PplWare Mobile

WikiLeaks confirma que Governo Chinês atacou o Google

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Joao Reis says:

    Alguém me sabe explicar onde eles vão buscar estas “fugas de informação”? Como eles têm na sua pose tanta informação, alguma explicação tem de ter….

    Cumpts

    • Legion says:

      Oficialmente as fontes são próprios funcionários dos países visados com acesso a esta informação que anónimamente denunciam estas situações.

      Agora posso deixar uma questão: Até que ponto os leaks não podem ser de serviços de informação de outros países que não os visados?

      Podemos estar a entrar num sistema de denúncia e apontar de dedo de uns países a outros sem nunca terem de dar a cara oficialmente por o fazerem.

    • a Friend® says:

      Uma das formas é o incentivo a quem tiver informações destas lhes enviar que eles garantem toda a segurança e confidêncialidade.

      Outra forma deve ser através de Hacking, já que o fundador do Wikileaks tem um largo historial de Hacking, juntamente com o grupo dele.

    • X-Tremis says:

      João,

      É simples, aparecem como sempre apareceram: alguém que mete uns “papeis” ao bolso e depois os entrega discretamente a um jornalista.

      A diferença no caso do wikileaks é que este serve apenas de meio de transmissão da informação entre as “fontes” e a comunicação social. Além do mais, a quantidade de informação que se pode “desviar” hoje em dia é brutal!

      Basta alguém com os acessos certos pegar numa pen, enchê-la de documentos confidenciais, metê-la no bolso e pronto! Aposto que todos estes milhares de documentos ocupam, no máximo, meia dúzia de gigas. Ora transportar perto de 250.000 documentos secretos no tempo do “antigamente” era praticamente impossível (pelo menos de uma vez só e sem levantar grandes ondas). Basta pensarmos que uma resma de papel tem 500 folhas, logo, 250.000 dá 500 resmas de papel A4 :O

    • Daniel Santos says:

      Neste caso foi um soldado americano, que neste momento se encontra encarcerado por este mesmo motivo.

      Abraço

  2. A resposta à tua primeira pergunta encontra-se no teu próprio artigo.

    “Embora a própria Google tenha confirmado esses ataques, não havia provas suficientes para incriminar quem quer que fosse”.

    Não se pode disparar a torto e direito, acusando alguém, muitos menos governos com poder (como o chinês), sem provas. Suspeitar é uma coisa. Ter provas é outra.

    Não tinham. Agora têm.

    A resposta à segunda pergunta é a do costume. A segurança dos serviços prestados pela google tem um nível muito bom, mas não é perfeita. Existem muitos outros serviços, detidos por outros empresas, que têm segurança muito inferior. Aparentemente ninguém se incomoda com tal facto.

    A Google, nos seus serviços de email, por exemplo, tem introduzido complementos de segurança de ponta! Não significa que seja inultrapassável, porque não é.

    Mas sim, a “Google é segura”.

    Cumps.

    • Pedro Pinto says:

      @Mario
      Obrigado pela tua resposta. Mas repara numa situação: Desde 2002 são 8 anos. A Google apenas anunciou as suas suspeitas em 2010…isto dá que pensar.

      • Paulo says:

        A questão aí é o “apenas anunciou”.

      • Legion says:

        Pedro não me admirava nada que a resposta para esse facto fosse tão simplesmente “evitar má publicidade”.

        Estamos a falar de 2002. Lembrem-se lá na ordem cronológica de investimentos e crescimento da Google.

      • wolfytuga says:

        Olá!

        Tal como já foi referido, nada é 100% seguro e toda a gente deveria estar ciente disso. Por outro lado o facto de referires os 8 anos que demoraram a fazer o anúncio das suspeitas, bem… Tendo em conta os governos implicados, é preciso recolher provas irrefutáveis antes de fazer algum anúncio. Entretanto, certamente que a Google terá estudado onde as fugas, quais os ficheiros afectados, traçar perfis para poder cortar qualquer caminho, etc… o trabalho que a Google terá efectuado para garantir que conseguiam recolher as provas e mantê-las na sua posse, pode levar muito tempo.

