Ontem o dia terminou em grande para o Twitter. O seu primeiro dia na Bolsa não podia ter sido melhor, já que fechou a ganhar quase 73%.
Sem dúvida que, ao comparar com empresas como o Facebook ou LinkedIn, o Twitter foi o grande vencedor das redes sociais na Bolsa de Nova Iorque. Contudo, os analistas consideraram que o valor foi excessivo para uma empresa do género aumentando a sua responsabilidade perante os investidores.
O Twitter iniciou ontem uma nova etapa na sua história com a entrada na Bolsa de Nova Iorque e, ao invés de subirem ao palco para fazerem as honras, os fundadores e executivos da empresa, foram mais originais e fizeram twitts para inaugurar o dia.
No dia 6, a empresa vendeu em Oferta Pública Inicial (IPO) 70 milhões de acções a investidores, na sua maioria institucionais, a 26 dólares cada, o que fez com que entrassem em caixa 1,8 mil milhões de dólares. Segundo a Reuters, as ordens de compra das acções do Twitter, por parte dos investidores, superaram trinta vezes o número oferecido em IPO.
Os 26 dólares, a que foram colocadas no mercado, dispararam logo na primeira hora, chegando mesmo a atingir o máximo de 50,09 dólares. No final do dia, as acções da empresa ficaram a ganhar em 73%, a 44,94 dólares por acção.
O principal objectivo do Twitter em entrar no mercado bolsista prendeu-se com a necessidade de financiamento em investigação e crescimento. E os investidores parecem acreditar que isso é possível, caso contrário não se teria registado este aumento logo no primeiro dia.
Os analistas referem que este crescimento de 73% é já o sexto maior registado numa IPO dos Estados Unidos, com ganhos superiores a 500 milhões de dólares.
Ao serem feitas comparações entre o primeiro dia do Twitter e o primeiro dia das outras redes sociais na Bolsa de Nova Iorque (Facebook e LinkedIn), os analistas apontam este valor como excessivo e deixam o alerta para a possibilidade de “bolhas especulativas”, tal como já aconteceu no ano 2000 com as dotcom.