Windows Phone Summit – as novidades do Windows Phone 8
Este mês de Junho está imparável em termos de novidades no mercado tecnológico... e não se ficará por aqui.
Hoje foi apresentada a nova versão do sistema operativo Microsoft para smartphones: Windows Phone 8. É uma versão carregada de novidades que acompanham muito de perto o que a concorrência já oferece e não fica nada atrás no patamar de novidades apresentadas.
Conheça todos os pormenores.
Após algumas considerações e estatísticas levadas a cabo por Terry Myerson, vice-presidente do departamento Windows Phone na Microsoft Corporation, rapidamente se soube que esta Windows Phone Developer Summit se tratava para a apresentação da nova "major release" do sistema operativo móvel da Microsoft: o Windows Phone 8.
A primeira novidade e provavelmente a que mais impulsionará a evolução e crescimento desta plataforma, essencialmente para programadores, é o Core do Windows partilhado entre as outras versões do Windows 8. Isto significa que o kernel é o mesmo e todos os outros controladores de baixo nível poderão ser desenvolvidos como se existisse apenas uma plataforma, pois será compatível com as restantes. Falo concretamente de drivers, segurança, ligações de rede, gráficos e multimédia e plataforma de desenvolvimento. Tudo isto será comum.
O Windows Phone 8 traz as seguintes novidades:
- Suporte para o melhor e mais recente hardware: processadores multi-core (dual-core e superior).
- Suporte para maiores resoluções: WVGA (800x480 - 15:9), WXGA (1280x768 - 15:9) e 720p (1280x720 - 16:9).
- Suporte para armazenamento adicional: cartões MicroSD, disponível para armazenar fotos, música, vídeo e instalar aplicações.
- Internet Explorer 10: melhoria de desempenho do browser, mostrando resultados superiores aos existentes no Samsung Galaxy S III no teste SunSpider. Terá o mesmo motor de renderização HTML existente na versão desktop.
- "Native Code" - permitirá compatibilizar o desenvolvimento de jogos quer para Windows 8 quer para Windows Phone 8, com uma plataforma de desenvolvimento baseada em DirectX. A linguagem adoptada é C ou C++ e tudo isto permitirá um desenvolvimento de software bastante mais sustentado. Permitirá também partilhar facilmente código entre as outras plataformas mais populares (iOS e Android).
A fácil adaptação de conteúdos entre Windows 8 e Windows Phone 8 é assegurada por um conjunto de APIs partilhadas entre ambos: gráficos, áudio, média, sistema de ficheiros, ligações de rede, entredas, sensores, etc. Será apenas necessário ter em conta os pormenores relativos aos diferentes tamanhos de ecrã.
Portanto, digamos que é uma boa altura para invocar a já conhecida citação do Steve Ballmer: "developers, developers, developers, developers...". Esperemos que, com todas estas novidades, a riqueza de conteúdos do Windows Market Place acompanhe rapidamente a concorrência.
- Suporte para a tecnologia NFC, capaz de fazer pagamentos, aceder directamente a sites (por exemplo a partir de revistas) ou ler informação em cartões de visita e adicionar todos os dados directamente à lista de contactos. Será também possível, via NFC, iniciar um jogo multi-jogador estabelecendo uma ligação peer-to-peer entre esses dois dispositivos, quer a partir da ligação Wi-Fi ou da rede móvel.
- Wallet: a mais completa experiência da funcionalidade de carteira virtual. Com recurso a um cartão "SIM seguro" (do operador) e à tecnologia NFC será possível fazer pagamentos da forma mais segura que qualquer outro serviço disponível, quer pela Google ou Apple. Existe uma funcionalidade chamada "deals" um pouco parecida com o que o Foursquare fornece, capaz de listar ofertas disponíveis "nas redondezas".
- Mapas provenientes da Nokia: navegação em modo offline, navegação curva-a-curva e controlo de mapas disponível para programadores.
- Windows Phone 8 para o mercado empresarial: encriptação de dados e "boot" seguro, gestão do dispositivo e aplicações Office habituais.
- Melhorias no ecrã inicial: foi finalmente retirada a (ridícula) barra preta do lado direito, com função de retroceder, e agora todo o ecrã é ocupado com "live tiles", ícone alterados dinamicamente, com o Metro-style.
É possível uma personalização mais alargada com redimensionamentos e mudança de local de cada "tile". É adoptado um pouco do conceito de "widgets" já existente no Android.
- Multi-tarefa: funcionalidades como chamadas VoIP, video-conferência, aplicações em segundo plano e outros, passam agora a serem funcionalidades incluídas no próprio sistema operativo estado a respectiva API disponível a qualquer programador.
Todas as aplicações do Windows Phone 7.5 funcionarão correctamente nesta versão 8.
É agora adoptada um ligação entre o Internet Explorer 10 presente no Windows Phone e no PC. Sites em HTML5 estão bastante optimizados e com aceleração por hardware.
Em termos de poder de renderização, simulação, realismo e detecção de colisões, tudo em 3D, o Windows Phone 8 apresenta o que de melhor e mais robusto existe para equipamentos móveis. Encontram-se agora várias empresas de desenvolvimento de jogos a colaborar e a trabalhar em conteúdos para Windows Phone 8, prevendo-se a disponibilização dos melhores títulos, existentes em iOS e Android, também para esta plataforma.
Tal como a moda tem ditado, os controlos por voz não foram esquecidos e é possível iniciar aplicações, dar-lhes comandos de execução e algumas ordens e até estabelecer uma conversa. Esta funcionalidade chama-se Audible e está disponível, a partir de hoje no Market Place, para o Windows Phone 7.5.
O SDK do Windows Phone 8 estará disponível no final deste verão. Como resumo, esta nova versão é capaz de funcionar em hardware mais poderoso, trará melhores jogos, melhor capacidade multi-tarefa, interacção por voz com as aplicações, mais formas de lucrar com desenvolvimento de aplicações e está preparada para o mercado empresarial.
As marcas OEMs que poderão comercializar smartphones com Windows Phone 8 serão a Nokia, Huawei, ZTE, Samsung e HTC, onde se espera o surgimento dos primeiros dispositivos já no próximo outono.
