Pplware

Windows 8 para tablets começa a tomar forma

A Microsoft está activa e os rumores têm eco na empresa que produz a cada semana mais novidades em jeito de fuga de informação. Verdade ou não, estão apresentados dois pretensos screenshots do que será o actual estado pré-beta do Windows 8 para tablets. Esta nova interface está com um aspecto objectivo bem aos estilo da interface gráfica utilizada no Windows Phone 7.


Pelo que é dado a conhecer e porque o Windows 7 não evoluirá para formato tablet, a Microsoft concebeu uma interface nova. Nas mãos dos OEM’s, como referimos ontem, o Windows 8 tablet apresenta um home screen com o Bing ao centro, grande títulos em formato link para aplicações web ou para páginas web. Cada aplicação abre o internet explorer em full screen, conforme podemos ver nas imagens tornadas publicas.

O screenshot abaixo mostra uma nova aplicação e-reader que inclui suporte incorporado para o formato PDF da Adobe. Pela posição dos elementos no documento exibido na imagem, percebe-se que existirá uma faixa de deslize que será útil para passar o documento em banner onde será tirado também todo o proveito do multi-toque permitindo tocar e aumentar bem ao estilo do que se vê hoje no iPad.


A Microsoft aparentemente está a forçar a inclusão de um novo formato que se chama AppX (.appx), que supostamente permitirá aos developers do Windows Phone 7  recompilar as aplicações já criadas no formato AppX e oferecer ou vender as mesmas numa “app store” que será criada dentro do Windows 8… isto parece-me familiar!!!

Pelo que temos visto e lido, a Microsoft está a conjugar 3 fortes frentes de resposta ao mercado. O Windows 8 para desktops, o módulo tablet do Windows 8 e a total abrangência do Windows Phone 7 neste novo universo Microsoft. A questão é se conseguirá a Microsoft unificar toda a sua malha produtiva em volta do novo conceito Windows 8.

Artigos relacionados:

 

 

Exit mobile version