Autor de livros, linhas de código, documentos académicos, e de coisas várias, o ChatGPT já deu provas de si em vários contextos. Agora, desenvolveu um jogo chamado Sumplete, sob indicações de Daniel Tate.
Demorou apenas 30 segundos até que o ChatGPT gerasse o Sumplete, um jogo simples que, conforme solicitado por Daniel Tate, se assemelha ao Sudoku. O pedido foi o primeiro passo, seguido da configuração em HTML e Javascript, pelo ChatGPT. Depois, o utilizador finalizou os detalhes e criou um website para que o jogo pudesse ser jogado por todos.
Daniel Tate documentou todo o processo e deixou-o disponível na ligação Sobre, no fundo do website.
Para jogar o Sumplete, basta aceder aqui. Encontrará um layout simples e muito semelhante a outros quebra-cabeça conhecidos, como é o caso do Sudoku. Em baixo, os botões mostram os erros cometidos, revelam dicas, reiniciam o nível e dão a resposta.
Embora seja visivelmente semelhante, as regras do Sumplete são diferentes das do Sudoku. Conforme é explicado no próprio website, a ideia passa por remover números até que a soma daqueles que ficam resulte no número dessa coluna e linha, simultaneamente.
Assim que acede ao website, a grelha apresentada é a que corresponde ao nível beginner (3×3). Contudo, é possível gerar novas grelhas, com níveis de dificuldade diferentes: easy (4×4), intermediate (5×5), challenging (6×6), advanced (7×7), expert (8×8) e master (9×9).
Além dos vários níveis, pode desafiar-se e jogar o “Sumplete daily challenge”, completando o jogo o mais rápido possível.
Será que o ChatGPT é capaz de gerar um jogo novo ou apenas copia outros que já existem para criar um seu?
Conforme vimos em cima, Daniel Tate pediu que o ChatGPT gerasse um jogo que, ainda que semelhante ao Sodoku, não existisse ainda. Contudo, de acordo com o Digital Trends, o chabot criou um puzzle idêntico a dois outros que estão disponíveis, há algum tempo, nas lojas de aplicações da Google e da Apple, o Summer e o Rullo, respetivamente.
Numa entrevista, Daniel Tate, o utilizador que ajudou o ChatGPT a desenvolver o jogo, queixou-se da confiança que o chatbot demonstrou quando lhe disse que tinha inventado um novo jogo:
A minha principal preocupação é que o ChatGPT me disse com confiança que tinha inventado um novo jogo.
Na sequência dessa segurança que o ChatGPT lhe passou, Tate disse que o “modelo deveria ser treinado para estar menos confiante neste tipo de respostas, ou ser incapaz de responder de todo”. Afinal, “teria preferido muito mais uma resposta de que este jogo foi inspirado pelo Summer ou pelo Rullo, se foi realmente assim que surgiu a ideia”.
Este equívoco levanta questões de ética e acende o debate relativamente às reais potencialidades do ChatGPT, em termos criativos…
Leia também: