Pplware

Vídeo mostra como o iPad vai correr aplicações lado a lado

A notícia não é nova e desde os primeiros rumores que se desconfia que a Apple prepara uma alteração profunda à forma como o iOS vai funcionar no iPad.

Esta mudança vem dar a possibilidade aos utilizadores de terem no iPad uma verdadeira multi-funcionalidade entre aplicações, ao poder tê-las lado a lado, a correr de forma igual.

Depois de ter anunciado no Twitter que tinha descoberto o código que vai dar acesso a esta funcionalidades, o programador Steve T-S revelou agora um vídeo onde essa funcionalidades é mostrada.

Nada desta funcionalidade foi mostrado na última WWDC e muito menos conta da lista de novidades que a Apple apresentou para o seu sistema operativo dedicado aos equipamentos móveis. O iOS 8 ainda tem muito para descobrir, mas uma novidade destas seria de certeza apresentada pela Apple como sendo um elemento chave dentro das novidades.

Esta falta de destaque por parte da Apple leva muitos analistas a supor que mesmo estando presente no iOS8 poderá não surgir tão cedo, ou até poderá nem sequer ver a luz do dia.

A verdade é que todo o código necessário para criar a possibilidade de colocar duas aplicações a correr lado a lado no iPad está já presente e pode começar a ser usado para este fim.

É natural que as aplicações que venham a suportar este modo necessitem de ser reescritas e e adaptadas para o suportarem e apresentarem a informação noutras resoluções e noutros modos que não os que actualmente são suportados.

Depois de ter analisado de forma exaustiva o código presente no novo iOS 8, Steve T-S revelou ao mundo que tudo o que o iPad necessita para correr essas aplicações numa única janela está presente e pronto a ser usado, sendo o ecrã dividido em três modos distintos. Ou a um quarto, metade ou três quartos, ocupado a segunda aplicação o espaço que sobrar.

Mas Steve T-S foi mais longe para provar a presença destes modos no novo iOS e criou um vídeo onde, recorrendo ao emulador de iOS da Apple, conseguiu mostrar a forma como a adaptação do ecrã vai ser feita.

A simulação mostrou a forma como recorrendo ao toque com dois dedos vai ser possível rearranjar as janelas das aplicações dentro da área de trabalho do iOS, arrumando-as para que possam receber outra no espaço restante.

Esta simulação mostrou ainda que este é um trabalho em curso e que a Apple tem ainda muito que limar antes de a lançar. As animações entre a arrumação das aplicações ainda tem alguns soluços e não é feita da forma perfeita como o iOS nos habituou.

É ainda visível na simulação que existe a necessidade de serem feitas adaptações às aplicações pois existem elementos que ficam escondidos e que não estão preparados para trabalhar com estas resoluções.

Estas imperfeições vêm dar razão a todos os que dizem que este modo não vai chegar com o iOS 8 e que ficará guardado para uma versão a surgir mais tarde.

Quando o iOS 8 for lançado no Outono todas as dúvidas vão ficar esclarecidas e será possível ver se este modo foi ou não terminado e incluído na versão final.

Exit mobile version