Por Hugo Sousa para o PPLWARE.COM Depois de termos introduzido o tema e este ter sido muito apreciado, vamos dissecar um pouco, ao de leve, as funcionalidades da Cloud. Vamos, de forma simplificada, falar das terminologias, aplicacionalidade das mesmas e alguns dos riscos envolvidos.
Como Funciona:
Esta tecnologia divide-se em duas secções importantes, o front-end e o back-end que se conectam através da internet. A secção de front-end está posicionada do lado do utilizador enquanto o back-end é a nuvem deste sistema.
O front-end inclui o computador do cliente ou conjunto de computadores e aplicação para aceder à nuvem, a nuvem é criada por vários computadores, servidores e sistemas de armazenamento de informação. Estes sistemas podem incluir qualquer aplicação a partir de processamento de vídeo jogos, onde cada aplicação tem um servidor dedicado.
Para controlar o sistema, monitorizar o tráfego e a existência de determinado cliente temos um servidor central que administra o sistema. Para controlar a comunicação entre computadores temos um conjunto de protocolos, usando a aplicação middleware (ou mediadora).
Por questões de segurança (sustentabilidade contínua de serviço) são efectuados backups das informações do cliente e estes serão guardados num servidor central, denominando-se este processo de redundância.
Vantagens:
A razão para esta tecnologia ter este grande destaque e crescimento são as suas vantagens:
- Utilização de aplicações sem necessidade de instalação;
- Não interessa Sistema Operativo ou Hardware utilizado;
- A actualização das aplicações é feita automaticamente;
- O trabalho corporativo e a partilha de ficheiros tornam-se mais fácil;
- Acesso em qualquer parte, desde que haja acesso à internet;
- Controlo de gastos no uso de aplicações, isto é, se a aplicação for paga o utilizador só paga o tempo que usa, não sendo necessário a compra da licença integral;
- Infra-estruturas gastam menos energia, necessitam menos refrigeração e ocupam menos espaço físico;
- Redução do tempo de realização de tarefas.
Riscos:
Como qualquer tecnologia crescente, esta tem riscos:
- Perda de controlo dos nossos próprios dados;
- Cliente é responsável pela segurança e integridade dos seus dados;
- Desconhecimento de onde os nossos dados são armazenados;
- Dados juntos com dados de outros utilizadores;
- Investigação de actividades ilegais são dificilmente detectadas.
A curva de eficiência da cloud é ainda desconhecida na sua plenitude, serão os riscos à segurança responsáveis pela perda de eficiência?
Qualquer sugestão que queiram dar, estejam à vontade.
Artigos relacionados: