Pplware

Ubuntu também já chegou à Internet das Coisas

Snappy Ubuntu Core é a resposta da Canonical

A transposição dos objectos do nosso dia-a-dia para a Internet e para a sociedade da Informação tem levado a que os sistemas operativos tenham de se adaptar e que passem a contar com versões ajustadas a estes novos equipamentos.

Se até agora as ofertas eram demasiado simples e davam a esses objectos um grau de autonomia e usabilidade muito reduzido, começam lentamente a surgir propostas que alargam um pouco mais esses conceitos.

A Canonical e o Ubuntu não quiseram ficar de fora deste novo mercado e lançaram agora o Snappy Ubuntu Core, a sua versão do sistema operativo para a Internet Of Things.

O Snappy Ubuntu Core era já conhecido desde o final do ano passado quando foi apresentado como uma versão dedicada a serviços Cloud, sendo um Ubuntu, mas desprovido de um conjunto de funcionalidades que não são relevantes para o serviço que vão prestar.

O anúncio agora feito vem alargar ainda mais o Snappy Ubuntu Core ao trazê-lo para os dispositivos que vão começar a ocupar o espaço que a Internet Of Things começa a criar.

É uma versão dedicada a ser usado onde as versões de Desktop do Ubuntu não conseguem correr, principalmente devido à falta de recursos. Basta um processador de 600Mhz e 128MB de RAM para correr esta versão.

Na base do Ubuntu Core está o Snappy, um novo modelo de distribuição de pacotes que dá a garantia de instalação e a capacidade de reverter a qualquer momento para as versões anteriores, evitando desta forma sistemas comprometidos ou simplesmente inutilizados.

A transposição do Snappy Ubuntu Core para os dispositivos móveis será simples graças ao modelo que a Canonical criou e em particular à versão mais despida do Ubuntu, onde todos os componentes estão reduzidos ao mínimo e essencial.

Para já o Snappy Ubuntu Core será apenas usado em parcerias da Canonical com algumas empresas que estão dedicadas à robótica e a drones, mas as possibilidades deste sistema na integração com outros sistema irá abrir-lhe as portas para outros cenários de integração.

A garantia de fiabilidade e de estabilidade que o Snappy Ubuntu Core promete tornam-no num sistema a ter em conta e que de certeza será usado por muitas empresas no desenvolvimento dos seus novos dispositivos ligados à Internet das Coisas.

Depois de ter mostrado a sua usabilidade em serviços cloud, o Snappy Ubuntu Core chega agora para conquistar os objectos do dia-a-dia, interligando-os e ligando-os à Internet.

Quem quiser ver e testar o Snappy Ubuntu Core pode fazê-lo já através da utilização das diferentes imagens e da informação que a Canonical está a disponibilizar no seu site dedicado ao Snappy Ubuntu Core.


Homepage: Snappy Ubuntu Core

Exit mobile version