Pplware

Ursula von der Leyen marca Dia da Europa com visita a Kiev

O Dia da Europa celebrou-se durante o dia de hoje, 9 de maio. Para o assinalar, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, visitou Kiev e discutiu questões relacionadas com a defesa e a integração da Ucrânia na instituição.


Anualmente, no dia 9 de maio, celebramos a histórica Declaração Schuman, que definiu uma nova forma de cooperação política. Teoricamente, esta tornaria impensável a guerra entre as nações que constituem a União Europeia (UE). Aliás, é considerada o início da instituição como a conhecemos, hoje em dia.

Para assinalar mais um aniversário da criação de uma instituição organizada, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, visitou Kiev. Num momento de autêntico terror, na Ucrânia, a líder europeia discutiu, com o presidente Volodymyr Zelenskyy, questões relacionadas com a defesa e a integração da Ucrânia na Europa.

A Ucrânia tem lutado pelos ideais da Europa que hoje celebramos para criar uma unidade e uma paz duradouras.

Disse a presidente da Comissão Europeia, assegurando que a viagem serve para reiterar o apoio da instituição à Ucrânia.

Os nossos esforços em prol de uma Europa unida, da segurança e da paz, têm de ser tão fortes como o desejo da Rússia de destruir a nossa segurança, a nossa liberdade e a nossa Europa.

Partilhou, por sua vez, Volodymyr Zelenskyy, durante uma conferência conjunta.

Mais do que isso, o presidente da Ucrânia reiterou o desejo do país em aderir à UE, dizendo que “chegou o momento de eliminar a incerteza política artificial nas relações entre a Ucrânia e a UE”.

Chegou o momento de tomar uma decisão positiva sobre a abertura de negociações para a adesão da Ucrânia à UE.

Para Ursula von der Leyen, “foram feitos muitos progressos, mas o trabalho tem de continuar”. Afinal, a sua presença, em Kiev, num dia importante como este, “é também sinal de uma realidade crucial e muito prática: a UE está a trabalhar lado a lado com a Ucrânia em muitas questões”.

Exit mobile version