Já se passaram mais de 500 dias de guerra, e as incertezas sobre o futuro ainda são muitas. Milhares de vidas perdidas, dinheiro investido em armamento, impacto financeiro e social no mundo… são algumas consequências desta guerra. A Rússia parece estar enfraquecida… e os soldados russos até já criam “armas Frankenstein”.
De acordo com o canal elconfidencia, os soldados russos estão desesperados por armas e estão a criar as suas próprias “armas Frankenstein”, feitas de peças díspares e muitas vezes de equipamento obsoleto.
A perda de tanques russos, mais de 2.000 unidades até agora, excede a produção do país por um fator de 10 . Também a perda de artilharia pesada – quatro Howitzers russos (obuses) destruídos para cada unidade ucraniana – está a deixar um vazio que a Rússia que é difícil de preencher.
“Armas Frankenstein” – Há de tudo….
Os soldados russos parecem fazer de tudo para terem artilharia para se protegerem. No seguinte vídeo podemos ver antigos tratores blindados equipados com foguetes navais.
Russian MT-LB equipped with A-22 Ogon MRL system fires 140mm rockets. pic.twitter.com/d2iXGtCv6U
— Clash Report (@clashreport) July 10, 2023
Outro exemplo são os tanques T-54 equipados com artilharia.
Features of the use of the T-54, according to a participant from the RF Armed Forces -T-54B, south direction. A month ago, up to a company of such vehicles (T-54 and 55) was transferred to the howitzer division. They work as artillery, crews are 3 persons. pic.twitter.com/2dXxXQthsW
— Andrei_bt (@AndreiBtvt) May 11, 2023
Os Soldados russos também recorreram a táticas de terror, transformando os velhos veículos blindados em bombas rolantes chamadas VBIEDs (dispositivos explosivos improvisados transportados por veículos).
#Ukraine The Russian Army sent a T-54/55 VBIED filled with 6 tonnes of TNT at AFU lines near Marinka, Donetsk Oblast.
The attempt failed as the remotely-controlled bomb ran into a mine 100m from the front line, and was then hit by a Ukrainian RPG shot, causing a huge explosion. pic.twitter.com/sXXI57wV7v
— Cᴀʟɪʙʀᴇ Oʙsᴄᴜʀᴀ (@CalibreObscura) June 18, 2023
Outro “frankenstein” é o BTR-80 com módulos UB-32. Esses pods de helicóptero lançam foguetes S-5 ou S-8 não guiados.
Em resposta aos vários ataques de drones usados pelos ucranianos, os russos implantaram defesas aéreas bizarras e muitas vezes ineficazes, como o MT-LB-2M-3S , um nome que é composto de MT-LBs – veículos blindados de transporte de pessoal – e torres . 2M-3S armas navais , armas de oito décadas retiradas de navios de guerra.
E haverá certamente muito mais artilharia “frankenstein” produzida tanto pela Rússia como pelos próprios soldados ucranianos. Como referido, mais de 500 dias já se passaram, e não há sinais que algo possa mudar em breve.