O Windows Phone 8 será disponibilizado a nível global e o Market Place poderá ser utilizado em 180 países, 25 países a mais dos que foram anunciados pela Apple.
Actualizações
Todas as actualizações para Windows Phone 8 serão feitas "over-the-air" sem necessidade de qualquer ligação física.
Será dado um suporte mínimo de 18 meses, a todos os dispositivos (já ouvi isto na Google, espero que a Microsoft cumpra) e haverá acesso a um pré-lançamento de actualizações beta para que os mais entusiastas as possam experimentar antes da disponibilização pelas vias normais.
Em tudo isto, a pior notícia é mesmo a não actualização dos actuais dispositivos para esta nova versão 8. Em vez disso será disponibilizada uma versão Windows Phone 7.8 que actualizará o ecrã inicial para o aqui apresentado e que vigorará no Windows Phone 8.
Para terminar, foram ainda anunciadas algumas aplicações exclusivas para dispositivos Nokia Lumia como Nokia Play To (capacidade de stream via DLNA), Nokia Counters (monitorização da utilização de dados, voz e sms), Nokia Music 3.0 (recomenda músicas) e outros extras relativos à aplicação câmara (temporizador, panorama, disparo em acção, disparo inteligente).
O que acha destas novidades apresentadas pela Microsoft?
Acha que continuam a haver condições de acompanhar a concorrência?
Este artigo tem mais de um ano
Infelizmente, os equipamentos actuais não poderão ser actualizados para o WP8. Amanha, as acções da nokia estarão em queda!
Mas isso não é novidade, Google e Apple fazem o mesmo, é de ver que o iPhone 4 não suporta o Siri por exemplo.
A Microsoft já tem o Windows Phone há uns 2 anos, pouco mais que isso tem o Android que já vai na versão 4, quantos Smartphones Android com menos de 1 ano suportam o Android 4?
Infelizmente são estratégias definidas pelas construtoras e fornecedores de Sistemas, eles querem é lucrar!
Agora posso dizer, a Microsoft está um passo à frente da Apple e Google!
ICS saiu no Nexus S.
iOS6 vai sair no 3GS.
Lida com isso.
“ICS saiu no Nexus S” mas não saiu para o Samsung Galaxy S que tem o mesmo hardware, ram, cpu e gpu. ou por exemplo o W – GT-I8150, que tem cpu e GPU mais potente, ficando-se pelo 2.3.6 Value Pack.
“iOS6 vai sair no 3GS” sim mas não tem nenhuma das funcionalidades que o 4S tem, assim como o 4 não tem todas as funcionalidades do 4S, e isso já foi dito num artigo aqui…
Portanto o problema é que o hardware tem capaidade, mas as empresas, Google, Apple e Micro$oft não querem.
Não saiu no Galaxy S porque a Samsung não quis… Não teve nada a ver com a Google.
Quem disse que o hardware tem capacidade???
Isso é totalmente mentira, se adoptassem todas as funcionalidade do 4S no 3GS, por exemplo, a nossa experiencia como utilizador não seria grande coisa.
Tenho o iPhone 3G inicialmente vinha com iOS2 -> iOS3 -> iOS4, “Cuidado tres versões diferentes, hmmm, nunca vi isso nos outros”.
Posso dizer que fico contente pelo 3G ter ficado pelo iOS4 porque se instala-se o iOS5 ficaria uma treta, desde bateria até ao tempo de processamento das novas funcionalidade.
a google não tem nada a ver com isso , visto a frabicante ser a samsung , e se quiseres instalas uma rom que não seja original tipo cyanogen mod 9 que tens tudo o que terias se tivesses o 4 e muita das vezes até tens melhorias
o ICS não saiu para quase nenhuns telefones, e o ios6 no 3gs é para rir.
Saiu para 2 dos 3 dispositivos Android da Google. Nada mau.
Ri-te à vontade. Que eu rio-me dos Lumias que prai andam ihihih
Tens toda a razão, “ios6 no 3gs é para rir”, já tenho a versão beta instalada, e além de as alterações gráficas e a possibilidade de partilha directa para facebook, não vejo mais nada de especial. Foi suportado só para o pessoal não ficar triste, e sempre posso dizer que tenho o IOS6, se alguém perguntar, “Gostas?” a resposta só pode ser “É mais bonito…”
🙂
O Nexus One tem praticamente o mesmo hardware do S?? De certeza? Olha que não. Facilmente confirmas que são bastante distintos.
Se o 3GS virou uma pedra inútil não sei. Pelo menos mantém um SO actualizado.
Dizer que virou pedra, como é óbvio, é exagerar. Mas que realmente ficou muuuuiiiittttooooo lento, lá isso ficou… Já para não falar que muitas funcionalidades do iOS 5.1 não funcionam nesse equipamento 😉
Pois… Aconteceu-me o meu mesmo com o meu ipod. Quando o actualizei para o iOS 5.1 foi uma desilusão autêntica! As mudanças foram muito poucas e ficou muito lento! Sinceramente, preferia que não tivesse sido coberto pelo update. Por isso acho bem que o WP8 não funcione nos telemoveis anteriores…Mais vale assim do que torná-los lentos e consumir-lhes a bateria em poucas horas.
Boas,
Relativamente ao iOS 5.1 no 3GS não concordo com a generalização que fizeste, pois tenho o 5.1.1 (oficial e com JB) no 3GS e não noto diferenças nenhumas de performances para o iOS 4.1 (que era o que tinha antes). Existem muitos outros casos de utilizadores de 3GS’s no 5.1.1 que não têm problemas de velocidade, tal como poderás verificar em foruns especializados.
Contudo, e apesar do 3GS no 5.1.1 não ter todas as funcionalidades possíveis para o o iPhone 4S, a verdade é que o facto de continuar a ser actualizável, torna-o minimamente competitivo perante a opinião geral dos utilizadores. E o facto de ser actualizável para o iOS 6 (mesmo sem a maioria das funcionalidades) é uma questão de marketing puro!
