Vandalismo – Wikipedia bloqueia…
da página de José Sócrates! Engenheiro Civil ou licenciado em engenharia civil eis a questão!!! Pois é, a confusão também já chegou à Internet mais propriamente ao site da Wikipédia (Enciclopédia livre online) que disponibilizam uma informação que diz o seguinte "Devido a vandalismos recorrentes, a edição deste artigo por utilizadores não-cadastrados está desabilitada.
Caso isso o afecte, saiba o motivo de tal medida e deixe sugestões de edição na página de discussão (ou faça login).". De acordo com o Público, o artigo correspondente a José Sócrates teve 70 versões durante as últimas duas semanas. Ainda na mesma página da Wikipédia podem-se ler algumas notas que que foram incluídas de forma a tirar algumas duvidas aos navegantes.
Retirado da Wikipédia: # ↑ Segundo o jornal Público " há falhas no processo relativo à licenciatura de José Sócrates.
# ↑ Segundo o jornal "Público", na edição de 05/04/2007, citando um documento oficial do Observatório da Ciência e do Ensino Superior, dependente do próprio Ministério do Ensino Superior, a Universidade Independente não diplomou nenhum engenheiro civil em 1996.
# ↑ De acordo com a edição de 31/3/2007 do Semanário "Expresso", as dúvidas acumulam-se.
# ↑ Diploma assinado num Domingo, diz a Radiotelevisão de Portugal R.T.P.-1.
# ↑ O melhor aluno do Mestrado do I.S.C.T.E, segundo o Diário Digital.
# ↑ Decreto do Presidente da República n.o 19/2005 no Diário da República.
Veremos que grau de escolaridade afinal José Sócrates merece. Por mim... Mas já viram os certificado de frequência do nosso primeiro ministro da primária? Isto pode já vir de trás, atenção!!! 😉
Este artigo tem mais de um ano
oh se formos a ver na realidade só deve ter a 4ª classe tirada a noite… é incrível como este País está cada vez mais na m**da à conta destes artolas. Só de ouvir Ota e IVA, Salários em excesso para governantes e amigos, tribunais entupidos com pedidos de falência e a corrupção que se alastra por todo o pais, penso seriamente em emigrar.
@ starkiller – faltou referir o IA 😛
Eu gostava era de saber como as pessoas perdem tempo com isto.
Um antigo presidente francês tinha a 4ª classe.
Winston Churchill tinha o 7º ano inglês
Segundo sei, para se ser politico não há entraves a nível de escolaridade, e caso haja, e se for algo do tipo escolaridade mínima obrigatória, o Sócrates tem-na de certeza!
Ele está na sua posição actual à mais de 2 anos e o seu curso de engenharia até agora não lhe deve ter servido de nada.
Agora até o nosso presidente da república vem dizer que a situação é grave…
Grave é uma universidade estar naquela situação, e envergonhar o ensino privado português. Amigos meus que estudam em universidades privadas já pensam em fazer transferências como acto de protesto.
Imaginem-se a estudar e a pagar 3 ou 4 vezes mais que um estudante de uma pública (que já não é pouco) e depois a verem o vosso curso por água a baixo por alguém se andar a divertir com o dinheiro que vocês pagaram durante anos.
Voltando ao principio, que alguém me corrija se é necessário um diploma de engenharias para se representar um país…
Esta mentalidade mesquinha e o jornalismo fraco e escandaloso não deixa de me surpreender
@ Paulo Ribeiro – eu falo por mim mas não me agrada nada a ideia de ter um gajo à frente de um País sem saber fazer 1+1… e depois não é o facto de ter ou não ter diploma mas sim de ele e outros andarem a enganar os portugueses, cometer ilegalidades e basicamente enriquecerem à pala dos dinheiros públicos
Grave é alguém pensar que o problema é as habilitações dele e não o facto de ter-se passado pelo que não é…
Que tristeza de país quando há quem diga: O que é q isso interessa? Desde que faça bem o trabalho dele… Por isso é que mentiu em relação aos impostos, em relação ao emprego e até em relação às habilitações. Mas o que é que isso interessa… Nada, não é Paulo Ribeiro?
