Depois de ter visto o seu serviço bloqueado no Brasil, por um período que seria de 72 horas, o WhatsApp foi novamente disponibilizado e estará já disponível para todos.
Desta vez o bloqueio durou apenas algumas horas, e mais uma vez foi levantado com um pedido da empresa. A justiça acabou por dar o dito pelo não dito!
Foram apenas necessárias 12 horas para que o bloqueio ao WhatsApp fosse levantado, trazendo de volta o serviço de mensagens pertencente ao Facebook de volta para todos os que o usam no Brasil.
O WhatsApp teve de apresentar dois recursos para que a justiça brasileira tomasse a decisão de levantar o bloqueio que tinha obrigado as operadoras a aplicar. A justificação usada para que este bloqueio fosse aceite baseou-se no princípio da equitatividade e no facto de não estar a ser respeitada. Eram 100 milhões de utilizadores que estariam privados do serviço quando apenas alguns estão a ser investigados.
A ordem de desbloqueio foi de imediato transmitida às operadoras, que de imediato passaram a permitir a utilização do WhatsApp nas suas redes.
A origem deste caso contra o WhatsApp
Este caso resulta ainda da ordem inicial de informação que a justiça brasileira entregou ao WhatsApp e que quer conseguir o acesso a informação trocada entre vários réus de um processo de tráfico de droga. A empresa alega que não tem forma de aceder a esses dados e que por isso não os pode fornecer.
Depois de em Dezembro do ano passado ter acontecido uma situação semelhante e de até um responsável do Facebook ter sido preso por algumas horas, volta a acontecer o bloqueio e a respectiva ordem contrária. O caso volta a não ficar resolvido e de futuro vão com certeza acontecer novas situações semelhantes.