Pplware

Windows 8 – Novas imagens e mais novidades

O Windows 8 já está a mexer e a Microsoft com um ou outro apontamento vai dando ao mercado algumas indicações e algumas referências quanto ao que pode surgir no novo sistema operativo Windows, como já mostrámos anteriormente. Mais recentemente foi dado a conhecer que o Windows 8 já na versão 7971.0.110324-1900 fora entregue aos OEM’s mostrando claramente alguma maturidade no trabalho desenvolvido.

Mais recentemente Rafael Rivera e Paul Thurrott deram a conhecer mais algumas imagens e alterações levadas a cabo na interface do Windows 8 milestone 3. Primeiro foi o refrescar do ecrã de boas vindas e agora a Microsoft mostra as alterações feitas no Windows Explorer ao nível da interface gráfica da Ribbon.


Esta barra de menus está muito parecida com o que a Microsoft havia já inserido no Word ou Excel, adicionando separadores às várias funções colocadas para essa janela. Numa primeira observação parece muito útil principalmente quando a janela do explorador está a agrupar ferramentas de vários níveis, como é o caso das bibliotecas de imagens onde existem várias ferramentas capazes de editar e apresentar… entre outras funções. Podemos ver nas imagens dois novos botões na barra de status que permite alterar o o aspecto visual dessa janela.


É uma ideia já clara que está em desenvolvimento uma ubiquidade gráfica face ao que temos actualmente com os principais produtos da Microsoft. A Ribbon ou barra de menus será o ponto convergente ditado pelo Windows 8 onde o Office, o Wordpad, Paint e várias aplicações do Windows Live Essentials já utilizam.

Existem mais novidades ou pelo menos mais indícios de novidades onde vemos claramente novos botões para Web sharing (partilha na web) e Sync (sincronização) que reforça alguma notícias que davam como certo o reforço da função Windows Live integration no desktop com os serviços SkyDrive e Mesh.

É a Microsoft a dar cartas agora numa ideia já explorada noutros sistemas operativos onde a interface gráfica é toda ela universal, dando uma maior abrangência e uma maior clareza mesmo para o desenvolvimento de aplicações para Windows.

Artigos relacionados:

Exit mobile version