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Vendas de computadores da Apple podem atingir mínimo histórico

As vendas de computadores têm estado a sofrer cortes e reduções ao longo dos anos. Poucas são as marcas que têm crescido e tornando-se mais fortes e a Apple está entre as que conseguiram esta proeza.

Mas as previsões dos analistas apontam para que o reinado da Apple possa estar prestes a terminar e que o último trimestre de vendas foi o pior da marca desde 2013.

Os dados estão a ser avançados por duas das maiores empresas de análises de mercado, que reportam que a Apple estará prestes a anunciar uma mudança grande no ritmo de crescimento de vendas dos seus computadores.

Depois de vários anos com crescimentos recorde nas vendas dos seus computadores, em que conseguia contraria as tendências do mercado que continuavam a registar perdas em todas as marcas e todas as áreas, a Apple poderá ter parado de crescer e ter estagnado as suas vendas.

Os números não são coincidentes entre a Gartner e a International Data Corp (IDC), mas ambas mostram que a Apple não está ao nível do que conseguiu em anos anteriores.

As diferenças são pequenas, mas apontam para um desacelerar das vendas, o que se reflecte num crescimento muito menor, na ordem dos 1,5 no caso da Gartnet, ou um decréscimo de vendas bem real de 3,4% pelos números da IDC.

Estas diferenças resultam de uma diminuição das vendas gerais e que estão menores do que a Apple teve durante o ano passado. Segundo a Gardnet a Apple enviou para as lojas 5,6 milhões de unidades, ao passo que a IDC contabilizou 5,3 milhões de unidades.

Independentemente do valor que for tomado como certo, estes valores representam um decréscimo acentuado face aos que a Apple tinha vindo a conquistar, tendo inclusive este ano passado a ocupar o terceiro lugar na lista de marcas.

A queda da Apple não é isolada e expressa bem o estado do mercado de computadores pessoais, onde as quebras têm sido constantes, de ano para ano.

Para o terceiro trimestre de 2016 espera-se a continuação dessa queda, com os números globais de vendas a cair entre os 7.7%, dados pela Gardnet e os 10.8% da IDC.

Às causas que todos já conhecemos, e que estão a fazer o mercado dos computadores reduzir as suas vendas a cada trimestre que passa, juntam-se agora alguns factores novos.

Em particular destaque está o alto valor do dólares, que acaba por encarecer os equipamentos que são vendidos fora deste território.

Da lista dos restantes fabricantes o topo da tabela continua a ser liderada pela Lenovo, que mesmo com perdas superiores a 4% continua a dominar este segmento.

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