Afinal quanto é que o Pinto de Sousa deu pelo canudo ? Alguém sabe se saiu em conta ? Se calhar os cursos no ISEL e no Técnico eram mais caros. Deve ter sido por isso.
@ Paulo Ribeiro – O que se confirma é o estilo manipulador do Sr. Primeiro Ministro e dos Governos do PS em geral. Não há qualquer duvida que o Sr. José Sócrates comprou a sua licenciatura, assim como esperava comprar quem descobri-se esse facto. Para bem da verdade nacional espero bem que toda esta situação seja aclarada.
Toda a informação sobre esta polémica em: http://doportugalprofundo.blogspot.com/
@Paulo Ribeiro,
Não tenho problemas nenhum em ter PM um tipo que não é licenciado.
Tenho é muitos problemas em ter um tipo que usa falsas habilitações e títulos (para se usar o título de Eng., tem de se estar inscrito na Ordem, coisa que o Engenheiro Técnico Pinto de Sousa não está).
Para os mais desatentos, digo apenas que a biografia oficial do PM, já teve, pelo menos, 3 versões desde que se iniciou a polémica. Ou seja, o nosso PM nem o seu CV sabe fazer, tendo sido obrigado a mudá-lo 2 vezes. Isto eu não posso admitir.
Em Portugal é comum criticar-se as pessoas com diploma, devido ao (estupido, a meu ver) sentimento de inferioridade. Isto muito por culpa dos falso licenciados, e falsos licenciados há em todas as universidades, quer sejam os compram o curso! os que se penduram noutros para o fazer, ou pagam alguém para o fazer! ou até os que tiram cursos da treta (desculpem a expressão, mas devido a sua facilidade, não fizeram a pessoa evoluir nada) e depois exibem o curso como isso só por si demonstrasse que sabem mais do assunto.
Para mim a questão é simples, se houve ilegalidades à que averiguar. Se tem ou não curso, é para o lado que durmo melhor. Preocupa-me realmente muito mais a questão da OTA, perceber se realmente não é um buraco onde nos vamos enviar!
Espero sinceramente que não se use isto para dissolver o governo, porque embora impopular, tem tomado algumas medidas importantes, e trocar agora é deitar o trabalho de muitas medidas impopulares à rua, o que é mau, elas têm de ser tomadas! Ou se faz tudo de uma vez e resolve-se ou vem um governo passear, e no ano a seguir tem de as tomar porque isto não está mesmo bem!! É um bocado como correr um anti-vírus e o PC ficar muito pesado, e nós a querermos jogar… A certa altura decidimos parar o anti-vírus antes de ele terminar para ir jogar, acabámos de perder o tempo que ele já tinha estado a fazer scan, da próxima vez vai ter de o repetir do inicio…e temos de o correr porque sabemos que temos vírus eheheh
Um pais só de doutores não funciona!! nem sem doutores! Para isto funcionar tem de ser cada um no seu galho e respeitando uns aos outros! Cada qual tem o seu valor, nem mais nem menos.
O que está em questão não é o facto do Pinóquio Mor ser ou não licenciado… mas sim se andou a criar um currículo virtual….
Para mim é um mentiroso compulsivo… primeiro era engenheiro civil depois já era só licenciado na dita cuja, depois tinha uma pós-graduação em qualquer coisa sanitária, depois já não era uma pós-graduação e para terminar concluiu o curso em 1996 e anedota das anedotas nesse ano segundo um relatório governamental não houve qualquer licenciado em engenharia civil pela universidade independente…cada um que tire as suas conclusões…
[quote]Mas já viram o certificado de frequência do nosso primeiro ministro da primária? Isto pode já vir de trás, atenção!!! [/quote]
Eles deviam era ver o do Guterres… isso sim! lol. “Ora… É só fazer as contas”.
