Pplware

SIRESP: Afinal a culpa não foi da Portugal Telecom…

Já se passaram mais de dois meses deste a tragédia de Pedrógão Grande, e o “jogo” para descobrir o culpado do colapso da rede SIRESP continua. António Costa apontou, há cerca de duas semanas, o dedo à PT/Altice mas só hoje houve uma resposta por parte da empresa de telecomunicações.

Segundo Alexandre Fonseca da PT/Altice, a empresa cumpriu “inequivocamente” todos os níveis de serviço contratados pela SIRESP.


Não está fácil descobrir de quem foi a culpa pelo colapso da rede SIRESP na tragédia de Pedrógão Grande. Hoje, o chefe do gabinete tecnológico da PT/Altice, Alexandre Fonseca, rejeitou as críticas do atual Primeiro-Ministro, referindo que a empresa de telecomunicações cumpriu “inequivocamente” os níveis de serviço contratados com o SIRESP.

António Costa diz que é necessário enterrar os cabos. PT/Altice tem dúvidas

António Costa afirmou ser “inadmissível que as redes de comunicações junto às estradas nacionais, que já têm calhas técnicas, não estejam enterradas e continuem com os cabos aéreos…”. Em resposta, a PT/Altice diz saber que arderam 500 km de cabos aéreos na zona de Pedrógão Grande, mas tem dúvidas relativamente à eficácia de enterrar os cabos de comunicações”.

Alexandre Fonseca diz que a PT tem 70 mil quilómetros espalhados pelo país, mas o canal técnico rodoviário apenas tem capacidade para 300 Km.

A infraestrutura existente não está ainda preparada para a capilaridade da nossa rede e também tem algumas vulnerabilidades de integridade, detetadas perante cenários de fogo e de altas temperaturas.

Alexandre Fonseca revelou ainda que a PT mobilizou 200 pessoas e 100 viaturas para o terreno.

Autoridade Nacional de Proteção Civil diz que vai analisar…

Após as declarações de Alexandre Fonseca da PT/Altice, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) diz que vai avaliar se, efetivamente, houve utilização incorreta da rede de comunicações SIRESP.

Patrícia Gaspar, adjunta de operações da ANPC, referiu que se irá avaliar a forma como foi utilizada a rede de comunicações SIRESP, uma vez que a empresa de telecomunicações PT/Altice revelou estar convicta de que cumpriu e superou “inequivocamente” todos os níveis de serviço contratados.

A procura pelo “culpado” pelo colapso da rede de telecomunicações SIRESP continua, e parece que agora tudo volta à “estaca zero”.

A rede SIRESP está dimensionada para suportar até 53500 utilizadores e é constituída por 7 comutadores, 550 Estações Base, 52 salas de despacho e 2 Estações Móveis. No entanto, de acordo com as informações, esta rede tem falhado várias vezes.

Afinal, quem será o culpado pelo colapso da rede de telecomunicações SIRESP em Pedrógão Grande?
Exit mobile version