Pplware

Xiaomi garante não ter instalado malware nos seus dispositivos

Nos últimos dias, a Xiaomi tem vindo a ser acusada de colocar propositadamente software malicioso no seu smartphone Xiaomi Mi 4. Quem o afirma é a empresa de segurança Bluebox, que depois de realizar alguns testes ao dispositivo da empresa chinesa afirmou encontrar várias vulnerabilidades, incluindo software malicioso em algumas aplicações pré-instaladas.

Mas segundo a empresa chinesa alguém usou produtos falsos para analisar!

Depois destas acusações feitas pela Bluebox, gerou-se uma grande onda de polémica, sendo que muitas pessoas acreditam que o dispositivo utilizado para os testes tenha sido alterado por terceiros, o que invalidaria todos os testes realizados. De modo a acabar com toda esta controvérsia, a empresa chinesa veio afirmar em comunicado que o produto que está a ser comercializado através dos canais oficiais está livre de qualquer software malicioso, afirmando mesmo que as fotografias fornecidas pela empresa de segurança Bluebox apresentam um dispositivo cujo hardware foi alterado.

Acreditamos que a Bluebox saltou para uma conclusão muito rapidamente, sem uma investigação totalmente abrangente (por exemplo, eles inicialmente não seguiram o nosso processo de verificação de hardware publicado correctamente devido a uma barreira de idioma) e as suas tentativas de contacto com Xiaomi foram inadequadas, considerando a gravidade da sua acusações.

Xiaomi, em comunicado oficial

Para além de tudo isto, a empresa chinesa afirma ainda que o produto utilizado para o teste é um produto falso, tendo sido adquirido através de plataformas não autorizadas, pois o IMEI do dispositivo é forjado e tem vindo a ser utilizado por diversos dispositivo falsificados e que não são da propriedade da Xiaomi.

Sem dúvida, que este assunto gerou uma enorme polémica, muito pelo facto da empresa chinesas estar em crescimento a nível internacional, contudo, os seus representantes tentam desta forma descansar os seus utilizadores e alertam para que os possíveis interessados nos seus dispositivos comprem os mesmos apenas através de plataformas autorizadas, de modo a não correrem qualquer risco dos seus dispositivos ser falsificados ou adulterados.

Depois de concluir a sua investigação, a empresa garante a todos os utilizadores que o dispositivo testado era mesmo uma falsificação, tendo sido comprado através de plataformas não oficiais, situação que a empresa garante estar determinada em combater. Para aqueles que duvidaram da inocência da empresa chinesa, podem verificar a veracidade das conclusões a partir da página oficial da empresa de segurança Bluebox, que actualizou o seu artigo e informa que o Xiaomi Mi 4 não tem qualquer software malicioso pré-instalado.

 

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Exit mobile version