Atualização: Depois da investigação dos EUA, Polónia confirma que míssil é da defesa antiaérea ucraniana
Num momento em que a Ucrânia canta vitória por voltar a ter a cidade de Kherson, eis que surge uma notícia inesperada. Um alto funcionário dos serviços de informações dos Estados Unidos revelou que mísseis russos caíram na Polónia, país membro da NATO.
O incidente causou a morte a duas pessoas.
Mísseis atingiram aldeia polaca a 10 km de Ucrânia
Dois mísseis russos atingiram a Polónia e provocaram, pelo menos, dois mortos. A revelação foi feita pelos Estados Unidos da América, segundo foi registado pelo seu sistema de inteligência. A informação foi avançada pela rádio polaca ZET e, entretanto, confirmada uma fonte das secretas dos Estados Unidos, citada pela Associated Press.
O Primeiro-Ministro @MorawieckiM convocou de emergência a Comissão do Conselho de Ministros para os Assuntos de Segurança e Defesa Nacional, segundo publicação de Piotr Mueller.
Premier @MorawieckiM zwołał w trybie pilnym Komitet Rady Ministrów do spraw Bezpieczeństwa Narodowego i spraw Obronnych.
— Piotr Müller (@PiotrMuller) November 15, 2022
Nas redes sociais estão já a ser partilhadas imagens deste ataque, que acontece na aldeia de Przewodów que fica a 10 quilómetros da Ucrânia. Um trator e um atrelado de transporte de cereais ficaram completamente destruídos.
BREAKING:
2 Russian stray missiles have just hit a farm in Przewodów on the Polish side of the Polish-Ukrainian border, killing 2 Poles.
Polish PM Morawiecki & President Duda have summoned a crisis meeting of the National Security Bureau.
NATO article 5? pic.twitter.com/sDSoGMO6xP
— Visegrád 24 (@visegrad24) November 15, 2022
A confirmar-se a autoria do ataque, esta é a primeira vez que a Rússia terá, desde o início da guerra ultrapassado um limite estabelecido pela Nato.
Atualização:
Depois de ontem o território polaco ter sido atingido por dois mísseis e ter provocado duas mortes, as culpas estavam apontadas para a Rússia. A confirmar-se um ataque em território da NATO, a guerra poderia tomar um rumo ainda mais assustador para o mundo.
Contudo, depois de uma noite de investigações, as notícias de hoje dão como certo de que o que atingiu a Polónia foram mísseis de defesa antiaérea ucraniana. Este míssil terá sido usado para travar um outro vindo da Rússia.
A Polónia já veio confirmar que se terá tratado de um “incidente infeliz”, pelo que a NATO não deverá responder de forma bélica.