Uma das maiores queixas dos utilizadores do Netflix são as imposições geográficas que são aplicadas sempre que estes viajam para outros países.
Esta realidade foi agora terminada com uma directiva da União Europeia, que quer acabar com as fronteiras para os serviços online na Europa.
Este processo de alteração da lei foi iniciado em Dezembro do ano passado e tem como objectivo acabar com as barreiras geográficas que são aplicadas sempre que os utilizadores de serviços como o Netflix viajam entre países. Em cada país que é visitado, o Netflix passa a poder apenas mostrar conteúdos desse mesmo país, não dando acesso a todos os conteúdos do país de origem.
Mas na passada sexta-feira, os representantes dos diversos países da União Europeia prepararam o caminho para que a nova lei sobre os conteúdos seja aprovada pelos diversos ministros, quando reunirem no dia 26 de Maio.
Após a sua aprovação, a lei irá ser implementada e os utilizadores vão passar a poder aceder aos conteúdos que subscreveram no seu país de origem noutras localizações, durante um período temporário. A duração desse período não foi especificada.
É esperado que esta mudança apenas ocorra em 2017, na mesma altura em que o roaming de chamadas será também eliminado, abolindo de forma completa as fronteiras no mercado da União Europeia.
Esta é uma medida que era pedida já há muito tempo mas que teimava em não ser implementada. A decisão da União Europeia vem assim acabar com as fronteiras entre países e abrindo o acesso aos conteúdos de forma transparente, independentemente do país de origem do utilizador.