A SpaceX é uma das várias empresas onde Elon Musk tem conseguido colocar o seu toque especial. Dedicada à exploração espacial, é uma das mais bem sucedidas nesta área.
Com todo este movimento positivo, não se esperava que a SpaceX fizesse o anúncio que apresentou. A empresa irá cortar na sua força laboral e dispensar 10% dos seus funcionários.
O foco da SpaceX tem sido a massificação dos seus foguetes. Com esta filosofia criou uma forma única de os reaproveitar uma oferta mais acessível para os transportes para o espaço.
A SpaceX vai reduzir os seus funcionários
Claro que trabalha ainda em algumas áreas únicas e que precisam de muita mão de obra. Estas equipas dedicam-se primeiramente à manutenção dos atuais equipamentos e ao desenvolvimento das novidades.
É por isso estranho o anúncio feito pela SpaceX de que vai dispensar 10% da sua força laboral, que se sabe ser superior a 6 mil funcionários.
As razões para a redução da força laboral
Segundo a SpaceX, esta decisão é a preparação para um alinhamento estratégico para se focar em áreas mais importantes para a empresa.
A colocação de carga em órbita está maturada, requer cada vez menos mão de obra e, desse modo, liberta espaço para outros projetos mais importantes.
Na calha está a rede de satélites Starlink, a preparação do Super Heavy e os primeiros testes com a Starship. Todos estes devem avançar muito em breve.
Existem problemas financeiros na empresa de Elon Musk?
Alguns analistas questionam o estado da saúde financeira da empresa de Elon Musk. Sendo uma empresa privada, as suas contas não são públicas. De qualquer modo, as informações que existem apontam para o oposto conforme as previsões.
A empresa parece apenas querer tornar-se mais ligeira e ter custos menores, para que assim possa conseguir competir. Quer ainda criar novos focos e aplicar ai as verbas poupadas.
Com áreas importantes a desenvolver, a SpaceX cria desta forma uma maneira de reduzir as suas despesas e poupar para poder reinvestir. Infelizmente esta vai ser feita à custa dos funcionários.