O Windows Phone tem estado a dar passos firmes e largos para se tornar um dos sistemas operativos mais usados. Tem de lutar contra o iPhone e todos os equipamentos Android para se tornar a preferência dos utilizadores e isso tem estado a acontecer.
Se até agora era a Nokia a única marca de referência a lutar contra a concorrência, isso pode mudar com a chegada da Sony e com a apresentação de equipamentos da marca nipónica com este SO.
São cada vez mais forte os rumores que dão conta dos novos smartphones Sony com Windows Phone. Segundo o site TechRadar, a empresa nipónica pode avançar assim com uma alternativa à sua actual oferta com Android. A informação foi adiantada por Pierre Perron, chefe da Sony Mobile para a Europa, e dão conta da vontade da empresa em experimentar novas possibilidades e de deixar de ser um fabricante associado a apenas uma solução e um sistema operativo.
We don’t want to be a single OS manufacturer, I don’t think it’s a viable position in the long term.
We enjoy very much a good collaboration with Google, we’ve been working with them for a long time and have a level of maturity with that discussion, that’s good. But at the same time, Google has a relationship with direct competitors.
Para já ainda só existe a certeza de que a Sony estará a estudar o Windows Phone como uma alternativa, não havendo datas nem planos para o (eventual) lançamento deste equipamento.
O domínio da Nokia neste nicho de mercado, associado ao Windows Phone, tornam-no muito interessante e com muitas potencialidades de vendas.
Ao estar associado apenas ao Android, torna a Sony apenas como mais uma empresa a disponibilizar smartphones, não a destacando como fabricante de equipamentos com características únicas.
Mas não será apenas a Sony a preparar-se para percorrer este caminho de volta ao Windows Phone. Outras marcas como a ZTE e até a Huawei podem criar ou reforçar a sua oferta.
A verdade é que este interesse pode vir depois dos rumores da disponibilização por parte da Microsoft do Windows Phone de forma gratuita e sem custos para as marcas que criarem equipamentos baseados no seu SO.
Ao tomar esta posição a Microsoft vai conseguir atrair novas marcas e fazer com que as marcas passem a olhar para o Windows Phone de forma mais atractiva e como uma opção mais viável e interessante.
A verdade é que a chegada da Sony ao Windows Phone irá dar-lhe um novo interesse, quer aos utilizadores quer às marcas, o que levará a expandir-se ainda mais no mercado.