Os dados dos utilizadores são, hoje em dia, um dos bens mais valiosos da Internet. Todas as empresas procuram preservar essa privacidade, mas muitas vezes não é isso que acontece, sendo já muitos os casos conhecidos.
Misturado com o recente caso da Uber e da Apple, surgiu agora a certeza de que a Unroll.me estava a vender os dados dos seus utilizadores à empresa de transportes.
Foi o jornal New York Times que revelou vários dos métodos usados pela Uber para conseguir ter acesso a informações privilegiadas e que lhe dava vantagem sobre a concorrência. Para além de usar a sua app iOS para recolher esses dados, aparentemente usou também dados comprados à Unroll.me.
A venda dos dados da Unroll.me à Uber
Para além da suspeita de, alegadamente, rastrear os utilizadores no iOS, o jornal revelou também que era prática comum na Uber a compra de informações privadas da Unroll.me para seguir os utilizadores dos serviços concorrentes. Com essa informação, a Uber conseguia saber o estado dessas empresas e também dos seus utilizadores.
A revelação desta informação não foi bem-recebida pelos utilizadores do serviço Unroll.me, que rapidamente manifestaram o seu desagrado e a sua revolta nas redes sociais.
Uma prática normal na Unroll.me
O Unroll.me é um serviço que funciona de uma forma muito simples e cujo objetivo principal é ajudar o utilizador a manter a sua caixa de correio organizada e livre de e-mails indesejados.
Apesar da maioria não saber, a Unroll.me recolhe informação variada sobre essas mesmas caixas de correio, anonimizando-a e vendendo-a depois a empresas.
Muitos podem não considerar correta esta prática, mas a Unroll.me, que é pertença da Slice Intelligence, tem esta sua prática definida nas condições de utilização e na política de privacidade, o que a iliba totalmente de qualquer processo ou queixa.
O pedido de desculpas da Unroll.me
O peso deste caso está a ser grande para a Unroll.me, tendo o seu CEO, Jojo Hedaya, vindo a público pedir desculpa e mostrando-se triste por ver que os utilizadores do seu serviço estão aborrecidos ao saberem desta situação.
A Unroll.me não é a única empresa a fazer este tipo de análise e recolha de dados, mas a sua posição, vendendo a informação, é única e não é bem-recebida pelos utilizadores, que confiavam no serviço e lhe davam acesso incondicional aos dados.
Tudo deverá ficar na mesma, mas agora os utilizadores do Unroll.me estão cientes das suas práticas e podem decidir se querem ou não continuar a usar o serviço nestas condições.