MAS, a meu ver, é aqui que a Apple e a MS estão mais afastadas, e onde considero que a MS falhou nesta actualização: a questão do Marketing.
A verdade crua e dura é que se a Windows actualizasse os Lumias para o WP8, toda a gente os continuava a comprar neste momento, pois não se sentiam injustiçados. A Windows até podia dizer que os Lumias eram actualizados para o WP8 e desactivar algumas funcionalidades como a Apple fez no 3GS!
Agora assim, quem é que no seu perfeito juízo vai comprar um Nokia Lumia que vai ser descontinuado dentro de 5 ou 6 meses?
Com a constante competitividade nas ofertas de smartphones topo de gama, e tendo em conta que quem compra estes dispositivos gosta de se informar minimamente sobre os mesmos, acredito sinceramente que os WP7.5 topos de gama vão perder ainda mais cota de mercado para a concorrência, pelo menos até sair o WP8.
Cumps.
Descontinuado? Quem tem um Lumia 900, segundo tenho lido, está muito satisfeito com ele. Acho uma estupidez as pessoas só estarem à espera dos updates… Se o equipamento trabalha mais-do-que-bem se não vier mais nenhum update paciência… Ao menos têm um equipamento que trabalha em condições !!!
Existe um conceito simples, que se chama adaptabilidade.
O facto de o IOS6 sair para o 3GS não vai ter o mesmo software que o 4S, devo te lembrar que pelo Cydia conseguias ter algo MUITO parecido ao Siri (que tentaram desbloquear), no entanto foi a própria Apple que colocou essa restrição no servidor de autenticação da mesma, não permitindo o acesso a nenhum dispositivo sem ser um telefone 4S. Onde é que isto têm a ver com o telefone? Nada, é um questão de marketing, ou achas que não?
Seguindo a mesma linha de raciocinio, Android foi feito para ser suportado por uma panóplia de equipamentos, de várias marcas, tamanhos e cores (ao contrário do IOS), seguindo uma politica mais aberta que Apple e Microsoft, mas em termos práticos, o facto da Google não facilitar de forma visivel a adaptabilidade aos equipamentos não se destaca em nada dos outros atrás referidos porque, no final, os OS’s de cada marca só vai ter 3 ou 4 modelos a funcionar em pleno. Portanto, acho que neste momento, estão todos mais ou menos ao mesmo nível.
A única vantagem que vejo na Microsoft é o facto de ser fortemente adaptavél, senão mesmo identico em partes, ao Windows-PC, e a partir daí tens muito mais programadores e ferramentas que se podem utilizar dessa experiencia.
Algumas boas novidades, mas o grande “senão” é a parte de não haver compatibilidade com os equipamentos actuais (felizmente não comprei nenhum smartphone com Windows Phone 7.5). Contudo, pelo que percebi, sempre vão disponibilizar um Windows Phone 7.8 “parecido” com o WP8, mas tenho quase a certeza que mesmo assim irá ser uma desilusão para quem gastou dinheiro, por exemplo, num Lumia 900…
Mesmo assim, vamos lá ver no que isto vai dar… Penso que a parte do Core do Windows partilhado vai ajudar a que muitas pessoas comprem smartphones com WP8!
Sim, mal posso esperar por poder partilhar os mesmo vírus :o)
:facepalm: pro nuno.
E quando sairam os novos terminais com este windows 8? É uma pena que estes Lumia nao sejam actualizáveis, má jogada por parte da Microsoft
Oficialmente não será possível? mas sem ser oficialmente?
Supostamente o meu telemóvel não teria mais que Android 2.2 TMN ou na melhor das hipóteses 2.3 do fabricante, na realidade tenho 4.0.4 a funcionar e bem.
É triste que sacrifiquem clientes por princípios sujos de marketing e estimulo a vendas criando obsolescência programada ao limitarem as atualizações propositadamente em equipamentos com capacidades para acompanhar.
Faz-me lembrar o não suporte ao Galaxy S para Android 4 dando a desculpa que não teria potencia suficiente quando depois lançam produtos novos com SoC inferiores e Android 4…não existe ética nem respeito por quem lhes paga o trabalho.
Como tudo é código fechado… duvido.
Concordo a 100% contigo Carlos .
Aceita os meus cumprimentos
Serva
gosto muito da nova tela inicial. Estiticamente está muito mais apeltativo. Estou a imaginar um utilitario que pega numa foto e a divide por todos os tiles. Mas isto é apenas uma possibilidade, muitas outras coisas interessantes podem ser feitas.
Além que agora as pessoas vão achar que o telemovel é uma transposição do pc, que funcionará da mesma forma.
A versão 7.8, vem com praticamente as mesmas funções do WP8. Não sei o porque, desse comentário ridículo em relação ás acções da Nokia.
Acontece o mesmo com o Android, e ninguém disse nada. Quantos aparelhos foram actualizados para o 4.0? Quase nenhum dos atuais! Portanto, dizer disparates não, já chega.
Pois, mas acontece que a versão 7.8 ao que tudo indica não vai suportar as aplicações concebidas para o WP8. Ou seja, estará confinada a um limite de aplicações e deixará de receber novas. Ao saber isto, até o Outono os consumidores mais atentos vão deixar de comprar os Nokias actuais com WP. Isto vai causar um decréscimo das vendas da nokia. Por isso o comentário dele não é de todo descabido. Só que é algo temporário. Depois com os novos Nokia, penso que irá haver recuperação.
É uma boa notícia para quem quer um Nokia Lumia! Os preços vão baixar certamente para as actuais versões!
Diz bem, com praticamente as mesmas funções, não com todas, nem com as mesmas funções. A versão 7.8 não tem nada a ver com WP8 e enquanto uma versão está para “nascer”, a outra está para “morrer”. A questão coloca-se da seguinte forma: quem gosta do WP e está a precisar de comprar um equipamento de topo, como o caso do lumia 900, fará claramente um mau negócio porque está a adquirir um equipamento mais fraco em termos de hardware e com um sistema que rapidamente será descontinuado. Parece óbvio ser preferivel esperar um pouco mais e adquirir, pelo mesmo preço, um equipamento mais duradouro.
