A xAI, empresa de Inteligência Artificial (IA) de Elon Musk, está a trabalhar a todo o vapor no Grok 2, a próxima versão da IA integrada no X. E o magnata confirmou quando estará pronta para ser lançada.
O Grok 2 chegará em agosto, diz Elon Musk
Elon Musk respondeu a uma publicação sobre o fim do acordo da xAI com a Oracle para aceder aos seus centros de dados com chips NVIDIA. Ele explicou o contexto da situação e deu uma atualização sobre o status do Grok 2.
O líder da Tesla e da SpaceX disse que a xAI alugou o acesso a 24.000 GPUs H100 da Oracle para treinar o Grok 2. Esse trabalho foi concluído, revelou Elon Musk, e a IA está agora na fase de correção de erros e otimização.
Se tudo correr de acordo com o planeado, o magnata diz que o Grok 2 deverá estar pronto para ser lançado no próximo mês de agosto. É verdade que, historicamente, Musk não tem sido muito rigoroso quando se trata de cumprir as datas prometidas para o lançamento de um produto ou a realização de um objetivo nas suas diferentes empresas. No entanto, a xAI tem estado a trabalhar de forma constante no desenvolvimento de tecnologia e tem planos bastante ambiciosos para o futuro.
A startup acabou de angariar 6 mil milhões de dólares em financiamento e está a trabalhar na construção do que aspira ser o centro de dados mais poderoso do mundo dedicado ao treino de IA. A empresa pretende aproveitar a sua própria infraestrutura para continuar o desenvolvimento do Grok 2 e de outros projetos.
xAI contracted for 24k H100s from Oracle and Grok 2 trained on those. Grok 2 is going through finetuning and bug fixes. Probably ready to release next month.
xAI is building the 100k H100 system itself for fastest time to completion. Aiming to begin training later this month.…
— Elon Musk (@elonmusk) July 9, 2024
Por enquanto, Elon Musk não mencionou quais serão as capacidades do Grok 2 ou como será comparado com o Claude 3.5 Sonnet ou GPT-4o. Vale a pena lembrar que a xAI tornou a sua IA capaz de reconhecer documentos, fotografias, capturas de ecrã, gráficos e diagramas científicos a partir da versão 1.5 Vision.
Inicialmente, o Grok era exclusivo para os assinantes do X Premium+, o nível mais caro da versão paga do X. Mas mais tarde foi aberto a todos os que pagam o X Premium, uma medida que foi vista como uma tentativa de aumentar a geração de receitas da rede social face ao declínio de vários dos seus principais anunciantes.
Há muitas expectativas sobre como a experiência do chatbot pode mudar a partir do Grok 2, e se a IA se mostra suficientemente poderosa para se diferenciar da concorrência. Elon Musk argumenta que o desenvolvimento da sua própria infraestrutura de hardware é crucial para que a xAI seja competitiva.
A xAI está a construir o seu próprio sistema com 100.000 chips H100 para atingir os tempos de conclusão mais rápidos. O nosso objetivo é começar a treinar [nesta infraestrutura] até ao final deste mês. Será, de longe, o grupo de formação mais poderoso do mundo. A nossa principal competitividade depende de sermos mais rápidos do que qualquer outra empresa de IA. Esta é a única maneira de recuperar o atraso.
Disse o magnata, que está a apostar todas as suas fichas nas possibilidades que o Grok 2 pode abrir com a sua integração com o X.
Leia também: