Pplware

Xiaomi é já o terceiro maior fabricante de smartphones mundial

O universo dos smartphones tem crescido de forma exponencial nos últimos anos. As marcas mais tradicionais têm tido dificuldade em manter-se no topo das vendas, sendo ultrapassadas por outras marcas, que surgiram entretanto e que conseguem apresentar equipamentos com características únicas e com preços muito aliciantes.

Uma dessas marcas, que tem tido uma notoriedade cada vez maior, é a Xiaomi. Desde que abandonou o seu mercado mais tradicional e abriu as suas portas ao mundo, tem sabido crescer e é agora o terceiro maior fabricante mundial de smartphones.

Os mais recentes números da Strategy Analytics mostram uma realidade que até há pouco tempo não seria esperada, mas que muito vaticinavam como sendo o futuro.

O crescimento das marcas Chinesas está a surpreender tudo e todos, grande parte graças ao binómio preço/design. Uma das marcas que mais cresceu no último ano foi a Xiaomi, colocando-se já no terceiro lugar do ranking dos fabricantes de smartphones.

Para ocupar esta posição a Xiaomi teve de ultrapassar duas marcas que estão também com uma presença muito forte no mercado, a LG e a Huawei, se mostravam também ela numa fase de crescimento, graças aos novos modelos apresentados.

A liderar a tabela de vendas estão os dois maiores gigantes da industria, que dificilmente vão perder o seu lugar de topo. Será muito pouco provável que a Samsung e a Apple algum dia, num futuro próximo venham a perder estes lugares para uma dessas marcas.

Vendas globais por fabricante (Milhões de unidades) Q3 ’13 Q3 ’14
Samsung 88.4 79.2
Apple 33.8 39.3
Xiaomi 5.2 18.0
LG 12.0 16.8
Huawei 12.7 16.5
Others 100.8 150.6
Total 252.9 320.4

Os números de vendas não pode ser mais claro e mostra que a Xiaomi conseguiu superar a concorrência directa, fruto da sua abertura para fora do mercado Chines e também graças ao lançamentos dos seus novos dispositivos.

Quando comparado com o mesmo trimestre do ano passado, o salto é demasiado significativo, mostrando números que são quase quatro vezes superiores.

Claro que o número de vendas acaba por influenciar a quota de mercado desta marca, que passa a ter mais de o dobro do ano passado e que sustenta o terceiro lugar agora obtido.

Marketshare global por fabricante(%) Q3 ’13 Q3 ’14
Samsung 35.0% 24.7%
Apple 13.4% 12.3%
Xiaomi 2.1% 5.6%
LG 4.7% 5.2%
Huawei 5.0% 5.1%
Others 39.9% 47.0%
Total 100.0% 100.0%

Esta nova posição alcançada pela Xiaomi vem mostrar que o mercado dos smartphones está a crescer, o que se pode ver com o aumento de 27% que se registou, e que as novas marcas asiáticas estão a conseguir impor a sua posição num mercado que até há pouco esta controlado pelas marcas mais tradicionais.

OS equipamentos mais baratos e de entrada de gama estão agora a conquistar o seu espaço nos mercados emergentes e isso reflecte-se nas vendas das novas marcas de equipamentos, mais direccionadas para este segmento e que encontraram aqui o seu espaço de crescimento.

Exit mobile version