A nokia lançou um bom equipamento, não um muito bom, com um sistema novo que ainda não foi totalmente aceite pelos consumidores. Neste momento, ficamos a saber que não será actualizável para o WP8; é natural, que o nivel de vendas dos lumia possa ressentir-se, logo existir a hipótese do valor de mercado das acções da nokia poderem cair; por outro lado as acções da MS poderão subir.
Neste momento, não tenho duvidas, se tivesse mesmo que comprar um tlm, já não seria o lumia, mas sim o SIII, por muito que gostasse do sistema operativo da MS. Enquanto o meu actual funcionar, e se não aumentar os problemas que tenho tido com ele, vou aguardar pelo WP8.
Se verificar em alguns foruns, quem comprou o lumia 900, está desiludido e quer devolver o equipamento.
Serginho ,
Bom dia essa é a pura das verdades , repara mesmo com as politicas mercantilistas dos fabricantes que instalam Android nos seus equipamentos , quando o ICS saiu , já se sabia quais os dispositivos que poderiam receber o ICS , ainda hoje são lançados equipamentos com o 2.3.7 , mas sabe-se que vão ter o update garantido , nesta situação é exactamente ao contrário já se sabe que os actuais Lumia a venda não vão ter e isto dramático para a Nokia .
Cumprimentos
Serva
O que acha destas novidades apresentadas pela Microsoft? Acha que continuam a haver condições de acompanhar a concorrência?
Eu acho que a Microsoft acabou de deixar a concorrência para trás!
Deixou ? Porquê ? Por imitar tudo que a Google e a Apple já têm desde 1850 ? Que rídiculo !
O que ele imitou????? A já sei, funções que o Windows mobile já tinha antes mesmo da Apple sonhar em lançar um telefone 😉
Scheldon, não vale a pena discutir, esse pessoal não percebe nada de tecnologia. São “fanboys” android e Apple, e nunca experimentaram outros produtos, só dizem mal por prazer…
Bruno Araújo, vê-se mesmo que não sabes do que estas a falar, tira um bom par de horas e vê bem a historia e evolução dessas empresas. Esta gente pensa por mexer num pc mais ou menos e sacar um cracks para jogo já são réis e a sua opinião fica credível!
O que é um crack ?
A Google vai continuar à frente… O confronto directo será mesmo com a Apple. Isto porque a Google está presente numa vasta gama de produtos com preços desde os 100€ aos 700€. Continuará a ser a mais vendida, em especial na gama mais barata. Como a Apple e a Windows apresentam preços mais semelhantes, apesar de ser uma grande aposta, a Apple vai manter-se à frente por mais uns anos pois já está um passo adiantada… Seja em aplicações ou em número de seguidores…
Não é assim tão linear. Com 200€ já compras um excelente telemóvel WP.
Não esquecer do Jelly Bean , vamos saber todas as novidades dentro de dias , espero que sejam boas noticias o ICS está magnifico , vamos ver se dão mais um passo no sentido da consolidação .
Importante seria a Google estabelecer regras muito apertadas com os fabricantes que usam o seu SO , ou eventualmente com a Motorola terem equipamentos a receber constantemente actualizações que seria uma forma enorme de pressão sobre todos os outros construtores .
Cumprimentos
Serva
Explica lá o que que isto tem que o android não tem. Sff.
Ausência de lags e “crashes” 😉
Que crashes falas ?????
Serva
Não sei pois o tablet simplesmente bloqueia e reinicia sem me dar informação de qualquer erro. E isso acontece-me várias vezes por semana. E para que conste a minha ROM é uma ROM original, baixada via KEIS quando a TMN a disponibilizou.
Já o lag, segundo li em vários fóruns Android, é quase uma feature de todos os equipamentos Android 🙂
O teu problema tem mesmo a ver com a Rom da TMN , eu com o SGII , fiz uma actualização também da TMN que saiu em Dezembro do ano passado e comecei a ter esses sintomas de reboots etc , coisa que não tinha antes d actualização , felizmente que a TMN agora com a ICS apesar de só terem disponibilizado a 4.0.3 que já não é a última versão o equipamento voltou a vida mas muito mais rápido , no meu SGII não tenho nem nunca tive qualquer LAG em todos os outros 4 equipamentos que tenho também não noto esse lag que falam , o único dispositivo que tenho em que isso acontece é no tablet de 7′ da Samsung da primeira geração , mas o Hugo Cura já me disse que instalando a rom do ICS o tablet ganha nova vida , é só goglares que vais certamente encontrar tutorias que te ensinam a fazeres root e a beneficiares das roms que a comunidade Android disponibiliza .
Cumprimentos
Serva
Que crashes se tiveres um telemovel andoid que não seja de mer** não tens lags nem crashes agora por exemplo eu já tive um windows phone 7 e 6 e ambos passado alguns meses da compra andavam todos marados com o meu android nada disso acontece.
Explica o que queres dizer com: “andavam marados”.
Eu também partilho da mesma opinião. Temos que admitir que a MS tem surpreendido com a versatilidade e estabilidade dos seus sistemas.
Acompanhar a concorrência é fácil, e o que foi apresentado resume se a isso, não digo que não venham realmente novidades, coisas que ninguém ainda oferece que marquem a diferença.
A Microsoft apesar que ser a mais experiente em mobile é a que menos oferece, deu um passo de gigante para apanhar a concorrência mas agora dizeres que deixou a para trás não sei como vês tal coisa. Fico a espera de uma explicação.
Sim e vamos ver como vai correr com as APPS porque não basta que a linguagem de programação seja a C ou C++ para que existam programadores a desenvolver , se esta plataforma não tiver massa critica os programadores nem querem perder tempo porque o retorno que têm é muito pequeno esse é o drama neste momento de quem começa e quer entrar num mercado muito competitivo , eu diria que o facto do Android ser Open Source lhe trás umas vantagens enormes , e para completar o número de activações diárias , a Apple tem o seu mercado também a crescer e APPS também é coisa que não falta .
