Há uns tempos para cá temos visto o mercado tecnológico centrado em torno de certos e determinados players, onde não está incluída a Sony… isso é estranho e nada normal! A Sony é conhecida por trazer para o mercado produtos com um certo toque de ingenuidade e de inovação principalmente no sector dedicado aos computadores pessoais. Além da Playstation nada mais temos visto da Sony mas isso não quer significar que estejam adormecidos.
Segundo informações avançadas no Sonyinsider a Sony irá lançar uma portátil híbrido. É apontado como “híbrido” pois é equipado por dois importantes componentes. O portátil em causa é super fino e traz incorporado uma recente tecnologia, usada pela Apple no MacBook PRO, o Thunderbolt.
Para ter uma ideia das especificações aqui presentes, trata-se de um laptop com Intel Wireless Display, processador i7, disco SSD, interface HDMI com suporte 3D, uma autonomia entre 8 a 16.5 horas e tudo isto com um peso de 1.13 KG.
O segundo componente que será único deste VAIO, quando ligado, trará:
- Um discreto GPU (AMD Whistler-XT com 1 GB VRAM)
- Drive Blu-ray disc (leitor/gravador)
- Saída de vídeo HDMI
- Saída de vídeo VGA
- Porta de rede RJ45
- Portas USB
- Peso a rondar os 680 grama
A forma como se acopla este componente externo faz lembrar um pouco uma drive de DVD externa, sendo apenas necessário ligá-lo à interface Thunderbolt e a uma fonte de energia.
Existem para já imagens do laptop, bastante bonito esteticamente, mas ainda não há qualquer informação de como será, esteticamente, o componente “suplementar”.
A outra aposta da Sony: VAIO with Chrome OS
A Sony quer aproveitar o timing de lançamento do Chrome OS para o incluir, em primeira mão, no seu novo VAIO com aparência de netbook. As suas características serão:
- Plataforma Nvidia Tegra 2 (250)
- Ecrã LCD de 11.6″ (1366×768)
- 1 GB de memória RAM
- 16 GB eMMC
- Wireless WAN
- Teclado Wide (18mm) semelhante ao teclado presente no laptop Google Chrome Cr-48
- Dimensões: 29.8 x 21.5 x 1.99 [mm]
- Peso: ~1KG
- Autonomia: 8 horas
Supõe-se que sejam disponibilizadas características como Bluetooth e GPS, mas apenas mais à frente, após o seu lançamento. Esperam-se também funcionalidades agradáveis inerentes ao Chrome OS como arranque bastante rápido e actualizações automáticas.
Ambos os lançamentos são esperados no próximo verão.
Parecem-lhe promissoras estas novas apostas da Sony?