PplWare Mobile

UX MS: Relato do evento

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Narciso


  1. Pedro Cerqueira says:

    Parabens Ana. Bom report.

  2. Sergio says:

    A ultima parte é aquela que eu estou convencido que será a grande cartada da Microsoft: O Windows 8, mais concretamente a sua interface.
    A Metro estarás nos computadores, nos tablets e as pessoas irão começar a achar que o WP é transposição disso para o smartphone. Será uma linguagem comum, obviamente não estou a falar da do programador. O utilizador utilizará o WP, exatamente como no PC.
    Provavelmente ainda não será o dispositivo universal que faz tudo, mas a forma como interagimos com ele passará a ser universal. Isto claro no universo Microsoft

  3. r0ckf3l3r says:

    @Ana Narciso
    Obrigado e parabéns pelo relato do evento. Tive pena de não poder participar.

    @Sergio
    Discordo completamente da tua opinião, na medida em que a Metro UI para mim não é natural.
    Como é possível deduzir pela minha opinião, não uso um WP, e concordo que para quem usa o mais recente WP7, a UI do Windows 8 seja algo que se assemelha ao que é possível encontrar já no seu telefone.

    Para mim, no entanto, a Metro UI que já tive oportunidade de experimentar não acrescenta nada, e pelo contrário, torna a minha utilização do SO muito mais custosa. Não é natural, e dá-me a entender que o interface é pensado para dizer ao utilizador, com letras grandes e grossas “Estou aqui!”, o que não significa que tenha as suas vantagens (como é o caso dos utilizadores casuais).

    Como termo de comparação, uso a minha mãe. No dia em que instalei no portátil dela o Windows 7, a primeira coisa que ouvi foi “Volta a colocar como estava, que eu não me entendo com isto”. Receio que, no momento de passagem para o Windows 8, muita gente vá sofrer do mesmo mal.

    Acho que é bom apostar em novidade, porque é assim que evoluímos, e velhos do Restelo como eu há sempre imensos. Mas tenho as minhas dúvidas em relação a esta interface. Acho que não é o momento ideal para colocar o Windows 8 em todas as plataformas. Se o utilizador não estiver já familiarizado com a interface num smartphone e num tablet, e tendo em conta que a interacção utilizada num smartphone e num tablet são distintos de um computador pessoal, receio que venha a encontrar-se uma parede.

    Numa frase: A tecnologia certa no momento errado, por vontade de ultrapassar competidores.

    Cumprimentos

    • anog says:

      @r0ckf3l3r
      “it’s natural once you know how”

      Acho que esta frase do Bill Buxton diz muito sobre o windows 8. Sim, é diferente de tudo (e tal como Arnie Lund disse, é uma grande aposta da parte da microsoft) mas a grande vantagem é o facto de se estar a criar todo um eco-sistema baseado nos mesmos conceitos. E a partir do momento que se sabe trabalhar num dispositivo, sabe-se trabalhar em todos, e torna-se natural interagir quer seja com um tablet, com um telefone ou um computador.

      @Ana Narciso
      Excelente artigo! Realmente as palestras foram muito boas. Apenas uma curiosidade: após o falhanço do UMPC, parte da equipa foi trabalhar para o Surface e a outra parte para o Windows, aproveitando todo o conhecimento que tinham adquirido. Se não me falha a memória, parte dos que foram para o Surface estão agora no windows 8

      • r0ckf3l3r says:

        @anog
        Concordo com todas as referências que fazes menos com a seguinte: “a partir do momento que se sabe trabalhar num dispositivo, sabe-se trabalhar em todos, e torna-se natural interagir quer seja com um tablet, com um telefone ou um computador”.

        Os computadores com interface táctil não são uma coisa do futuro, mas não são sobejamente utilizados. Nesse sentido, a interacção entre um tablet ou smartphone e um computador difere no dispositivo através do qual manipulamos o espaço.

        É a mesma coisa que a Apple fez com o Lion e o scroll trocar a direcção por defeito (scroll up faz a página deslizar no sentido do dedo). Eu considero natural, e gosto de utilizar o trackpad assim. No entanto, quando utilizo este comportamento com um rato, faz-me confusão, sobretudo pela criação de hábitos.

        Veremos mais para a frente como é que o Metro UI vai evoluir. O facto de eu não considerar natural não significa que não o seja para outros. É, acima de tudo, uma questão de adaptação.

    • Sergio says:

      Não quero discutir se o Metro é mais natural ou menos natural, porque há ainda muita coisa a ser limada. Poderá ser até apenas no W9, ou no W10 ou no W99. O que discuto é a linguagem uniforme em todos os dispositivos. Daqui a 1 ano (não importa se 1 ou se 1000) as pessoas acharão estranho que se tenha uma interface para o telemovel e outra para o pc e outra para o tablet.
      Voltado à questão do UI do Metro. As pessoas acharam estranha a interface do Xp e até que muita gente (incluindo eu) mudava para a interface classica. No Vista muita gente achou aquilo muito estranho, mas depois foi limado e saiu a maravilha do 7. Portanto vamos deixar amadurecer e ver o que sai. Não vamos ser como aqueles mirones que criticam uma estrada quando está a ser feita e quando vêm o trabalho final começam a desdizerem-se.
      Ainda sobre o metro, há uma coisa que acho que a maior parte das pessoas ainda não compreenderam. O conceito desktop é importante quando como o próprio nome diz estamos a trabalhar sobre uma secretária, a fazer multiplas coisas. Isso não está abandonado no Metro. Apenas é um subset do que queremos fazer. Para a utilização quotidiana e muitas vezes profissional não nos interessa a secretaria, mas sim a aplicação, ou as aplicações. A Metro UI está muito focada para a aplicação enquanto que o conceito de secretária para a interação entre aplicações ou ficheiros. Não vejam aquilo apenas como um menu Iniciar. Com o tempo muitas pessoas deixarão sequer de pensar em desktops. Se pensarmos bem, o desktop é uma abstração adicional. Quando ligamos o computador não deveriamos estar à espera de uma secretária com uma pilha de ficheiros ou icones. Deveriamos estar à espera daquilo que realmente queremos: as aplicações. Sim o IOS faz isso bem, mas a Metro UI parece levar o conceito mais adiante

  4. Nuno Gonçalves says:

    O Windows 8 vai ser muito revolucionário, não estou com esperanças em termos de sistema operativo, porque penso que vai ser muito parecido com o antecessor, mas em termos de interface tem muito para oferecer 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.