        Logo isto de falarem em tanto tempo não tem qualquer cabimento, nada na vida é feito apenas por um estalar de dedos, e quem pensar que isso seja verdade, então não anda neste mundo certamente. Para tudo é preciso respeitar protocolos, garantir segurança das provas, detectar os suspeitos, etc… Isto tudo leva imenso tempo e se for tudo através dos termos legais… é mais que normal!

        Cumps!

        • lmx says:

          boas..
          lembro-me de uma noticia que afirmava que a google ja sabia que tinha sido uma universidade chinesa a fazer o ataque e …acho que até sabiam as pessoas que o fizeram…ora isto só pode ser conseguido recorrendo a CIA…
          será isto novidade…os EUA não podem fazer nada pois o guito que eles “curtem” todos os dias é posto nos EUA pelos chineses(é emprestado)…os EUA ja eram…

          cmps

      • Com total respeito pela tua visão, devo dizer que discordo em absoluto com ela.

        Em parte já dei resposta àquilo que te deixa a pensar. Por um lado estávamos a falar de “suspeitas”. Por outro lado estamos a falar da China!

        E como disse, naquela altura não tinham provas, agora têm.

        E em oito anos muito muda. Todos sabemos os avanços e recuos da Google em relação ao Governo Chinês. É um pau de dois bicos. De um lado factores económicos, de outro lado políticos.

        Em todas estas coisas a cautela é essencial. Tornar públicas meras “suspeitas” em relação à China é uma jogada extremamente perigosa, como certamente entenderás.

        Cumprimentos.

  3. Legion says:

    Boas questões Pedro.

    Pessoalmente acho que a Google não se irá alargar além de um “como podem ver tínhamos razão”.
    Gostaria no entanto de ver o assunto da segurança, reforçado pela Google com uma tomada de posição ou acção.

    Já o assunto Wikileaks trás mais preocupações..
    Subscrevo o principio de liberdade/necessidade de informação às massas que eles anunciam mas mexer com este volume de informação sensível de cariz militar e governativo creio que vai acabar mal e nunca nenhum de nós alguma vez se irá aperceber.

    Aposto na overdose numa festa (CIA) ou ataque cardíaco fulminante (KGB).

    • lmx says:

      boas…
      esqueces-te do mais conhecido “tiro na Nuca”(CHINA).

      cmps

      • Yuy says:

        Ou numa possível acusação de (suposta) violação (Suécia)… para de repente ser o mais procurado da Interpol… que conveniente… logo a seguir à divulgação de documentos secretos que expõem o lado podre dos EUA e de outros países.

  4. bruno martins says:

    esperem lá, mas existe algum sistema perfeito?
    acham que ficava bem todos os meses a google vir para a praça publica dizer que tentaram roubar ou hackear contas do gmail? eles não são malucos a tal ponto de dar um tiro desses no pés..

    a porcaria do facebook é um buraco negro bem maior do que o gmail e as pessoas continuam a espetar toda a sua vida pessoal lá..

    se querem privacidade não se exponham…

    se não querem ser roubadas que tomem precauções, e não continuem dia após dia a cair em esparrelas do género de phishing…

    as próprias pessoas tem de ser os primeiros a dar o passo para garantir a sua segurança e dos seus dados, que mesmo assim são passiveis de ser roubados com toda a segurança do mundo aplicadas neles..

    a começar pelas passwords ridículas que vejo muita gente a usar no seu email..

    • Yuy says:

      Mas os próprios sites… mesmo no que concerne à segurança não fazem tudo o que podem… como usar aqueles certificados que tornam a barra verde para a pessoa ter a certeza que o site é verdadeiro. Até eu posso fazer um site com um cadeado com um certificado perfeitamente valido a fingir que sou o facebook, ou outro qualquer… só um com o certificado verde permite ter a certeza sem grandes dificuldades de que se está perante o site verdadeiro, vejam: https://www.phish-no-phish.com/ e fiquem com uma ideia do que falo.

  5. aver says:

    Na verdade não é o Wikileaks que publica os documentos. Os jornais The New York Times, The Guardian, Der Spiegel, Le Monde e o El País tiveram acesso prévio a eles, fizeram uma selecção e publicam os documentos seleccionados em simultâneo.

