A corrida das marcas na criação de carros autónomos tem levado a que surjam parcerias que muitos podem considerar pouco naturais e até entre áreas que não se esperavam.
Uma dessas parcerias foi agora reforçada, com a Uber a anunciar que vai comprar 24 mil carros à Volvo, para os equipar com a sua tecnologia e assim criar uma frota de carros autónomos.
Há já algum tempo que a Uber está a desenvolver aquele que será o seu veículo autónomo, destinado a prestar o serviço de transporte sem recorrer a qualquer motorista.
Os testes têm corrido de forma bastante satisfatória e, por isso, a empresa prepara já a chegada em força ao mercado. Para tal, contactou a Volvo e resolveu comprar, de uma só vez, 24 mil Volvo XC90 por perto de 70 mil euros, cada um, em Portugal e quase 46 mil dólares nos Estados Unidos.
A Volvo irá desenvolver de forma especial os modelos a entregar à Uber, preparando-os de forma básica para poderem ser, posteriormente, equipados com a tecnologia desenvolvida e que permitirá tornar estes veículos autónomos. Ao mesmo tempo a empresa sueca irá usar estas plataformas para dar início ao desenvolvimento dos seus automóveis autónomos.
Os primeiros carros estão programados para serem entregues já em 2019 e a sua produção continuará até 2021, altura em que a Uber espera ter toda a sua frota pronta a circular nas ruas dos EUA.
A Uber e a Volvo já têm estado juntas nesta área e têm uma parceria estratégica, com a empresa americana a ter alguns carros desta marca em testes há algum tempo. Para além da Volvo, a Uber tem também usado carros da Ford nos seus testes.
A estratégia da Uber parece contrastar com a concorrência de forma gritante. A Waymo limitou a compra de 600 carros à Fiat Chrysler e a Lyft deu luz verde a qualquer marca para o seu serviço. A confiança da Uber parece mostrar que acredita que em 2019 terá a capacidade de lançar no mercado todos estes carros e neles fazer assentar o seu serviço.
Ganhe um iPhone X