Cumprimentos
SERVA
Não se esqueçam que ainda não sabemos o que realmente vai ser lançado. Nem quais as grandes diferenças deste 7.8 para o 8 quando for lançado lá para o fim do ano.
Isto foi só um pequeno levantar do véu… e quando anunciarem oficialmente muitas novas funções vão surgir!
De reparar que a maior parte das funções mais pedidas pelos utilizadores no site dedicado para o efeito não foi anunciado, como por exemplo o centro de notificações. essas coisas estão reservadas para o WoW quando forem lançar o software…
A grandes questão é, a comunidade de programadores vai portar o WP8 para os atuais Lumia, Omnia etc? Quase pela certa que sim.
Para muito pessoal que aqui comenta diria que ser oficial ou não pouco interessa já que são minimamente informados para ir a um forum XDA ou Modaco etc e instalar uma Rom atualizada em equipamentos atuais.
Na realidade nunca uso, e muita gente faz o mesmo, Rom oficiais uso sempre Roms custom mesmo que a versão seja a mesma as funcionalidades estão noutro patamar.
Para quem vai mais fundo o segredo está na comunidade e apoio da mesma a determinado equipamento e não tanto nestas “tretas” do oficial bla bla bla.
Dúvido que seja “portado” uma vez que o W8 é closed source. Tal como nunca viste nenhum port do iOS.
E integração com o Outlook?
Uma das principais ferramentas empresariais é o outlook e esperava que este OS tivesse a melhor proposta a este nível.
De qualquer forma WP rulezz
Pelo q entendi, acompanhei a apresentação num site da concorrencia, o WP 7.8 será basicamente o 8 mas a correr num kernel diferente.. Ag eu pergunto para que há necessidade de actualizar um telefone para maiores resoluções e multicores qd o dispositivo não tem capacidade para isso.. Acho muito coerente a posição deles vão actualizar os smartphones já lançados com todas as características do WP8 q o hardware permite.
Pq pedem mais se sabem que os vossos aparelhos não tem multicores nem ecrãs com mais resolução nem nfc..
É só dizer mal por dizer mas pensar nada!!
A questão é….quem for comprar agora um smarthphone nem vai meter na equação o windows phone, mesmo com o 7.8 a longevidade não é a mesma.
Mas ainda será maior que a dos concorentes.
Pedro, o pessoal diz mal por dizer, deixa falar… Este WP, esta a anos luz da concorrência, e com o “ecossistema” montado, eu quero ver em que posição vai ficar o android… 🙂
Entendam uma coisa. O Windows Phone 8 é dotado para o multi core, entrada para cartões MicroSD, 4G, e um novo kernel, semelhante ao do Windows. O que é que vocês queriam? Abrir um Lumia 800 e meter uma entrada para cartões? colocar-lhe uma nova antena para o 4G? Trocar o processador, e meter um dual core? Já sabiam ante-mão, que os atuais modelos não iam receber o WP8 devido a essas especificações técnicas. Seria impossível fazer isso, mesmo que fosse vontade da Nokia e da Microsoft. A versão 7.8, vem com a maioria das funções do WP8, ou seja, as suficientes. Quem investiu num Lumia ou outro WP 7.5, fez muito bem, e vai ter o aparelho atualizado nos próximos tempos, e isso é o que interessa. A Microsoft deu uma grande lição na concorrência,e o ecossistema, esta finalmente pronto!
Concordo totalmente, em relação ao kernel não o do Windows é híbrido e este será um microkernel. Com certeza que será mais estável , mas espero que isso não lhe tire demasiada fluidez.
eu tenho um LG maximo 7 à dois anos e tou muito satisfeito 🙂
A Microsoft merece louvores por ser transparente quanto a questão das atualizações, coisa que o Google faz vista grosa e a apple mente na cara dura.
Só acho que essa palhaçada dos multi cores e a liberdade por parte das fabricantes(lembrando que o grande diferencial do WP era justamente oferecer a mesma esperiencia de usuário a todos) absurdamente danosa.
Ora viva o WMP parece que decidiu dar sinais de melhoramentos. O primeiro senão é exactamete o pessoal gastar gastar e não poder fazer atualização. Tenho tentado defender um pouco da Microsoft apesar de usar Windows no trabalho. Acho que esta é uma má aposta.
Uso Android e iOS e de uma certa forma ambos são atualizáveis. Não entendo neste passo atrás
Há outra questão fundamental. A Microsoft estava atrasada em relação à concorrência logo estava-se mesmo a ver que o próximo update seria um grande salto para tentarem equilibrar e isso não eram boas noticias para os devices de primeira geração.
Eu com o meu Omnia 7 apesar de tudo não estou nada triste. Vou receber na mesma as novidades do SO, sem aquilo que o meu device não suporta. E tendo em conta que a Microsoft tem tido muito cuidado com a fluidez dos telemóveis eu sei que provavelmente essa decisão se prende com o facto de não quererem criar um má experiência nos actuais utilizadores.
E com 8 updates nos últimos 2 anos, sinceramente acho que foi bom, tudo o que viesse por acréscimo seria um bónus. Vem ainda o 7.8 (de forma oficial) óptimo.
O que se entende da apresentação é que o WP7.8 vai incorporar tudo o que é possível ao nível de novas funcionalidades apenas que apenas se baseiem em software, já que pela mudança de plataforma de Windows CE para o novo Kernel seria altamente improvável manter os terminais actuais com os níveis de desempenho desejáveis.
Ou seja, em vez de se repetir uma novela ao estilo iOS 4 no iPhone 3G, a MS optou – e bem a meu ver – por actualizar todos os equipamento da actual geração com o máxima de novas features não dependentes da máquina.
O único senão que vejo é mesmo a inexistência de compatibilidade entre apps nativas para o WP8 e os actuais smartphones, mas isso é inevitável já que toda a base de código muda e não se pode esperar dar um paço em frente sem sacrificar algo para trás.
Comercialmente é mau sem dúvida, especialmente com lançamento tão recentes por parte da Nokia e HTC. São terminais bons, mas que agora dificilmente justificarão o seu preço face ao anunciado hoje no Windows Phone Summit.
