelhantes por estarem a priorizar a rentabilidade.

Embora estivesse cético, por se tratar de uma área complexa – com vários problemas, nomeadamente, de má comunicação -, o executivo aceitou a possibilidade de um chatbot baseado em IA assumir a tarefa de apoio ao cliente.

Inicialmente, houve falhas e a IA não desempenhava um bom trabalho perante perguntas mais complicadas. Uns dias depois, contudo, a Lina já conseguia responder igualmente bem a perguntas genéricas e mais específicas, e conseguiu, inclusive, resolver 1.400 casos durante a noite.

Por ver que a IA funcionava irrepreensivelmente, o CEO da Dukaan pensou em comercializar o chatbot para terceiros. Agora, segundo confirmou, qualquer pessoa pode integrar o bot9 na sua empresa.

Exit mobile version