O universo dos smartphones tem crescido de forma exponencial nos últimos anos. As marcas mais tradicionais têm tido dificuldade em manter-se no topo das vendas, sendo ultrapassadas por outras marcas, que surgiram entretanto e que conseguem apresentar equipamentos com características únicas e com preços muito aliciantes.
Uma dessas marcas, que tem tido uma notoriedade cada vez maior, é a Xiaomi. Desde que abandonou o seu mercado mais tradicional e abriu as suas portas ao mundo, tem sabido crescer e é agora o terceiro maior fabricante mundial de smartphones.
Os mais recentes números da Strategy Analytics mostram uma realidade que até há pouco tempo não seria esperada, mas que muito vaticinavam como sendo o futuro.
O crescimento das marcas Chinesas está a surpreender tudo e todos, grande parte graças ao binómio preço/design. Uma das marcas que mais cresceu no último ano foi a Xiaomi, colocando-se já no terceiro lugar do ranking dos fabricantes de smartphones.
Para ocupar esta posição a Xiaomi teve de ultrapassar duas marcas que estão também com uma presença muito forte no mercado, a LG e a Huawei, se mostravam também ela numa fase de crescimento, graças aos novos modelos apresentados.
A liderar a tabela de vendas estão os dois maiores gigantes da industria, que dificilmente vão perder o seu lugar de topo. Será muito pouco provável que a Samsung e a Apple algum dia, num futuro próximo venham a perder estes lugares para uma dessas marcas.
Vendas globais por fabricante (Milhões de unidades) | Q3 ’13 | Q3 ’14 |
Samsung | 88.4 | 79.2 |
Apple | 33.8 | 39.3 |
Xiaomi | 5.2 | 18.0 |
LG | 12.0 | 16.8 |
Huawei | 12.7 | 16.5 |
Others | 100.8 | 150.6 |
Total | 252.9 | 320.4 |
Os números de vendas não pode ser mais claro e mostra que a Xiaomi conseguiu superar a concorrência directa, fruto da sua abertura para fora do mercado Chines e também graças ao lançamentos dos seus novos dispositivos.
Quando comparado com o mesmo trimestre do ano passado, o salto é demasiado significativo, mostrando números que são quase quatro vezes superiores.
Claro que o número de vendas acaba por influenciar a quota de mercado desta marca, que passa a ter mais de o dobro do ano passado e que sustenta o terceiro lugar agora obtido.
Marketshare global por fabricante(%) | Q3 ’13 | Q3 ’14 |
Samsung | 35.0% | 24.7% |
Apple | 13.4% | 12.3% |
Xiaomi | 2.1% | 5.6% |
LG | 4.7% | 5.2% |
Huawei | 5.0% | 5.1% |
Others | 39.9% | 47.0% |
Total | 100.0% | 100.0% |
Esta nova posição alcançada pela Xiaomi vem mostrar que o mercado dos smartphones está a crescer, o que se pode ver com o aumento de 27% que se registou, e que as novas marcas asiáticas estão a conseguir impor a sua posição num mercado que até há pouco esta controlado pelas marcas mais tradicionais.
OS equipamentos mais baratos e de entrada de gama estão agora a conquistar o seu espaço nos mercados emergentes e isso reflecte-se nas vendas das novas marcas de equipamentos, mais direccionadas para este segmento e que encontraram aqui o seu espaço de crescimento.