Linha de comandos para todos em Linux
Provavelmente a expressão "linha de comandos" fá-lo fugir a sete pés e dar graças por termos ultrapassado a era do DOS em que, para fazer tarefas tão rotineiras, era necessário saber na ponta do dedo uma quantidade razoável de comandos. Mas também tem de admitir que, por vezes, uma simples linha mágica pode fazer maravilhas. Não dava jeito tê-la sempre à mão?
É aqui que entra o site que lhe apresento hoje. O commandlinefu é uma base de dados recheada de preciosas utilidades para consola em Linux.
Contando com quase 2.000 comandos, o site possui um sistema de submissão de comandos onde qualquer utilizador pode publicar o seu comando e uma respectiva descrição pormenorizada que, por sua vez, é avaliado por outros utilizadores, utilizando um sistema de pontos positivos/negativos.
Através deste sistema de avaliação, é possível visualizar os comandos mais famosos de sempre, do último mês, semana e até do próprio dia.
Um ponto a favor do Command-Line Fu é o facto de usarem RSS e Twitter como forma de divulgação dos comandos, assim como sistema de submissão de comandos, no caso do Twitter. Quero dizer com isto que, para receber os comandos mais fresquinhos, basta seguir o Twitter ou subscrever o RSS do site.
Como imensos comandos são submetidos a toda a hora, existem 3 contas de Twitter/RSS diferentes, em que cada uma twitta/publica apenas comandos com determinada relevância (número de votos).
No caso do Twitter, existe a conta genérica, a conta em que os comandos só são publicados se receberem 3 votos positivos de outros utilizadores, e na última, apenas se 10 utilizadores fizeram o mesmo.
- http://twitter.com/commandlinefu
- http://twitter.com/commandlinefu3
- http://twitter.com/commandlinefu10
Descobriu um comando fantástico e quer partilhá-lo? Para isso basta aceder ao site através de OpenID ou registando-se ou então, porque não twittar o comando directamente ao Twitter do site? Simples e eficaz.
O resultado é este fantástico site, repleto de comandos bem úteis, como os exemplos que lhe mostrarei:
killall -STOP -m firefox
Pausa/continua o processo do Firefoz manualmente com POSIX-Signals. Continuar com: killall -CONT -m firefox Suspende todas as tarefas do Firefox. Resulta em 0% de carga de CPU. Útil quando se tem mais de 100 abas abertas e precisa-se de energia noutro sítio que não o Firefox. Cuidado, pode gerar problemas de sincronização de processos.
Até encontrei um comando similar aos comandos que vos falei na semana passada, para juntar/separar ficheiros em Linux:
split -b 1k file ; cat x* > file Separar e juntar com split e cat. 'split -b 1k file' separa o ficheiro em porções de 1k. Junta-os com 'cat x* > file'.
ffmpeg -i video.avi -f mp3 audio.mp3 Extrair áudio de um vídeo.
E muitos, muitos outros.
Uma secção engraçada do site é a secção "Commands for the wicked", onde se podem ver alguns comandos para os mais corajosos ou, quem sabe, para enviar aos amigos mais noobs e fazer-lhe uma boa partida.
Definitivamente, um site a guardar nos favoritos. 🙂
Homepage: commandlinefu
Este artigo tem mais de um ano
Boa dica 😉
abraço,
ja
Um erro no texto inicial, Ana:
“(…) uma quantidade razoável de Mas também tem de admitir (…)”
Bruno,
Obrigado pelo reparo. Já corrigi!
Obrigada, Pedro. 😉
“Onrigada” ? Está mau isso 🙂
Já corrigi… :\
Isto anda mesmo mal, anda. 🙂
É do teclado.
killall -STOP -m firefox
Este comando só funciona para o firefox ou posso experimentar com outros programas??
Funciona com outros programas.
Faz:
man killall
Para uma descrição completa.
excelente…
Aproveitando um pouco a onda do linux, seria possivel ajudarem-me num post que coloquei no Forum em Redes??
É bastanta urgente porque o tempo escasseia!!! :/
por falar em MSDOS,
quem se lembra de nao poder jogar alguns jogos porque faltava memória ou seja alguns jogos requeriam 580k lolol é verdade.
tinha-mos que criar uma disquete de arranque e configurar o config.sys e autoexec.bat para adicionar e remover algumas linhas de comando.
EXEMPLO utilizava-se o EMM386 lembro-me perfeitamente da linha:
DEVICE=C:\DOS\HIMEM.SYS
DEVICE=C:\DOS\EMM386.EXE RAM
Belos tempos!
Shell no broser 😉
http://goosh.org/
Muito bom artigo!
Não conhecia este site, mas já retirei de lá alguns comandos para a minha lista de comandos favoritos para usar no servidor.
Obrigado.
Muito bom!!
Valeu eu tenho um comando pra limpar o sudo vou la partilhar 🙂