Face à atual situação epidemiológica, o SNS24 passou a ter prescrição automática para teste à COVID-19 em caso de autoteste positivo. Infelizmente a linha tem estado bastante congestionada.
Os números mais recentes COVID-19 no nosso país revelam que o não uso da máscara fez aumentar o número de casos. Além disso, nota-se também uma subida no que diz respeito ao número de mortos.
SNS24 está novamente com constrangimentos
A ministra da Saúde revelou que quem tiver um autoteste positivo para o vírus SARS-CoV-2 e ligar para a linha Saúde 24 terá acesso a uma prescrição automática para teste rápido de antigénio.
A governante considerou que esta opção é adequada à atual situação epidemiológica e garante o atendimento e encaminhamento automático para o acesso à prescrição “sem os constrangimentos de espera”.
Segundo a CNN, há vários relatos, sobretudo nas redes sociais, por parte de utentes, mas os médicos também já começaram a fazer os seus alertas. Os hospitais e unidades de saúde familiar estão a receber mais pacientes com COVID-19 do que o esperado, muito por causa do fim dos testes gratuitos nas farmácias e daquilo que dizem ser uma referenciação feita “indevidamente” por parte da linha SNS24, que começa a acusar pressão face ao elevado número de novos casos diários – e cuja média diária está nos 14 mil, mas pode rapidamente alcançar os 30 mil.
Desde janeiro até 10 de maio, foram atendidas mais de 5,8 milhões chamadas pela linha SNS 24, 474 mil das quais a partir de 22 de abril, dia em que a máscara deixou de ser obrigatória na generalidade dos espaços fechados e que, dizem os especialistas, tem contribuído para o aumento do número de infeções.