    A história do ataque chinês ao Google são amendoins.

    http://www.elpais.com/articulo/internacional/Preguntas/respuestas/papeles/Departamento/Estado/elpepuint/20101128elpepuint_11/Tes

  6. Navyseal says:

    Os 250.000 documentos não foram revelados, estão a ser revelados por fases!
    Existem documentos secretos relativos a Portugal.
    Bradley Manning era um jovem de 22 anos que trabalhava na inteligência militar em Bagdad e fartou-se da diplomacia americana, decidindo dar todos os documentos (que o acesso era relativamente fácil para ele) a um jornalista (ex-hacker) que curiosamente trabalhava para o FBI e o denunciou. Mas não há certezas se terá mesmo sido ele, seja como for está em solitária há 7 meses, só será julgado no dia de ano novo.

  7. Ryan says:

    Todos nos sabemos que toda a informacao digital esta sujeita a este tipo de exposicao. Nao me venham com aquela da seguranca e firewalls ou que raio que seja porque em termos de seguranca nao ha nada mesmo que nao seja inviolavel. Quanto ao Google em si continuo com a mesma opiniao que sempre tive desde que eles apareceram… tem o melhor motor de busca. Quanto ao resto e como os outros todos. E como sao grandes e tem dinheiro vao comprando aqui e ali. Aconteceu isso com a Microsoft e agora todos os odeiam. Daqui a uns tempos vao odiar a Apple porque e demasiado grande, ou o Google porque tem demasiada informacao nossa… e isto para nao falar no e-vaidosismo propagado pelas redes sociais das quais me afasto como o diabo da cruz.

  8. The STK says:

    Aparentemente,pelo que li noutros sítios, também contam destes docs os esquemas dos states para fazerem vigilância electronica ilegal e roubar passes de dirigentes políticos para poderem reinar a seu belo prazer…
    Quanto à Google, já ouve fugas e consulta de informação de forma ilegal pela própria empresa…
    Infelizmente cada vez mais estamos num mundo onde não podemos confiar em ninguém.

  9. Fernando says:

    Lendo os comentários daqui e dali, dá para ver como a Google de uma empresa “cool” está rapidamente a alcançar o estatuto “evil” da Microsoft…

    • a Friend® says:

      A culpa disso acontecer é mesmo dos Governos que usam grandes empresas como Bodes espiatórios para as porcarias que fazem..

      Antigamente era a MS, porque era o serviço mais usado e abrangia tudo e todos. Com o crescimento de várias plataformas, desde computadores, consolas, smartphones e afins já não se podem seguir apenas pelo Windows, então a solução foi arranjar a empresa que mais serviços abrange a todas as plataformas.. e essa empresa é a Google…. quer tenha Linux, Mac, Windows.. Android, iOS.. Symbian… a Google está quase presente em todas…

  10. luis says:

    Sabem que mais? Quanto mais vejo estas m****s todas mais consideracao tenho pelos animais. Portugal e seus dirigentes incompetentes sao apenas uma migalha no meio destes anormais todos. E nao tenham duvida que se soubessemos 1/1000 do que se passa nestas “altas esferas” que toda a gente iria compeender a motivacao de um bin laden

    • Legion says:

      Se um dia destes o fanatismo bombista te chegar à porta quero ver onde estará a tua compreensão.

      Tem juízo se faz favor!

      • Luis says:

        Nao me expliquei bem!

        Os americanos são tão ou mais terroristas que os outros todos. Aplicam é as suas acções com mais cuidado e não tão á descarada. Muito odio existe para com eles por parte do resto do mundo por razoes legitimas, não estou a me referir aos interesses monetarios.

        Tenho pena e’ que em vez de andarem a explodir inocentes não consigam eliminar mas e’ as causa dos problemas de vez.

        e portugal esta’ a caminhar calmamente para uma situacao complicada tambem. nao por odio de terceiros pelos Portugueses, mas por indignacao interna. O governo ja’ viu que somos um bando de galinhas faceis de enganar e controlar e que nao sofrem (eles) qq tipo de sanção pelos jogos que fazem por isso estão a’ vontade para nos enganar e encher os seus bolsinhos “ad eternum”.

