Sem dúvida que a Samsung esta semana anda nas bocas do mundo mas infelizmente pelas piores razões: primeiro é recomendada precaução com conversas sensíveis diante das suas TVs inteligentes com o risco de estarem a serem escutadas, agora marca sul-coreana assumiu que as suas SmartTVs estão a colocar publicidade indevida no meio de conteúdos dos próprios utilizadores.
Começam a aparecer os primeiros relatos de utilizadores de SmartTVs Samsung que denunciam uma inserção de anúncios a cada 20 ou 30 minutos em filmes e séries que estejam a ser visualizados quer estejam guardados localmente quer através de streaming.
Estas queixas começam a ganhar peso especialmente por utilizadores que fazem uso de aplicações de leitura de vídeo como o Plex ou o Foxtel, com o aparecimento de anúncios estilo pop-up na própria TV – anúncios da Pepsi e da Apple.
Destaque para várias denúncias que inicialmente a Samsung desvalorizou, justificando-se como sendo um tipo de anúncio que era suposto aparecer apenas em opt-in e que no momento estaria a trabalhar com a Yahoo para melhorar o sistema – ainda nesta fase, a mesma Samsung indicava uma forma de poder rejeitar estes mesmos anúncios.
Para já as justificações da marca apontam para o “resultado de um erro que ocorreu como parte de uma recente actualização de software que não foi destinada para o mercado” estando agora o problema, segundo a marca, resolvido.
Este episódio pode ser bem o retrato daquilo que nos espera no futuro com a crescente proliferação das SmartTVs: perda de anonimato total e descontrolo e monitorização alheia na visualizações de conteúdos? E os nossos leitores pensam em adquirir uma SmartTV?