Para mim é pior a corrupção da OTA do que a licenciatura do Sócrates, mas isso sou só eu…
Se comprou a licensiatura e isso é ilegal, ok, punam o homem, o que eu me referia nao era o facto de ele a ter comprado, era sim o facto de ele não a ter. isso nao o impede de ser primeiro ministro.
caso a punição lhe tire o titulo, tudo bem, agora, fazer caso por ele nao a ter, axo ridiculo
até o grande Luis Filipe Vieira tem só 4ª classe 🙂
Vamos lá avaliar uma coisa, o PM alguma vez veio a publico dizer que é isto ou aquilo? Eles normalmente tem relações publicas que tratam disso. Estou do lado do que o Paulo Ribeiro afirma, não interessa nada a vida privada do PM, antes de ele ser eleito, estavam todos preocupados que ele fosse gay, agora isto. pff Mas para calar rumores defendo que façam justiça e que se comece a mexer no assunto e levantar os demais podres que vivem na sociedade sobre a mesma capa.
O titulo de engenheiro é tão banal quanto o de doutor, qualquer contabilista a patrão com a 4ª classe é chamado de doutor ou engenheiro nos dias de hoje, só porque ostenta um cargo de responsabilidade.
Outra questão que ai foi falada é a discriminação da privada, infelizmente ainda não existe uma comissão de regulação do ensino superior que seja unânime para publico e privado. Pois acredito que caso existisse iriam ser expostas irregularidades tanto num como no outro ensino. (de lembrar a taxa de reprovação no ensino superior publico português, segundo a OCDE ascende os 50%, ou seja anda muita gente a queimar dinheiros públicos, mas isso ninguém se importa)
E que fique claro, 99% dos alunos formados no privado é com mérito próprio não é a comprar canudos. Copianços ou fraudes há nos 2 ensinos. A única diferença é que enquanto ao aluno do publico é dada liberdade de fazer 1a cadeira por ano, o da privada sai-lhe caro do bolso, acaba por isso por fazer o curso rapidamente. A treta das diferenças de media não pode ser chamada, pois toda a gente ou a vasta maioria que concorre ao publico fá-lo porque o ensino é de borla (ou quase de borla quando comparado ao privado) e não pela qualidade que possa ter, logo tem que haver entraves, pois é impossível sustentar milhares de pessoas. Alem de que nos últimos 10 anos o ensino superior passou a virar moda, muita gente que la anda, pode até não saber nenhum do que anda lá a fazer, mas adora usar o termo “vou para a faculdade” e quando ouvem alguém a dizer “vou para a escola” (sim porque há escolas superiores) ficam horrorizados.
Só duas notas:
1 – «O melhor aluno do Mestrado do I.S.C.T.E» – um MBA não é um mestrado, e sim uma pós-graduação, sendo esta última uma formação complementar, mas não um grau académico per se.
2 – Que o 1º Ministro é licenciado em Eng.ª Civil, deve ser, de facto. Agora não pode é intitular-se Engenheiro, pois não está devidamente acreditado na respectiva ordem.
De resto, é como muitos já escreveram, não é tanto o ter ou não ter grau académico, se bem que para gerir um país é necessário possuir dois dedos de testa devidamente credenciados, é sim esclarecer se esse grau académico – licenciatura em Eng.ª Civil – é claro e inequívoco, o que provavelmente até deve ser.
Para mim esta questão nao tem o minimo interesse…
Se é ou não é eng.civil não é o que vai melhorar a minha situaçao ou a situaçao do país.
Se “mentiu” em relação à obtenção do diploma….mostrem-me um politico que nunca tenha dito nenhuma mentira…
Isto não passa de um “escandalo sob encomenda”…
hummm e já vasculharam a primária???
duvido que a tenha feito!!!
Além de mentiroso tem tiques de censor!!! Esta corja mete-me nojo!
Tem o canudo que o País merece.
Esta polémica à volta do diploma ou do não diploma, só vem a acentuar uma questão pertinente para mim. Os portugueses vivem de canudos.
Só é válido o gajo que frequentou o ensino superior. É mais importante, é bem/chique ter um diploma. É ser-se superior aos outros. Mesmo que na prática não perceba ponta dum corno. Tem um canudo. Depois…
Depois, há que ir para as empresas aprender com os verdadeiros técnicos, com os “formados em trabalho” na escola da vida.