Ainda assim, mas vale manter as coisas funcionais e chama-las pelo verdadeiro nome, do que camuflar um pseudo-update para equipamentos de gerações diferentes (iOS no 3GS; no Siri no iPhone 4).
Algo que sempre quis de diferente no meu lumia 800 era poder personalizar mais o ecra inicial ou os menus. É pena realmente o windows 8 nao dar nos lumias, mas tal como algumas pessoas já referiram as actualizações devem levar os lumias para um patamar mais proximo do windows 8 introduzido nos novos telemoveis.
Mas pronto, vamos la ver se isto tudo vai ser assim tão linear.
Não crashou na apresentação? xD
Sim… Uma versão Beta de um SO, colocado num equipamento também em versão Beta…
A Microsoft está a “destruir” a Nokia, acabou com a esperança que a empresa ainda tinha de conseguir boas vendas nos Lumias ao acabar com o suporte a futuras actualizações e ainda por cima vai permitir o uso do Nokia Maps por outros construtores.
Quanto a este Windows promete, gostei do que vi.
Já agora, uma vez que partilha a base da versão desktop, em termos de segurança, esta também vulnerável às ameaças existentes?
Matou a Nokia? Então o Windows Phone, ainda vai na versão 7.5, ainda vai receber as versões 7.6/7.7 e 7.8, e tu vens dizer uma barbaridade dessas? Tem juízo!! ainda falta vir mais 3 updates para um “SO” que já leva 2 anos, e tu vens aqui dizer que este “SO” esta morto. Não percebes-te, ou não leste nada deste artigo…
3 updates? 7.6/7.7? Onde viste essa informação?
7.6 será a “tango” e ninguém da Microsoft, disse que ia saltar da 7.6 para a 7.8, digo eu…
Mesmo que não seja 3, são duas. O mais que suficiente para o tempo que já leva este “SO”. 🙂
esqueceram de mencionar os virus e os blue screen
Que triste, continuas a viver em que ano?
Esse ficou no Windows Milenium… 😛
A serio , olha que no W7 quantos queres 1/2 dúzia ou 1 dúzia .
Cumprimentos
Serva
Uso o Windows 7 desde que saiu a Beta e até agora nunca vi no meu ecrã um Blue Screen. Acho que muitos desses aparecem devido aos utilizadores e não ao SO…
Vejo que com este anuncio e o do Microsoft Surface quem mais se deve preocupar é a Google.
A Apple tem o seu eco sistema montado e terá sempre assegurado um nicho de mercado.
Por acaso fico triste por saber que os Nokia Lumia não vão receber actualizações após o 7.8, estava a pensar adquirir um e com este anuncio vou aguardar pelos novos equipamenos.
Sejamos sinceros. Porquê tanta preocupação com os updates, se nós melhor do que ninguém, sabemos que os Portugueses não ficam com o mesmo equipamento por mais de 2 anos! Quando sair essa versão 7.8, o pessoal que esta aqui a reclamar, já vai na versão 8.2 do WP8… looool
Apesar de um dia gostar de ver a Nokia a usar android, tenho que admitir que o windows phone e a sua plataforma está assim qualquer coisa de espectacular, e se a for verdade o que alguns analistas prevêem (que o WIndows phone passará a ser o segundo sistema móvel mais usado no mundo, deixando para trás o android) tenho a dizer que será merecido, pois acho que um telemóvel com WP vale a pena.
Passaria o ios para trás e não o android segundo essas previsões.
Daqui a uns anos será
1. android
2. wp
3. ios
O que eu li é que iria ser o android remetido para terceiro, porque a Apple tem uma base de “seguidores”/amantes daquilo que é inventado pela marca, enquanto quem usa android tem uma desfragmentação enorme em relação ás versões que são lançadas, tornando por isso um publico mais fácil de “agarrar”. E depois não nos podemos esquecer que na apple não existe só o iphone, existe ipad e macbook, que normalmente agarram os seus usuários ao que é da marca, ou seja ao iphone. Claro, existem excepções.
Está um pequeno lapso no texto.
Onde se lê
“Multi-tarefa: funcionalidades como camadas VoIP”
deverá estar:
Multi-tarefa: funcionalidades como chamadas VoIP
Adorei! A Microsoft está a impressionar me! Eu q dizia mal da interface Metro…por ser simplesmente quadrados feitos no Paint por um puto de 5 anos…afinal, tudo isto faz TODO o sentido! A mesma experiência no desktop é verificada no mobile! Estou a ponderar comprar um Lumia quando saír o Windows Phone 8…o meu velhinho HTC Touch Diamond já não recebe mais atualizações para além do Windows Mobile 6.5
Epá.
Ao certo ainda não se sabe o que o WP 7.8 vai ter, aliás, nem ao certo se sabe o que o WP 8 vai ter.
Na apresentação eles disseram *explicitamente* que não iam falar de funcionalidades para os consumidores. As únicas funcionalidades dirigidas aos consumidores e que não têm relação com o novo suporte de hardware, são o home screen melhorado, os mapas da Nokia em vez dos do Bing, e as atualizações OTA. Essas muito provavelmente estaram presentes no 7.8.
De resto, todas as outras, novas resoluções de ecrãs, NFC, multicore, suporte a cartões SD, e o Wallet (que depende do NFC) são novidades relacionadas com o hardware. Obviamente essas não interessam para os telemóveis atuais e não vão estar no 7.8.
A grande diferença entre o que a Microsoft fez e o que a Apple faz, é dar números de versões diferentes porque realmente há diferenças. É a decisão honesta: nomes diferentes para coisas que são efetivamente diferentes. Uma pessoa que não saiba, simplesmente ao ver os nomes diferentes percebe que devem haver diferenças entre os dois, e não estranha quando realmente topar as diferenças.
A Apple chama à última versão do iOS para o 3GS também 5.1, apesar de todas as novidades do 5.1 que dependem do hardware do 4S não existirem lá. É uma decisão desonesta, porque estão a usar o mesmo nome para coisas que são efetivamente diferentes. Uma pessoa que não saiba pode pensar que o 5.1 no 3GS é igual ao 5.1 no 4S, e pode estranhas quando depois topa que afinal não é.
