Suporte do Modo XP do Windows 7 também vai acabar com o XP
O Windows XP tem sido um sistema operativo que tem sido usado por milhões de utilizadores, das mais diferentes formas e nas diversas versões que foram criadas.
Mas com a chegada do Windows 7, e numa tentativa de começar a migração para este novo sistema operativo, a Microsoft criou o Modo XP, que permitia correr aplicações nativas do Windows XP, de forma integrada e transparente no 7.
Mas com o fim do suporte do Windows XP já no próximo dia 08 de Abril, também o Modo XP deixa de ser suportado e actualizado.
O Modo XP, um exclusivo do Windows 7 e que não foi transposto para o Windows 8, permite que executem aplicações exclusivas do Windows XP fora desse sistema operativo.
Recorre ao Windows Virtual PC pra correr uma versão virtualizara do Windows XP e pretendia ser uma forma rápida e eficiente dos utilizadores transitarem do XP para o 7, evitando todos os problemas que ocorreram a todos os que tentaram essa migração do XP para o Vista.
Foi uma forma da Microsoft garantir que a transição para o seu novo sistema operativo era feita de forma transparente e sem qualquer perda de funcionalidades ou de aplicações.
O Modo XP era uma máquina virtual do Windows XP e estava presente e disponível nas versões Professional, Enterprise e Ultimate do Windows 7.
Mas com o aproximar do fim da vida do Windows XP este modo de compatibilidade vai também sofrer com esta decisão da Microsoft. A partir do dia 08 de Abril, tal com o Windows XP, também o modo XP deixará de ter qualquer suporte e deixará de ver actualizações surgirem, para corrigir e resolver problemas descobertos.
Tal como no caso do Windows XP, a Microsoft recomenda que os utilizadores deixem de usar o Modo XP no Windows 7 e que, se possível, façam a actualização para o Windows 8.1.
Este modo de compatibilidade deixou de ser necessário o Windows 8, pois a Microsoft garantiu a compatibilidade entre este SO e qualquer software mais antigo.
No entanto a Microsoft alerta que este modo pode continuar a ser usado, com as devidas e necessárias precauções. O modo XP deve apenas ser usado quando o computador estiver desligado da Internet.
Este é mais um ponto onde o fim da vida do Windows XP irá ter impacto e que não está a ser contemplado. A actualização para um SO mais recente é necessária e urgente, pelo que deve começar a ser preparada e tratada de imediato.
Este artigo tem mais de um ano
E alguém estava à espera do contrário?
bem para quem quiser deverá também estar disponível dentro de pouco tempo no museu de software neste site:
http://winworldpc.com/library_m2.shtml
Acho que é a única forma de “forçar” os clientes com XP a atialiarem-se para sistemas mais recentes.
Continuo a adorar o meu XP.
Esse final do XP me assemelha ao final do MSN-Messenger… O Skype deixa muito a desejar comparado ao velho Messenger e o Facebook dominou os usuários insatisfeitos… Será a vez do Linux?