Só quando deixar de haver elitismo motivado por um papel e a dar-se o devido valor a todos os que são formados por competencia profissional, aí sim teremos um País evoluido.
Até lá divirtam-se com sarcasmos do género, e a chamar “sr. Dr.” a todos e mais alguns. E a ver…a Vida por um canudo.
Um abraço a todos (c/ & s/ o dito)
paulográcio
O que mais me preocupa é a mentalidade deste povo ignorante que vota na Fátima Felgueiras, No Isaltino e noutros que tais e que concerteza irá votar neste aldrabão.
Pois é, em termos de desabafo, temos os políticos que merecemos!
Isto do Socrates ainda tem de ser contado na primeira pessoa .
Agora que a Wiki já devia ter bloqueado milhares de artigos há muito tempo quando ainda era credivel .
Bem Haja
Carlos
até é de louvar se o homem não tem estudos ou se é ou não engenheiro,chegou a 1 ministro essa é que é a verdade..perde -se muito tempo a falar de coisas mesquinhas..tanta gentinha que vincou na vida e nem sequer tinham estudos..fiquem bem
Que país..
Que vergonha começo a ter deste país e do seu povo..
Mas que interessa o curso ou ser dr ou engenheiro, é mais que os outros?? É mais esperto, honesto, humilde??
Se o socrates mentiu, sim deve pedir desculpa e acabou o filme..
Com assuntos tão sérios que devem ser tratados e que vão fazer o nosso futuro, este país preocupa-se com diplomas..
E não sou licenciado ou engenheiro ou doutor, sou menos que os outros?? Enfim…
É tão bonito ver os papás e mamas dizerem no café ” Ai o meu filho é doutor/engenheiro “.. E dps perguntar ” Trabalha aonde ou faz o que?” e resp. ” Coitadinho ainda não tem trabalho”..
Pois eu não sou engenheiro ou doutor e tenho trabalho e até de mais…
Gosto de mt de portugal, mas assim qualquer dia até na Àfrica hà melhor qualidade de vida ( se é que não hà já )…
Só mais uma coisa..
A minha familia sempre disse:
” Há o doutor e engenheiro, mas tb tem de haver o servente, o pedreiro, o homem que trata do lixo, o homem da lixeira, o apanhador de lixo na rua, etc.. ”
Ou julgam que as coisas se fazem sozinhas, todas as profissões são dignas, mas infelizmente neste país hoje mais que nunca o diploma é que faz a pessoa trabalhar numa profissão digna ou não…
Abraços 🙂
Não faltam ditos doutores ignorantes e ditos ignorantes que sabem mais do que esses ditos doutores.
Somos um país atrasadinho e gostamos de o ser porque sempre que aparece alguém mais eficaz e competente lá vai 1/2 país fazer-lhe a vida negra.
Desde Cavaco Silva que não temos um 1º ministro com tamanha eficácia e isso chateia…
Mas quem é que quer saber de canudos quando não passam de lérias em eficácia e competência?
Deixem-no trabalhar e nas urnas ninguém consegue enganar os ditos ignorantes!
Antes de mais, e pelos imensos comentários, fico feliz por se manifestarem pelo assunto, se fosse a uns dez anos atrás, havia muitos poucos comentários. Depois gostava de dar a minha opinião sincera, sim porque como estou no anonimato poderei dize-la. Acho que isto é mais um plano do PSD, que querem difamar o nosso Primeiro Ministro, o unico que mostra pelas suas duras decisões que quer um Portugal melhor, mais produtivo, mais competitivo e mais justo. Para o seu governo era mais facil fazer o que o povo gosta, mas se assim fosse Portugal ninca teria o décise diminuido nem secalhar daqui a uns bons anos teriamos melhores condições e oportunidades. Mas vamos deixar estes assuntos puliticos com tanta opinião diferente, o que conta é no fim quando olharemos para o antes e o depois. Tambem devem de reparar que durante as eleições haviam boatos de que José Socrates era Gay. Todos esses boatos tiveram um só objectivo, manchar a sua imagem. Este é mais um boato, coisas sem importância. Pois o Principal está lá, José Socrates e o seu Governo enfrentaram o Podre de Portugal, e são essa gente perigosa e sem escrupulos, que estam a perder, são esses que mancham como conseguem a imagem do nosso Primeiro Ministro. Não se esqueçam do que Jardim disse à comunicação social, e o PSD, com os cartazes a dzerem AINDA ACREDITAM? –
Sim ainda acredito
Os canudos valem o que valem.