Do Android nem vale a pena falar porque a Google não tem controlo nenhum sobre ele. Sim, já vai no 4, mas experimentem ir a uma loja que qualquer operador e digam quantos modelos de telemóveis há com o 2.3 e quantos há com o 4. É que ao contrário da Apple e da Microsoft, a Google não assume a responsabilidade de atualizar nenhum telemóvel que não os que têm a sua marca. Se esses fossem os mais vendidos (não são, os mais vendidos são, de longe, os Samsung S) a situação seria parecida com o que a Apple faz, mas como não são, dá no que dá.
X2 !!!
Por fim suporte pra as linguagens c e c++!
Granda esforço por parte da microsoft para satisfazer os programadores.
X2
Há 2 coisas com as quais não concordo no vosso artigo.
“Esperemos que, com todas estas novidades, a riqueza de conteúdos do Windows Market Place acompanhe rapidamente a concorrência.”
Existem assim tantas apps que já vocês usem e que não estejam presentes (de alguma forma – oficial ou não) no WIndows Phone? Prefiro ter menos aplicações (e já existem mais de 100000) do que ter uma montanha de aplicações que não servem para nada. Quando abro a Play Store no meu Galaxy Tab até fico “abananado” com a quantidade de apps inúteis que por lá andam. Já a minha namorada se tem andado a queixar do mesmo da App Store (ela tem um iPhone 4).
“É adoptado um pouco do conceito de “widgets” já existente no Android.”
Como disse anteriormente tenho um Galaxy Tab e… prefiro abster-me de comentar 😉
Só por curiosidade: o Gizmodo (conhecido site de tecnologia bastante fã da Apple e Android) considerou o ecrã inicial do Windows Phone 8 como o mais bonito que existe actualmente !!!
Esqueceram-se de referir que os técnicos de TI das empresas poderão desenvolver as próprias aplicações e instalá-las nos equipamentos dos funcionários, sem que essas aplicações tenham que passar pelo Marketplace.
Faltou referir que o WindowsPhone 8 já pensa no futuro pois suporta processadores até 64 cores.
Da minha parte mal posso esperar por Janeiro (altura de negociar um novo contracto com a PT Negócios) 😉
Meus Caros,
(Antes de mais desculpem o tamanho do “testamento”).
A propósito de tudo o que foi dito nas últimas horas acerca do novo Windows Phone 8, das actualizações dos equipamentos de 1ª geração e novas aplicações e funcionalidades deixo aqui a minha opinião acerca de tudo isto (lembro que é uma OPINIÃO. Não sou fanboy (ok, talvez um pouco ) e vou analisar as coisas segundo a minha linha de pensamento).
Quem me conhece sabe que tenho um Omnia 7 desde Janeiro de 2011, ou seja, há cerca de 18 meses. No início senti imensa falta de várias funcionalidades no SO que mais tarde foram corrigidas com 2 actualizações sendo que a última (Mango) tornou o meu equipamento numa fantástica ferramenta de conversação, lazer e trabalho. Durante todo este tempo vi serem lançados novos telefones (Windows Phone, iPhone a Android) com características “xpto”, funcionalidades acima do imaginável (segundo eles) e nessa altura eu pensava: o meu “bicho” mexe-se tão bem… para que preciso eu de dual-core, ecrãs 3D (nem no cinema sou fã desta tecnologia) se o meu Omnia funciona tão bem, de forma fluída e tem (quase) tudo o que preciso?
Admito que não é um sistema perfeito: sinto falta da transferência de ficheiros via Bluetooth, de um indicador de bateria com percentagem a indicar o que resta dela, um pseudo-sistema de notificações (embora ache que as Live Tiles dão informação mais que suficiente acerca disto, como chamadas não atendidas, SMS e e-mails por ler, mensagens por ler no Facebook e no Viber, etc) e um contador de dados 3G (se bem que no meu caso não sinta muita necessidade graças ao meu tarifário de dados – cortesia PT Negócios). Do lado do hardware (culpa da Samsung e não do SO) sinto falta de uma melhor bateria e de um GPS mais preciso e fiável (noto esta situação sempre que uso o Sports Tracker para correr e o GPS pára, ou bloqueia ou mostra o caminho no mapa aos “Ss”).
No fundo tenho tudo o que preciso e ainda vou receber mais uma actualização (se não for a 7.8 será a Tango) tudo isto no espaço de 18/24 meses. E vocês podem dizer: “A e tal que o iPhone 3GS é antigo e vai receber o iOS 6”. Agora pergunto: já algum de vocês trabalhou num 3GS com o iOS 5.1 cravejado de apps, músicas, imagens e vídeos? Aquilo aarrraaaassssttttaaaa-ssseeeee!!!!!!! Sinceramente não sei o que significa isso de arrasto pois o meu Omnia 7 não padece desse mal, mesmo com as últimas actualizações. Melhor ainda: nas últimas actualizações o meu Omnia 7 teve direito a receber tudo o que essas actualizações ofereciam, ao contrário do 3GS (e mais escandaloso ainda o iPhone4) que não recebeu o Siri, entre outras coisas…
Com o Windows Phone 8 tudo muda na arquitectura do SO. É normal (pelo menos eu acho que é) que os equipamentos mais antigos, com processadores com cerca de 2 anos(o processador do Nokia 900 tem quase 2 anos de existência), não suportem o novo SO de forma satisfatória. Sim é muito aborrecido para quem acabou de comprar um Lumia 800 ou 900, tenho que admitir. Mas o que dirão os utilizadores do Galaxy S II, que podem nem sequer receber o próximo update (Ice Cream Sandwich) sendo que já está um novo na calha para sair (Jelly Bean)? E esses utilizadores muitas vezes nem sequer recebem actualizações de firmware por parte da Samsung tal como a Nokia está a fazer com os Lumia…
Depois de tudo o que vi ontem, fico muito feliz por dizer que vejo um futuro mais risonho para o Windows Phone (e para todo o ecossistema Microsoft) e não vejo a hora de chegar o próximo mês de Janeiro para poder renegociar o meu contrato com a PT Negócios e dessa forma adquirir um novo Windows Phone.
