No decorrer desta semana divulgámos o resultado de um estudo da IDC que dava conta de uma quebra de mais de 50% da procura por smartwatches no terceiro trimestre deste ano, face ao período homólogo do ano anterior.
Perante este estudo, quisemos perceber se os portugueses continuam a procurar smartwatches e quais as marcas que mais os cativam.
Para termos uma melhor percepção daquilo que os portugueses procuram no mundo dos smartwatches, pedimos ao comparador de preços KuantoKusta que nos ajudasse nessa tarefa. Há que ter em consideração que esta análise não reflecte a compra efectiva dos produtos, mas sim a procura feita pelos portugueses através do comparador de preços, revelando um panorama geral daquilo que serão os gostos no mercado nacional.
Através do comparador de preços não foi detectada uma quebra na procura por estes gadgets, comparando o terceiro trimestre de 2015 com o mesmo período de 2016, o que se registou foi uma alteração nas preferências, muito motivada pelos lançamentos das próprias marcas.
No terceiro trimestre de 2015, a Sony foi uma das mais procuradas no mundo dos smartwatches acarretando 4,1% de toda a procura de smartwatches, de entre dezenas de marcas disponíveis no KuantoKusta. Logo a seguir encontrava-se a Alcatel com 2,91%. Com tantos produtos disponíveis no mercado, a Samsung, na altura, apenas surgia em 5º lugar com 1,3%.
No terceiro trimestre deste ano houve uma clara alteração da procura, a Samsung sobe ao primeiro lugar com 3,67% e logo a seguir a Huawei com 2,1%. De notar que a Apple surge em terceiro lugar lado a lado com a Sony.
Tal como já foi referido, este estudo apenas reflecte a procura feita através do comparador de preços e não as compras efectivas.