        Basta nos dar telenovelas e futebois, e toda a gente fica contente
        qq dia andarão tambem a sensurar o que aparece na TV, tal como nos EUA

        Vamos ser eternamente enganados enquanto nao formos pessoalemente afectados por eles. Eu como funcionario do estado ja’ o estou a ser. e um dia voces tambem o irão

        • Yuy says:

          Já censuraram o jornal da TVI de sexta-feira, onde a Manuel Moura Guedes denunciava semanalmente a pouca vergonha que reinava no país. Ela podia ter montes de defeitos, mas era a única a dar a cara e espetar na cara de quem a quisesse ver/ ouvir a podridão que reina por cá.

          Não censuraram o Mário Crespo porque é na Sic Noticias, há menos gente a ver, e porque ele se mexeu bem falando directamente com o Presidente da República (que toda a gente sabe que não faz nada… mas mete algum respeito), e meteu logo processos em tribunal se não me engano e fez logo uma escandaleira um pouco exagerada na comunicação social, mas que sem dúvida evitou que o conseguissem por a andar como puseram a Manuela Moura Guedes.

          Além do Mário Crespo, que de certa forma crítica o governo… mas fá-lo sem dúvida de forma +/- discreta, mais ninguém parece dar a voz à insatisfação que se vive.

    • Ruaben says:

      a motivação do bin laden é o seguinte:
      petróleo.
      o bin laden teve bastantes negócios com o george bush pelo petróleo, e vice-versa. mas ambos tinham ligação com a mafia. um negocio deu mal e começou-se a atirar aviões de um lado para outro dois deles acertou predios e o outro tinha pouca pontaria e cai-o perto do pentaguno(era suposto acertar). a cia sabia desde sempre que isso ia acontecer,não sabia quando, tambem não quis sabernem se prevenio. se querem saber mais vejam canal de historia “os ficheiros secretos da cia” e o do ataque do 11 de setembro.

      desculpem pelo meu mau portugues

      • RaCcOn says:

        Até podes estar certo, mas ninguém me tira que aquilo não passou de um inside job…
        Há alí coisas muito mal contadas…muito mesmo e caso eles soubessem que isso poderia acontecer iriam precaver-se quase de certeza…basta olhar para o quanto afectou a economia americana esse ataque.

  11. Segurança says:

    Engraçado que os dados “apenas” se encontrem segurados por isto
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipótese_de_Riemann

    • Ruaben says:

      não percebi o que tem a ver a formula matemática com ataques china-vs-google

      • João Henriques says:

        Se percebesses não estavas aqui a comentar. Provavelmente já tinhas ganho o prémio de 1 milhão de $ pela solução inequívoca desse problema 😛 Não sei qual o algoritmo utilizado pela Google para protecção de dados, mas tenho sérias dúvidas que se encontre relacionado com algoritmos aplicados à estimativa da quantidade de soluções da hipótese de Riemann. Não sou matemático puro, por isso estão à vontade para trucidar.

  12. Filipe Leite says:

    nso me preocupo minimamente com isso… que tem a esconder que faça o que tem a fazer, eu deixo me verem todos os meus dados pessoais desde que nao os alterem… A Pornografia(Nao Infantil, as mulheres boas:D), Contas Bancarias zeradas, docs do trabalho podem me ver tudo agora so peço que nao me alterem… Gosto dos Hackers e deste tipo de casos, se ha m**** é preciso expor, se roubam, roubem a gente rica pois esses ja “roubaram” a alguem para o ter…

    A historia(realidade) que mais gostei de ler foi um hacker preso com apenas um telemovel fez chegar um fax á prisao de entidades superiores para o libertarem imediatamente, assim o fizeram… admiro hackers, mas se for eu hackeado ficarei fulo como é obvio, mas ao menos nao sao assassinos, pedofilos,traficantes etc…

    • João Henriques says:

      “eu deixo me verem todos os meus dados pessoais desde que nao os alterem… A Pornografia(Nao Infantil, as mulheres boas:D), Contas Bancarias zeradas, docs do trabalho” – Hmmm isto dá para ser mal interpretado. Então deixas verem tudo menos a pornografia infantil? Isso significa que tens pornografia infantil… certo? Se não tivesses, nem sequer tinhas mencionado. É um bocadinho estranho, mas deixa lá, o Papa deve ter uma colecção maior que a tua.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.