Pplware

Uma breve história do IE…

Uma as notícias desta semana foi sem dúvida a disponibilização da versão final do mais recente browser da Microsoft. Todo o esforço e empenho que foram aplicados pelos programadores resultaram num browser que consegue lutar de igual com todos os que estão no mercado e com os que estão prestes a chegar.

Este browser tem já um longo historial e desde 1995 que a Microsoft o tem disponível nos seus sistemas operativos. A sua aparição foi feita no Windows 95 e desde essa altura que tem estado presente em quase todos os computadores que acedem à Internet. Hoje trazemos um pouco de história do que tem sido este browser, para que todos o passam conhecer um pouco melhor.

O vídeo que vamos apresentar abaixo é da mesmo autor que nos trouxe um outro, e que vos apresentámos neste artigo, onde era mostrada a possibilidade de actualizar o Windows desde a sua versão 1 até à mais recente versão 7, passando por (quase) todas as versões que foram disponibilizadas ao público.

Desta vez a ideia que foi aplicada baseia-se nas versões disponibilizadas do Internet Explorer. Vão ser acedidos diversos sites e realizados os testes Acid para verificar do cumprimento dos diferentes standards. Todos foram testados, desde a velhinha versão 1 até à ainda escaldante e actual versão 9.

Naturalmente que seria esperado que as versões mais antigas do IE não tivessem um comportamento pouco aceitável, mas foi estranho ver que a versão 7, que foi uma mudança radical na filosofia e que quebrou com a base do IE6, não obteve o resultado que seria adequado à sua idade e ao que prometia.

Um browser que chegou a ter mais de 90% de quota de mercado e que está actualmente muito mais abaixo tem de forçosamente trazer a público características inovadoras e que sejam diferenciadoras.

A Microsoft fez o seu trabalho de casa e apresentou um browser que promete muito. Provavelmente irá cumprir e dar aos seus utilizadores tudo o que pretendem, mas deverá ter muito cuidado com o que a concorrência apresentar.

Esta é uma área em constante desenvolvimento e as novidades aparecem todos os dias. Vejamos como a Microsoft reagirá!

Artigos relacionados:


Homepage: Internet Explorer

Exit mobile version