A moeda virtual bitcoin já chegou a valer 19 mil dólares, mas desde o final do ano passado o cenário tem mudado bastante. Em janeiro de 2018 a moeda ainda conseguiu subir para os 16.500 dólares mas depois disso os valores nunca mais atingiram tais valores.
Ao analisar a flutuação das últimas semanas, a situação parecia estável e a famosa volatilidade associada às criptomoedas estava a dar tréguas. Ora, tal situação inverteu-se e nos últimos dias a bitcoin tem perdido bastante valor, podendo esta queda estar longe de terminar!
A bitcoin, esta terça-feira, foi negociada por valores bem mais baixos que o habitual. No limite máximo da desvalorização, a bitcoin bateu a marca dos $4.272,11 USD, segundo dados do coinmarketcap. Em termos de comparação, não eram atingidos valores tão baixos há mais de um ano, nos idos de outubro de 2017.
Esta pressão e desvalorização tem sido geral a praticamente todas as criptomoedas e tokens, tendo o fenómeno começado já no dia 14 de novembro. Desde então, a divisa digital mais famosa perdeu cerca de um terço do seu valor, mais de 30% e o panorama é alargado para quase todas as outras criptomoedas.
No passado dia 14 de novembro, antes das quedas abruptas que se têm registado, a bitcoin era negociada a cerca de $6350,00 USD.
O futuro incerto das criptomoedas, nomeadamente derivado do hard fork da Bitcoin ocorrido em agosto de 2017, levou à quebra de confiança registada que se tornou num efeito bola de neve.
Para além disso, o anúncio de que Bakkt – da Intercontinental Exchange – viu adiada a sua disponibilização de trading de bitcoin, que causou mais estragos no valor da divisa. Este era um dos momentos mais esperados para os acompanhantes do setor que foi assim adiado para 24 de janeiro de 2019.