Existem estudos que provam que em Portugal o facto de se ter uma licenciatura corresponde a um acréscimo médio de 60% no ordenado.
Ou seja Portugal é o país da EU em que ter uma licenciatura faz mais diferença.
Estudos a mais nunca fizeram mal a ninguém, no entanto sem dúvida que a honestidade não se educa nem se ensina.
E a questão é mesmo essa… trata-se de uma questão de honestidade e justiça.
Eu sei o que custa tirar uma licenciatura, o trabalho, a dedicação, o esforço e tudo o mais… e não acho justo que o Sr. José Sócrates seja beneficiado e compre um curso superior apenas para ficar bem no seu CV.
Uma coisa é certa não é com o grau de engenheiro que o Sr. José Sócrates vai conseguir provar que é alguém a quem se pode entregar os destinos de um país como Portugal.
Esta é apenas mais uma prova que este governo está a apodrecer.
Isto é uma vergonha e mais vergonhosos ainda são os eleitores que aceitam sem contestar a mentira e a prepotência deste governo.
Vergonhoso e insultuoso para todos os estudantes que se forçam/forçaram para tirar um curso qualquer com mais ou menos dificuldades e chega aí um merd*s desses e fica logo apto a passar assinaturas à pato … além de que quanto mais se fôr graduado nos organismos públicos mais se ganha ao contrário do sector privado.
Pode nem fazer mais nada, mas em cargos de chefia o facto de se ter um diploma A, ou B faz diferenças a nível de ordenados …
Não é corrupção porque não há dinheiro debaixo da mesa, mas acaba por ser corrupção moral, já que depois se torna mais fácil aos responsáveis por essas bacoradas adquirirem cargos públicos aqui e ali …
Infelizmente não é só ele que têm cursos desses … aqui e ali compram-se com amizades duvidosas resmas de cursos e cargos …
A mim o que mais me espanta é que a agência de “publicidade” do Sócrates está a lidar com este assunto de uma forma totalmente amadora, estão á espera do quê para esclarecer este assunto? que ele seja esquecido?
Na altura em que o Dr. (?) Santana Lopes era PM, esta polémica que envolve uma mentira (ou não??) seria caso mais que suficiente para derrubar o governo, sem sombra de dúvida. Com tamanha ineficácia, incapacidade e incongruências na administração do país, este PM é com clara evidência suportado pelos lobbys que ditam as leis que lhes são mais convenientes. Isto de querer difamar ou não é relativo, de ser gay ou não, de ser isto ou aquilo. Sei que funciona para os dois lados! É preciso é ter uma boa base de suporte e umas boas costas largas, coisa que o Dr.(?) supracitado não tinha. Resultado: Bateu no fundo! Há muito que deixei de acreditar, sou um homem descrente no que respeita a politiquices (não preciso que ninguém me pergunte se ainda acdredito). Estamos a falar de alguém com !!Competência-Idoneidade!! para liderar 10 milhões de portugueses. E de facto o que observo diáriamente (com muita atenção), desde há dois anos para cá, é um verdadadeiro palhaço a fazer rir a triste sina da sua audiência! Salvem-nos, por favor, vamos “limpar” os podres de Portugal, às Armas! Realmente só espero que o meu filho, ainda por nascer, não seja mais um descrente quando compreender “o lugar” do seu nascimento (e não me culpe disso)…
O Inconformado
Pedro Pinto Concordo em pleno contigo. Venham os políticos da nova geração, esses sim terão consciência, mas onde estão esses políticos?
O sr. socretes tem de fazer uma plastica pois ja se andam a notar as rugas…obrigada pela sua atenção…