YouTube WebApp em HTML5
A Google renovou recentemente o seu site mobile do YouTube e desta vez usou o novo padrão web que promete enriquecer ainda mais os conteúdos web e uma melhor interacção com ecrãs multi-touch.
Os smartphones, a partir de agora, podem usufruir do YouTube directamente através do browser, como se tivessem a usar o já tradicional "YouTube Player" presente em muitos smartphones. Graças ao novo padrão web (HTML5) o YouTube consegue agora oferecer um conteúdo mais rico sem ser necessário recorrer a aplicações dedicadas, tornando assim numa WebApp (Aplicação Web) que poderá ser acedida directamente através do browser, pelo endereço m.youtube.com e ser gravada em forma de aplicação. Uma vez que se trata de um padrão web, este poderá ser usado em todas as plataformas (que estejam preparadas para o HTML5).
Como demonstram no vídeo que serviu de apresentação, quer o iPhone, quer o Android, podem agora ter practicamente a totalidade das funções do Youtube e correr os vídeos quase instantaneamente nos players nativos sem ser necessário recorrer ao Youtube Player ou Plugins Flash.
Isto é possível porque o HTML5 usa tags especificas para esse mesmo efeito, ficando assim mais uma vez comprovado o enorme potêncial que o HTML5 nos trará de futuro no que toca a WebApps. Depois de aberto no browser, é possivel gravar esse "atalho" que ficará como forma de aplicação, tendo assim um acesso directo junto das outras aplicações.
Desta forma, a Google aposta não só na qualidade, como irá abrir ainda mais os horizontes para aqueles que queiram produzir sites em HTML5, oferecendo conteúdos totalmente ricos como se aplicações nativas se tratassem. Esta medida permite alcançar todas as plataformas sem ser necessário programar e recorrer às AppStores, para oferecerem este tipo de conteúdos, o que poderá ser adoptado brevemente por muitos outros sites e num futuro próximo até mesmo jogos. Esta novidade por parte da Google, já era conhecida no famoso site Vimeo, mas agora com a sua introdução no Youtube o impacto poderá ser ainda maior.
Este artigo tem mais de um ano
Que bela noticia =)
Penso que é o mercado que o HTML5 deve começar, o Mercado do Mobile. Deste ponto de vista é uma boa nótícia.
Já que lembro que o HTML5 an sua componente de “embed” de video ainda não está preparado para substituir o Flash em toda a sua plenitude no desktop (Como Steve Jobs diz). A própria Google, apresentou as suas razões que justificam a continuação da utilização do Flash em desktop, (na qual eu concordo plenamente), embora aponte para o Futuro o HTML5 e mais concretamente o WebM.
Vale uma leitura atenta, para verem onde o HTML5 (parte de video) deve ainda melhorar:
http://apiblog.youtube.com/2010/06/flash-and-html5-tag.html
No desktop, videos HTML5 “embutidos” ainda não estão totalmente preparados mas já estiveram mais longe. É tudo uma questão de browsers agora, para que os programadores comecem a migrar os videos Flash para H.264 ou WebM.
Casos de sucesso, nesta area desktop, relembro apenas o VIMEO, que mostra perfeitamente o potencial do HTML5 Video “embutido”, possíveis de serem testados actualmente no Safari/Chrome/Opera. (indo à pagina, e no canto inferior direito carregar onde diz “Switch to HTML5 Player”.
Na qualidade de video está igualada ao Flash. Com as vantagens de não recorrer ao Plugin e necessitar de menos processamento para a sua leitura. Quem tem smartphones, se abrir esses mesmos sites, a tag HTML5 video irá fazer precisamente o mesmo efeito que está demonstrado neste video do Youtube, o que comprova ser a tecnologia perfeita a adoptar para todas as plataformas (desde desktop, smartphones, tablets e netbooks)
Há muitas questões que ainda se levantam a favor do flash, mas no caso de padrão video está mais que visto que irá ser substituido, será a primeira substituição deste padrão, entre os vários que o Flash detêm.
Agora no resto, como jogos e em especial animação vectorial, ainda há um bom caminho a percorrer. Mas as luzes também vêm precisamente da Adobe que diz estar a trabalhar em excelentes ferramentas para o HTML5.
Dos testes que fiz a este renovado Youtube, tenho gostado bastante, é mesmo instantaneo. Antigamente quando me aparecia um video do Youtube, ele abrir o Youtube Player, só depois o Video… agora já não, é directo…faz tipo um efeito “zoom in” e toca a rolar… 😀
Gostava de ver o Feedback do pessoal com Android também, seria bastante interessante.
Não dá para gravar em forma de aplicação no BB.
ja soube disto hoje de tarde, mas a mim continua-me a aparecer o youtube antigo…
em cima tem o campo de pesquisa e por baixo tem “casa” “videos” “a minha conta”…
ainda nao me aparece esse novo youtube mobile 🙁 🙁
outra webapp que utilizo muito é o google reader… é brutal! muito melhor que as apps disponiveis na appstore que sincronizam com o greader.
Se ainda tens o antigo, muda o idioma, no fundo da página, para Inglês (US) 😉
que noob que fui!!!
era isso! obrigado
Ainda vai haver alguém que vai tirar o melhor que cada um desses dois SO´s tem para criar um ainda melhor ou não esqueci me das patentes e do Sr. Jobs lol… mas pronto o que interessa é que a escolha entre IOS4 e android 2.2 depende muito daquilo que se pretende fazer com o smarthphone embora nao seja fanboy da google escolhia o android pelas suas ferramentas de produtividade mas se fosse ver a nível de design ai sim ia sem duvida para o iphone