Pplware

Spartan, o novo browser da Microsoft correrá extensões Chrome

É já amanhã que se espera que a Microsoft apresenta as suas novidades relacionados com o Windows 10, em todas as suas possíveis vertentes e variantes.

Uma das novidades adicionais que se espera que venha a ser apresentada é um novo browser, de nome Spartan, que será uma versão muito ligeira do que é hoje o Internet Explorer.

Mas a poucas horas do evento surge agora a notícia de que o Spartan estará preparado para correr extensões do Chrome de forma directa.

Ainda se sabe muito pouco sobre o Spartan, mas tudo indica que este novo browser será direccionado para os utilizadores que pretendem um browser ligeiro, com um consumo mínimo de recursos e que siga as linhas de desenvolvimento da concorrência.

Será um browser que pretenderá fazer esquecer tudo o que de menos bom tem sido dado a usar pelo Internet Explorer, mudando por completo a forma como os utilizadores do Windows navegam na Internet.

As notícias anteriores davam conta da possibilidade de o Spartan vir a poder correr extensões, que se pensavam ter de ser desenvolvidas de raiz para este browser.

Mas a informação agora surgida dá conta de outra realidade. A Microsoft terá optado por permitir aos utilizadores do Spartan que corram as extensões que já existem para o Chrome.

Para sustentar esta novidade foi agora publicada uma prova que mostra o caminho da Microsoft. Está no Pastebin, por h0x0d, o ficheiro WrapMsBrowserExtensionPageAndBackground.js e que terá sido retirado de uma das builds do Windows 10.

Este será um dos ficheiros que tratará do processamento das extensões e quem o avaliou viu nele semelhanças muito grandes com o que a Google usa no seu browser, precisamente para o processamento de extensões.

A ser verdade este rumor, a utilização do Spartan será de imediato facilitada, não apenas para os utilizadores mas também para todos os que desenvolvem as próprias extensões.

Este não é um cenário novo pois a própria Opera já o faz, se bem que de forma ligeiramente diferente, fruto da utilização do Chromium como base para o seu browser próprio.

Esta é uma abordagem muito interessante por parte da Microsoft e que dará ao seu browser uma forma simples de ter quase de imediato um grande leque de extensões disponíveis. Com alterações mínimas vai ser possível a qualquer programador ter as suas extensões adaptadas ao Spartan.

Exit mobile version