A Microsoft está a ultimar o lançamento da versão de testes do Windows 10 dedicado aos dispositivos móveis. Ainda existem muitas dúvidas sobre quais os smartphones que vão poder testar esta versão e a têm sido disponibilizadas informações de forma gradual.
Das muitas dúvidas que existem por parte dos utilizadores a mais falada é se esta versão poderá ser testada em dispositivos com apenas 512MB de RAM. E a Microsoft já veio confirmar que sim!
O interesse no que a Microsoft vai apresentar com a versão móvel do Windows 10 é grande e muitos utilizadores querem ter acesso a esta versão de testes assim que ela surgir.
Os requisitos mínimos para poder ser instalada e testada ainda não estão públicos e a maioria dos utilizadores tem dúvidas se poderá instalar o Windows 10 nos seus dispositivos.
Seria lógico e mais simples a Microsoft eliminar o suporte para as versões com hardware menos capaz. Desta forma conseguiria minimizar o impacto que possa surgir de experiências de utilização em dispositivos mais fracos e eliminar potências problemas.
Mas a Microsoft parece não querer seguir esse caminho e anunciou que alguns equipamentos com 512MB de RAM vão poder ter acesso directo à primeira versão de testes no dia em que for lançada.
@Qushery @NicholasHayman Hmmm. Do I cave? Don't think you can squeeze anything ELSE out of me:-) Yes, we'll have 512MB devices for 1st prvw.
— Gabriel Aul (@GabeAul) 5 fevereiro 2015
Para além desta informação pontual que tem lançado a Microsoft tem mantido em completo segredo toda a informação sobre as novidades do Windows 10 para dispositivos móveis.
Depois de ter sido anunciado que esta versão não iria chegar a todos os dispositivos que actualmente correm o Windows Phone, é agora a hora de se saber que mesmo os dispositivos mais limitados a nível de hardware vão ter acesso à Preview do Windows 10.
Esta é uma excelente notícia para quem tem estes dispositivos e que julgava estar arredado da possibilidade de ter acesso a esta nova versão do Windows.
Está cada vez mais perto a hora de chegar à mão de todos esta versão e assim poderem testar o que a Microsoft entende ser o caminho que o Windows vai tomar, integrando-se ainda mais com a versão desktop e sendo uma experiência de utilização transversal e única.
As imagens não oficiais já começaram a sair e mostram um Windows com uma cara lavada e preparado para uma utilização ainda mais intuitiva.
Não existe uma data definida para este lançamento, mas a certeza de que está para chegar dentro de dias é grande!