Pplware

Surface: Receitas da Microsoft muito abaixo do esperado

A forma mais comum das grandes empresas tomarem o pulso ao sucesso dos seus produtos é tendo em conta o volume de vendas e o retorno que as mesmas vendas trazem.

A Microsoft apresentou agora os números do retorno da venda do seu tablet Surface e os números vêm dar razão a todos os que indicaram que este dispositivo iria ficar aquém das expectativas de vendas e dos lucros associados.

Segundo s informação pública que a Microsoft disponibilizou para a Securities and Exchange Commission (agência federal dos Estados Unidos que detêm a responsabilidade primária pela aplicação das leis de títulos federais e a regulação do sector de valores mobiliários e outros mercados de valores electrónicos nos Estados Unidos), a receita associada às vendas do Surface RT ficaram-se apenas nos 853 milhões de dólares.

Estes números revelados agora referem-se às vendas de tablets da Microsoft, não sendo feita distinção sobre o modelo em causa (RT ou Pro) e abrangem o período entre o mês Outubro, altura do lançamento do Surface, e o fim do terceiro trimestre deste ano.

Não foram também referidos os números de unidades vendidas e por isso não é possível fazer uma distinção sobre os valores de vendas de cada um dos dois modelos, o que permitiria também fazer uma estimativa mais precisa.

No entanto estes números ficam um pouco longe do que a Microsoft esperaria vender e são mais uma confirmação de que este projecto não teve o sucesso que se esperaria.

Os analistas especulam que devem ter sido vendidos até agora cerca de 1.5 milhões de unidades do Surface RT e 400 mil do Surface Pro.

A razão da baixa de preço que a Microsoft aplicou ao Surface está associada a números de produção demasiado elevados e que levaram a que os stocks não fossem escoados. O próprio CEO da Microsoft, Steve Ballmer admitiu que as vendas do Surface ficaram longo do esperado.

Em termos monetários, estes números de venda do Surface ficaram longo das expectativas da Microsoft para este tablet. A empresa estimava uma receita na ordem dos 900 milhões.

Os números apresentados para a venda do Surface representam cerca de 4,4% da receita gerada pela Divisão Windows.

Para que entendam ainda mais estes números e vejam a sua real expressão, a despesa de Marketing e Vendas da Microsoft para o Windows rondou os mil milhões de dólares, reflectindo um aumento de 898 milhões associados primariamente com o Windows 8 e com o Surface.

Em resumo, a Microsoft gastou mais dinheiro a publicitar o Windows 8 e o Surface que a receita gerada pelo Surface.

Espera-se para muito breve alterações de fundo no Surface com a chegada de novos modelos com novos processadores e com outras novidades.

Vai a Microsoft conseguir transformar o Surface num sucesso?

Exit mobile version