Cumprimentos,
Manuel Costa
“Mas o que dirão os utilizadores do Galaxy S II, que podem nem sequer receber o próximo update (Ice Cream Sandwich) sendo que já está um novo na calha para sair (Jelly Bean)”
Andas mal informado o SII já tem ISC. E algum tempo.
Só se for através da instalação não-oficial. Segundo o site da Samsung (Portuguê e Norte-Americano) o Galaxy S 2 vem com Android 2.3 😉
Que digas que pode ser actualizado para o ICS acredito, mas para já, segundo a Samsung, isso ainda não aconteceu…
http://www.samsung.com/pt/consumer/mobile-phone/smartphones/android/GT-I9100LKAOPT-spec
Esse site mostra as specs “out-of-the-box” e nunca foi actualizado.
Vê aqui a lista de actualizações oficiais em todo o mundo:
https://sites.google.com/site/rizandroid/home
Repara nas colunas ‘country’, ‘carrier’ e ‘os’.
OK. Peço desculpa pelo lapso.
Já todos têm as actualizações para o ICS pelo menos em Portugal , e se for um telemóvel desbloqueado a Samsung já disponibilizou a sua ROM a mais de 3 meses , era bom que soubessem o que escrevem , o que demorou mais a actualização foram as malditas operadoras , a TMN foi a última a lançar no inicio de Maio .
Cumprimentos
Serva
Bom dia ,
O teu post foi esclarecedor , de facto não tens tudo o que querias no teu 7.5 Mango , mas concordo com algumas coisas que escreveste no teu primeiro post , mais concretamente na área cinzenta que são as actualizações , mas pela tua lógica eu diria que a Microsoft foi extremamente imprudente em revelar um SO que ainda está em fase beta e que será lançado daqui a uns bons meses , para a Nokia principalmente vai ser um desastre .
Cumprimentos
Serva
Serva: quando vai ser lançado oficialmente o iOS 6? E o Jelly Bean (que vai ser apresentado nos próximos dias) vai ser lançado nos equipamentos quando?
A Microsoft produz essencialmente software… Não se pode estar a preocupar com todos os seus parceiros de software.
Serva: no que diz respeito às features que sinto falta, as mesmas não são impeditivas para que disfrute ao máximo do meu equipamento pois tem tudo o que é necessário para que isso aconteça… Só faltam essas pequenas coisas para ficar perfeito… Mas também, é um equipamento já com 2 anos, com um SO com menos de 2 anos de existência 😉
Tenho 3GS cheio de APPs, musicas e videos e realmente está cada vez mais lento. Mas ainda se vai aguentando. A bateria é que nem por isso. O bom de tudo isto é que quem anda à procura de uma ferramenta e não de um brinquedo da moda, tem cada vez mais escolha e equipamento e de Apps.
O problema não é a falta de actualização para o WP8, o WP7,8 serve e chega perfeitamente para mim pq vem com a nova interface, o problema mais grave é q apartir do momento que o novo sistema operativo for lançado deixa quase imediatamente de haver novas aplicações para o WP7, as aplicações nativas do WP8 não “correm” no WP7,8. ISTO É Q É F.DIDO ACABOU-SE NOVAS APPS.
Gostei de ver as novidades da MS, acho que está no caminho certo… Dou-lhes mérito por não ter caído na tentação de se limitar a fazer o que a apple fazia. Tem coisas muito interessantes e apesar de preferir o iOS, confesso desde à algum tempo atrás que não só vejo WP como uma opção como recomendo a muita gente, que está interessada num smartphone e que não necessita de gastar 600€ num iPhone por exemplo…
As actualização de software não são só para introduzir novas funcionalidades. Um aspecto muito importante, que ainda não vi ninguém referir, é o da segurança. Quando um indivíduo que comprou hoje um Lumia 900 vir uma falha de segurança revelada daqui a um ano, como vai ser? Irá a Microsoft desenvolver esforços para lançar um update para uma versão descontinuada do Windows Phone?
A Microsoft falha redondamente com este corte com a versão anterior do Windows Phone. É cruel para quem apostou no WP7. Será até, um desrespeito por quem desembolsou uma quantia jeitosa num smartphone de topo. Não há teoria que cubra isto.
É sabido que o iOS5 reduz bastante a performance de um 3Gs. Mas pelo menos os utilizadores têm a liberdade de poder escolher.
Deixemo-nos de fanboyismos! Enquanto as marcas impuserem estas politicas de suporte, só temos a perder. É possível progredir sem fazer com que um dispositivo com meio ano fique sem suporte. Isso é aproveitamento nítido do consumidor. Querem outro exemplo? O Siri no iPhone4. Limitações de hardware o tanas. Marketing, isso sim.
Tendo de concordar contigo. Mas também tens de ver o lado da Microsoft. Eles quiseram meter tudo em pratos limpos e definir que o Windows Phone 8 vai coexistir juntamente com o Windows Phone 7.8 (sendo este para os equipamentos antigos).
Se pensares bem a Apple faz mais ou menos o mesmo, logo que lançam um novo SO lançam-no para os equipamentos do ano anterior mas com limitações. Mas nunca lhe dão um nome diferentes.
O problema aqui é as aplicações criadas para Windows Phone 8 não correrem no 7.8. Porque se eles arranjassem forma de o fazer mesmo com kernels diferentes ninguém se ia “queixar” porque nem sabia o que tinha instalado na realidade! (E é o que a Apple faz, se pensarmos bem…)
Eu sou programador para Windows Phone 7 e digo que não vou deixar de dar suporte para o Windows Phone 7.8. O que foi anunciado é que as apps para 7.8 podem ser executadas em WP8, logo o meu objectivo e o objectivo de todos é ter as apps no maior número possível de equipamentos, logo acho difícil que deixe de haver suporte por parte dos devs.
O único problema vão ser os jogos mais recentes que tentem tirar partido dos dual cores. Mas quanto a isso não há mesmo nada a fazer. Mesmo que o WP8 fosse para todos os devices, iriam haver limitações para os dispositivos actuais…