A Tesla é hoje um dos rostos responsáveis pelo crescimento do mercado dos carros elétricos e preocupação com o meio ambiente no mercado automóvel.
No entanto, a marca americana foi recentemente multada por excesso de poluição nos seus primeiros anos de atividade.
Quem acompanha o mercado automóvel, certamente tem verificado um forte crescimento nas vendas dos veículos elétricos. São cada vez mais as marcas que disponibilizam uma versão elétrica ou híbrida dos seus veículos, de forma a acompanhar a tendência do mercado.
Embora não seja a marca que mais automóveis elétricos vende, o nome da Tesla está fortemente ligado ao hype que se tem verificado para este tipo de veículos. Desde o lançamento dos seus primeiros modelos que a marca americana tem atraído muito a atenção para este tipo de veículos e muito tem contribuído na sua evolução.
No entanto, embora a Tesla represente uma imagem mais “verde”, com um foco no corte das emissões de gases, a verdade é que foi agora multada precisamente por esse problema. Esta multa não teve origem nos seus veículos, mas sim na poluição de uma das suas fábricas.
Tesla foi multada pela poluição, nos primeiros anos, da sua fábrica
Para produzir os seus veículos, a Tesla utiliza uma antiga fábrica automóvel localizada em Fremont, na Califórnia. Estas instalações foram utilizadas pela General Motors entre 1963 e 1982 como linha de montagem, tendo posteriormente pertencido até 2010 à New United Motor Manufactering Inc, uma joint-venture com a Toyota.
A Tesla adquiriu a fábrica em 2011, onde iniciou o fabrico dos seus veículos em 2012. Hoje, esta fábrica é utilizada para fabricar os Tesla Model S, X e 3.
Sendo uma fábrica antiga, a Tesla investiu mais de 3 mil milhões de euros na sua renovação de forma a cumprir todos os requisitos para a produção dos seus carros. No entanto, segundo a Tesla, algum do equipamento de tratamento de fumo não foi substituído, levando a um valor de emissões acima do legal.
Estas emissões excessivas, que ocorreram entre 2013 e 2016, foram registadas pelas autoridades californianas que aplicaram recentemente uma multa de 139 500 dólares (cerca de 112 967 euros).
Em declarações, a Tesla admitiu este problema e referiu que o seu sistema de controlo interno já tinha detetado esta anomalia, tendo levado à resolução do problema em 2016, passando a cumprir os limites legais a partir dessa data.
Para resolver esta questão, a Tesla pagou a multa que lhe foi imposta e instalou um sistema de painéis solares na Escola San Jose Boys and Girls Club como forma de compensar a poluição excessiva que emitiu, tal como acordou com a entidade competente.