É verdade que o momento não será o melhor para anunciar mais uma entrada de uma oferta no que toca a carros autónomos, dado que recentemente um carro autónomo da Uber esteve envolvido num acidente que vitimou a mulher que atravessava a estrada. Contudo, é inevitável que estes veículos comecem a sair do papel para o asfalto.
A Waymo, em parceria com a Jaguar, anunciou ontem um novo modelo de carro autónomo. Segundo o CEO da empresa, John Krafcik, o Jaguar I-PACE é efetivamente o primeiro veículo totalmente autónomo do mundo.
Na manhã de ontem, foi apresentado em Nova Iorque um novo modelo de carro para o segmento dos veículos autónomos. Pela mão da empresa de tecnologia autónoma, a Waymo, nasce aquele que é considerado como o primeiro carro premium totalmente autónomo do mundo. Para este feito, a Waymo fez uma parceria com a Jaguar Land Rover para trazer o Jaguar I-PACE.
Waymo tem já tradição nos veículos autónomos
A Waymo planeia equipar 20 mil unidades a serem usadas para o serviço de auto-cuidado público da empresa nos próximos anos, o que permitirá que o serviço ofereça 1 milhão de viagens por dia. Este é o sexto modelo da linha do Waymo, incluindo um pequeno carro, um SUV, um protótipo de carocha, uma carrinha (a Chrysler Pacifica que todos conhecemos) e um camião para operações.
Queremos construir um carro autónomo para cada passageiro e para cada viagem.
Referiu John Krafcik no anúncio.
Ao contrário das unidades que já conhecemos, este carro tem um aspeto moderno, desportivo que apenas tem o motor elétrico. A ideia é que este veículo tenha uma grande autonomia elétrica para que durante o dia este não necessite de ser recarregado.
A empresa tem já planos para dar início aos testes que irão acontecer em Phoenix, nos Estados Unidos. Serão colocados então à prova 20 mil unidades que terão um espaço de 160 quilómetros quadrados para se movimentar. O responsável pela empresa referiu que existe interesse em fazer mais parcerias com empresas fora dos Estados Unidos, empresas que possam ajudar no fabrico e montagem do veículo. Não foi, contudo, especificado qualquer nome.